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II Encontro de Arqueologia em Brasília

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Apresentação em tema: "II Encontro de Arqueologia em Brasília"— Transcrição da apresentação:

1 II Encontro de Arqueologia em Brasília
Mesa: Arqueologia e políticas públicas de cultura – construindo pontes

2 | Economia Criativa: conceito
Ciclos de criação, produção, distribuição ou circulação, consumo e fruição de bens e serviços oriundos dos setores criativos, cujas atividades produtivas têm como processo principal um ato criativo gerador de um produto (bem ou serviço) cuja dimensão simbólica é determinante do seu valor, resultando em produção de riqueza cultural, econômica e social. | Economia Criativa Brasileira: | Princípios Diversidade Cultural Sustenta- bilidade Inclusão Social Inovação Economia Criativa Brasileira

3 | Setores Criativos: nucleares
Atividades Culturais Nucleares Artes de Espetáculo Teatro Dança Circo Música Ópera Musicais Patrimônio Cultural e Natural Museus Sítioshistóricos e arqueológicos Paisagens culturais Patrimônio natural Culturas tradicionais populares Culturas afro-brasileiras Culturas indígenas Artesanato Gastronomia Feiras, Festas e celebrações Artes Visuais Desenho Pintura Gravura (3D trabalhos em 3 dimensões) Escultura, Instalação, objeto, etc. Fotografia e filme (feitos por artistas), Vídeo Arte, Arte Sonora (som / espaço) Intervenções em espaços institucionais, urbanos ou naturais Performances

4 | Setores Criativos: indústrias culturais e criações funcionais
Literatura e Mídias Impressas Livros Periódicos (Jornais e revistas) Cordel Histórias em quadrinhos Partituras Outras publicações Audiovisual e Mídias Interativas Cinema e vídeo TV e rádio Animação Jogos eletrônicos Conteúdos digitais criativos (internet) Música e Mídias Interativas Criações Funcionais Produção cultural Moda Design gráfico Design de objetos Arquitetura

5 PIB Criativo (R$ Bilhões) Participação no PIB (%)
| Economia Criativa: alguns dados PIB do núcleo criativo e participação no PIB, países selecionados País PIB Criativo (R$ Bilhões) Participação no PIB (%) Estados Unidos 1011 3,3 Reino Unido 286 5,8 França 191 3,4 Alemanha 181 2,5 Brasil* 110 2,7 Itália 102 2,3 Espanha 70 Holanda 46 Noruega 32 3,2 Bélgica 27 2,6 Suécia 26 2,4 Dinamarca 21 3,1 Austria 15 1,8 Grécia 6 1 Fonte: FIRJAN; UNCTAD com base nos dados do PIB (2011) do Banco Mundial

6 | Economia Criativa: alguns dados
Número de empregados do núcleo criativo no Brasil, por segmento 2011 – Total e participação (%) Segmentos Empregados Participação (%) Arquitetura& Engenharia 28,4 Publicidade 14,4 Design 12,7 Software, computação & Telecom 97.241 12,0 Mercado Editorial 49.661 6,1 Moda 44.062 5,4 Pesquisa e Desenvolvimento 37.251 4,6 Artes 32.930 4,1 Televisão e Rádio 26.004 3,2 Biotecnologia 23.273 2,9 Filme & Vídeo 20.693 2,6 Música 11.878 1,5 Artes Cênicas 9.853 1,2 Expressões Culturais 6.813 0,8 Total 100,0% Fonte: FIRJAN; UNCTAD com base nos dados do PIB (2011) do Banco Mundial O Núcleo criativo possui 810 mil profissionais, 1,7% do total de trabalhadores brasileiros

7 10 profissões mais numerosas do núcleo criativo
| Economia Criativa: alguns dados 10 profissões mais numerosas do núcleo criativo Profissão Segmento Empregados Arquitetos& Engenheiros Arquitetura& Engenharia Programador de sistemas de informação Software, computação & Telecom 50.440 Analista de negócios Publicidade 45.324 Analista de pesquisa de mercado 25.141 Gerente de Marketing 20.382 Designer gráfico Design 17.806 Biólogo Biotecnologia 15.182 Agente publicitário 14.032 Gerente de P&D Pesquisa e Desenvolvimento 13.414 Designer de calçados sob medida Moda 13.068 Fonte: FIRJAN; UNCTAD com base nos dados do PIB (2011) do Banco Mundial

8 Remuneração Média (R$)
| Economia Criativa: alguns dados Remuneração média do núcleo criativo no Brasil, por segmento – 2011 (R$) Segmentos Remuneração Média (R$) Pesquisa e Desenvolvimento 8.885 Arquitetura& Engenharia 7.518 Software, computação & Telecom 4.536 Publicidade 4.462 Biotecnologia 4.258 Mercado Editorial 3.324 Artes Cênicas 2.767 Design 2.363 Artes 2.195 Televisão e Rádio 2.015 Música 1.944 Filme & Vídeo 1.661 Moda 1.193 Expressões Culturais 939 Total 4.693

