A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

SUBSECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO DO SISTEMA DE SAÚDE

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "SUBSECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO DO SISTEMA DE SAÚDE"— Transcrição da apresentação:

1 Oficina sobre Reestruturação e Contratualização dos Hospitais Filantrópicos no SUS 2ª parte
SUBSECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO DO SISTEMA DE SAÚDE SUPERINTENDÊNCIA DE ACOMPANHAMENTO E CONTROLE MARÇO DE 2007

2 PLANO OPERATIVO ANUAL O que é?
O POA é um anexo integrante do Contrato que contém: as características gerais dos serviços e atividades desenvolvidas pelo hospital os compromissos assistenciais com as respectivas metas quantitativas as metas qualitativas gerenciais ou assistenciais.

3 ELABORAÇÃO DO POA

4 ELABORAÇÃO DO POA INTRODUÇÃO
Breve histórico do Hospital e seu papel no SUS, perfil assistencial, tipos de atendimento, serviços existentes, consultas de especialidades, SADT e internações que realiza, com graus de complexidade. Informar se é referência para a demanda do município ou para outros, o tipo de atendimento (SUS, convênios, particulares), a inserção no sistema de saúde local, se a demanda é regulada ou espontâneas, e como funciona o atendimento às urgências e ¨pronto-atendimento.. Descrever a infra-estrutura, especificando Leitos por Especialidade, Serviços Especializados, Comissões em funcionamento, Serviços de Apoio e os Equipamentos Especializados. Utilizar informações do CNES - Tipo de Unidade, a Esfera Administrativa, a existência de Atividades de Ensino e Pesquisa, o Tipo de Gestão, o Atendimento Prestado, o Fluxo da Clientela, o Nível de Hierarquia e os Turnos de Atendimento. Identificar os principais problemas do Hospital e seu papel no SUS – local e/ou regional, como a relação à referência e contra-referência, humanização do atendimento, processo de avaliação para a melhoria dos cuidados em saúde, etc.

5 CARACTERIZAÇÃO DO PROCESSO DE TRABALHO DA UNIDADE
ELABORAÇÃO DO POA CARACTERIZAÇÃO DO PROCESSO DE TRABALHO DA UNIDADE ROTEIRO PARA CARACTERIZAÇÃO DA UNIDADE - fundamentado no documento “Prontuário Gerencial” de MS/SAS/Departamento de Gestão Hospitalar no Estado do Rio de Janeiro.

6 METAS FÍSICAS – ATENÇÃO A SAÚDE
ELABORAÇÃO DO POA METAS FÍSICAS – ATENÇÃO A SAÚDE Exemplos 3.1 Atenção Hospitalar

7 METAS FÍSICAS – ATENÇÃO A SAÚDE
ELABORAÇÃO DO POA METAS FÍSICAS – ATENÇÃO A SAÚDE Exemplos 3.2 Atenção Ambulatorial

8 METAS FÍSICAS – ATENÇÃO A SAÚDE
ELABORAÇÃO DO POA METAS FÍSICAS – ATENÇÃO A SAÚDE Exemplos 3.3 Urgência e Emergência

9 METAS FÍSICAS – ATENÇÃO A SAÚDE
ELABORAÇÃO DO POA METAS FÍSICAS – ATENÇÃO A SAÚDE Exemplos 3.4 Serviços de Apoio Diagnóstico e Terapêutico

10 PARTE INTEGRANTE DO POA
ELABORAÇÃO DO POA METAS QUALITATIVAS Ações + Indicadores monitoramento e avaliação das metas e atividades definidas 10% do percentual da parte fixa do repasse financeiro ANEXO = Indicadores de Qualidade PARTE INTEGRANTE DO POA

11 ELABORAÇÃO DO POA AVALIAÇÃO DAS METAS 5.1 – Metas Físicas
O repasse de 90 % dos duodécimos do valor pré-fixado está vinculado ao cumprimento das metas físicas

12 ELABORAÇÃO DO POA AVALIAÇÃO DAS METAS 5.1 – Metas Físicas
Se não for atingido 70% das metas pactuadas, por 3 (três) meses consecutivos ou 5 (cinco) meses alternados, volta a receber por faturamento de procedimentos realizados para o SUS por um período máximo de 2 (dois) meses, período definido - limite - para a apresentação de um novo POA junto ao MS. A unidade será desligada do Programa se não for pactuado um novo plano no período previsto ou se não cumprir 70% das metas pactuadas nos três meses subseqüentes à aprovação desse novo POA, voltando o pagamento a ser por meio do faturamento dos procedimentos realizados para o SUS.

13 ELABORAÇÃO DO POA AVALIAÇÃO DAS METAS 5.1 – Metas Físicas
Percentual de cumprimento de metas superior a 105%, por 3 meses consecutivos ou 5 meses alternados, deverá ter suas metas do revisadas para aprovação da Comissão de Acompanhamento do contrato/convênio, mediante decisão do gestor do SUS e de acordo com as disponibilidades orçamentárias.

14 ELABORAÇÃO DO POA AVALIAÇÃO DAS METAS 5.2– Metas Qualitativas
O repasse dos dez por cento (10%) do valor do duodécimo pré-fixado a ser repassado está vinculado ao cumprimento das metas de qualidade: 100% valor cumpridos de 95% a 105% das metas b) Abaixo de 95% será utilizado o percentual correspondente ao cumprimento das metas de acordo com

15 ELABORAÇÃO DO POA 5.2– Metas Qualitativas - Total de itens do Relatório de avaliação e pactuação da unidade

16 ELABORAÇÃO DO POA AVALIAÇÃO DAS METAS 5.2– Metas Qualitativas
A unidade e o gestor deverão pactuar pelo menos 50% dos ítens de cada grupo, A pactuação deverá respeitar “ações” e “indicadores”, de acordo com os serviços assistenciais da unidade; Para cada ítem será atribuído o valor de um (1) ponto; A partir da pontuação obtida, se define o percentual de cumprimento das metas, conforme quadro idêntico ao da avaliação das metas quantitativas.

17 ELABORAÇÃO DO POA AVALIAÇÃO DAS METAS

18 LEMBRETES I O cumprimento das metas quantitativas e qualitativas deverá ser atestado pela Comissão de Acompanhamento; Os valores previstos poderão ser alterados, de comum acordo entre o gestor e o hospital, por Termo Aditivo publicado e enviado ao MS e recursos adicionais, se necessários, serão do Teto da Média e Alta Complexidade do Município/Estado; A celebração de termo aditivo não pode modificar o objeto; O aumento do valor de procedimentos da tabela vai gerar aumento de teto financeiro (alta complexidade ambulatorial e internamento) e do repasse de verbas que se trata este convênio/contrato (média complexidade ambulatorial e internamento).

19 LEMBRETES II Variações de metas físicas podem sofrer variações de 5 % para mais ou para menos sem haver alteração do montante financeiro; O POA, nos primeiros 90 dias de sua vigência, não poderá sofrer nenhuma alteração. Art. 5º ... os estabelecimentos hospitalares que não cumpriram os critérios estabelecidos na PT nº 1.721/GM, de 21 de setembro de 2005, e que receberam o IAC da etapa de adesão, terão o valor deduzido do limite financeiro anual da média e alta complexidade da Assistência Ambulatorial e Hospitalar dos estados e municípios.

20 Próximo encontro Data: 13/04/2007, a confirmar.
Enviar material préviamente para análise Em caso de dúvidas optar preferencialmente pelo institucional


Carregar ppt "SUBSECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO DO SISTEMA DE SAÚDE"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google