9 Participação do Núcleo Criativo no Mercado de Trabalho Nacional: 1,7%
| Economia Criativa: alguns dados Participação dos empregados criativos no total de empregados do estado – 2011 (R$) 311 mil trabalhadores 96 mil trabalhadores Participação do Núcleo Criativo no Mercado de Trabalho Nacional: 1,7%

10 Remuneração Média do Núcleo Criativo Brasileiro: R$ 4.693
| Economia Criativa: alguns dados Remuneração Média Mensal dos profissionais criativos, por estado – 2011 Remuneração Média do Núcleo Criativo Brasileiro: R$ 4.693

11 No setor de audiovisual, a ampliação dos investimentos reflete-se no volume de filmes: de 5 por ano, na década de 1990, saltou para 100 em O setor do audiovisual figura como a sétima área criativa do país, com 3,6%dos trabalhadores e 5,2% das empresas. (Fonte: FIRJAN, 2010)

12 Na última década, o setor de software cresceu 20% ao ano
Na última década, o setor de software cresceu 20% ao ano. Hoje, movimenta US$ 18 bilhões. Seus principais polos estão no Rio de Janeiro, São Paulo, Recife, Belo Horizonte e Florianópolis. São 9 milas companhias de tecnologia, a maioria de micro ou pequeno portes. Do total, só 2 milcriam programas. (Fonte: IDC) O setor de software é a quarta maior indústria criativa do Brasil, com 5% da mão de obra e das empresas. Sua participação dobra em massa salarial porque o setor é um dos que têm melhor remuneração. A renda mensal é 83% maiorque a média nacional. (Fonte: FIRJAN, 2010)

13 No Pará, o estilo musical Tecnobrega criou uma nova indústria cultural que movimenta R$ 120 milhõespor ano e emprega 7 mil pessoas só em Belém.

14 Mercado Editorial Movimentação da compra de livros e publicações: R$ 8,23 bilhões Crescimento: 14,5% Consumo por classe social: • Classe A - 20,7% • Classes D e E - 3,7% • Classe C - 23,7% Dados de 2011 Movimentação do setor: R$ 6,2 bilhões Crescimento do número de livros editados: 6% E-books: 9% dos lançamentos

15 O design e a reputação de marcas e estilistas fazem com que 1 kg de algodão, exportado a US$ 2,80, dispare para US$ 250na forma de um biquíni de grife. No Brasil, isso faz da moda a segunda maior indústria criativa, atrás somente da arquitetura, com 30% dos profissionais e empresas.

16 A Associação Brasileira de Empresas de Design (Abedesign) estima que existam 2 mil escritórios de design no país, que empregam pelo menos 20 mil pessoas e movimentam R$ 500 milhões ao ano. Por seu potencial interdisciplinar – presente na moda, na arquitetura e até nos softwares –, o design é visto como a atividade criativa mais versátil. No Brasil, a atividade de design é a terceira mais importante da economia criativa, tanto em número de trabalhadores como de empresas. A renda dos seus profissionais está 30% acima da médiados demais setores criativos brasileiros. (Fonte: FIRJAN, 2010)

17 Até 2016, serão investidos R$ 14,5 bilhões nas 12 cidades-sede da Copa em infraestrutura. Como a arquitetura corresponde, em média, a 5%do valor de uma construção, cerca de R$ 725 milhões devem ser injetados na área. (Fonte: Ernst&Young, 2010)

18 | Secretaria da Economia Criativa: Estrutura

19 | Secretaria da Economia Criativa: Projetos Estruturantes
Fomento a empreendimentos criativos: Criativa Birô Escritórios públicos instalados nas unidades federativas do país voltados para o atendimento e suporte técnico a profissionais criativos, por meio da oferta de informação, de serviços de consultoria e assessoria técnica nas áreas de gestão e de capacitação profissional. Publico Alvo: artistas, produtores e técnicos que atuam como profissionais autônomos, microempreendedores individuais (MEI); pontos de cultura, coletivos, micro e pequenas empresas, cooperativas e ONGs. Parceiros: Governos estaduais, SEBRAE, SENAI, SESI, SENAC, SESC, SINE, universidades públicas e privadas, pontos de cultura e demais organizações da sociedade civil. Meta: 13 criativas birôs instalados (conveniados com recursos de 2011 e 2012 no valor total de R$ ,00).

20 | Secretaria da Economia Criativa: Projetos Estruturantes
Fomento a empreendimentos criativos: Criativa Birô – Linhas de Atuação

21  | Secretaria da Economia Criativa: Projetos Estruturantes
Fomento a empreendimentos criativos: Criativa Birô Unidades da Federação contempladas com Criativas Birôs

22 | Secretaria da Economia Criativa: Projetos Estruturantes
Fomento a empreendimentos criativos Incubadoras de empreendimentos criativos Edital de apoio financeiro destinado à modernização e fortalecimento de incubadoras de empreendimentos criativos. O edital será voltado para instituições de ensino superior, públicas e privadas, que tenham interesse e expertise na implantação, ampliação e modernização de incubadoras que ofereçam consultoria, assessoria e capacitação em gestão e desenvolvimento de empreendimentos criativos. Objetivos: Apoio a modernização e fortalecimento de incubadoras para empreendimentos criativos junto a Universidades públicas e privadas. Parceiros: ANPROTEC - Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores

23 | Secretaria da Economia Criativa: Projetos Estruturantes
Fomento a empreendimentos criativos Oferta de Crédito e Microcrédito Programa Crescer Microcrédito – Caixa Econômica Federal: Inclusão dos artesãos como beneficiários do Programa Crescer (crédito com recursos do Fundo de Apoio ao Trabalhador – FAT); Credenciamento de artesãos moveleiros no cadastro de fornecedores do Programa Minha Casa, Minha Vida.

24 | Secretaria da Economia Criativa: Projetos Estruturantes
Formação para profissionais criativos Gestão de projetos e empreendimentos criativos Curso em formato EAD com carga horária prevista de 200 h/a, organizado em módulos básicos e avançados, com conhecimentos e técnicas voltados para o desenvolvimento de competências na área de gestão. Parceiro: Secretaria de Fomento e Incentivo à Cultura – SEFIC Formação Livre para Economia Criativa Edital de fomento à formação dirigido a instituições de ensino superior, públicas e privadas, para o desenvolvimento e oferta de cursos livres com conteúdos multidisciplinares voltados para a temática do empreendedorismo, gestão de empreendimentos criativos e áreas técnicas especificas das cadeias produtivas dos setores criativos, alinhadas com vocações regionais.

25 | Secretaria da Economia Criativa: Projetos Estruturantes
Estudos e pesquisas Observatórios Estaduais de Economia Criativa – OBECES Instância responsável pela produção e difusão de pesquisas, dados e informações sobre a economia criativa brasileira em âmbito estadual. Implantação dos Observatórios Estaduais de Economia Criativa (OBECES) Meta: 05 Observatórios Estaduais (OBECES) instalados, um em cada região do país. Rede de Informações e Monitoramento da Economia Criativa Brasileira – RIMEC A RIMEC é uma rede estruturante de informações e monitoramento da economia criativa brasileira, liderada pelo OBEC, que integra as redes de informações lideradas pelos OBECES nos estados, permitindo o acesso a dados e informações sobre os setores criativos. • Ações a serem implementadas: - Rede de pesquisadores em economia Criativa (1º semestre 2013); Primeiras pesquisas da Conta-satélite da Cultura: a) “Sistema de Informações e Indicadores Culturais” b) Pesquisa mensal de empregos na área da cultura lançamento: agosto/2013

26 | Secretaria da Economia Criativa: Projetos Estruturantes
Estudos e pesquisas Colóquios Celso Furtado: Cultura e Desenvolvimento Série de debates regionais sobre Cultura e Desenvolvimento, com objetivo de refletir sobre a cultura como eixo estratégico de desenvolvimento do país. • Meta | Edições 2013 III Colóquio – 21/03/2013 – Região Sul – Curitiba. Tema: Inovação, Tecnologia, Cultura e Desenvolvimento IV Colóquio – 23/05/2013 – Região Norte – Belém. Tema: Cultura, Desenvolvimento e Sustentabilidade V Colóquio – 21/08/2013 – Região Sudeste – Belo Horizonte. Tema: Gestão Cultural e Políticas Públicas.  Lançamento dos Anais dos Colóquios: Novembro 2013 • Parceiros: Instituto Itaú Cultural e Centro Internacional Celso Furtado..

27 | Secretaria da Economia Criativa: Projetos Estruturantes
Territórios Criativos Concessão de chancela a territórios criativos; Implementação da Rede Brasileira de Territórios Criativos; Promoção turística dos territórios criativos nas ações mercadológicas da Embratur; Catálogo de festas e celebrações dos Territórios Criativos. Meta: 27 territórios chancelados Parceiros: MTur /Embratur

28 | Secretaria da Economia Criativa: Projetos Estruturantes
Territórios Criativos Arranjos Produtivos Locais – APLs Criativos Elaboração de Planos de Desenvolvimento Produtivo – PDPs Meta: 27 APLs Criativos atendidos, sendo um em cada estado da federação (agosto a novembro). Parceiros: Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, SEBRAE, Núcleo Estadual de Apoio aos APLs, instituições de apoio com atuação no território do APL escolhido.

29 | Secretaria da Economia Criativa: Projetos Estruturantes
Marcos Legais Proposição de um pacote de marcos legais e infralegais para os setores criativos brasileiros: desoneração das folhas de pagamento dos setores criativos; desoneração dos tributos federais incidentes sobre as atividades de produção cultural e de eventos; ampliação do Super Simples. Regulamentação de profissões e inclusão de categorias profissionais criativas na Classificação Brasileira de Ocupações (CBO) – Artes visuais, artesanato, dança, design, patrimônio e música.

30 Brasil Criativo SEC Brasil Criativo SEC Diretoria de Empreendedorismo, Gestão e Inovação | Equipe


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