Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
Trabalho realizado por:
Formação Contínua em Matemática para Professores do 1º Ciclo Colar de contas Trabalho realizado por: Maria Helena Aleixo Universidade de Évora, 2007
2
Estrutura da apresentação
Tarefas realizadas Objectivos gerais das tarefas Estratégias utilizadas Aprendizagens realizadas pelos alunos Balanço da actividade
3
Tarefas realizadas Construção dos colares Comparação dos colares
Contagens Posicionamento de números Composição e decomposição de números Procurar regularidades
4
Objectivos gerais das tarefas
Desenvolver o sentido de número: Estabelecer relações numéricas; Calcular mentalmente. • Desenvolver o raciocínio matemático: - Procurar regularidades.
5
Estratégias utilizadas
Colar de 20 Contar 10, 15 e 20 contas. Ver quantos agrupamentos de 5 existem. Marcar 5, 10, 15 e 20 no colar e no modelo do colar. Mostrar diferentes quantidades de contas em diversas zonas do colar. Decompor um agrupamento de 5 de todas as formas possíveis. Mostrar agrupamentos de 5 em diferentes zonas do colar (composição).
6
Estratégias utilizadas
Colar de 20 (continuação) Marcar diferentes números no colar e no modelo do colar e explicar como contaram. Decompor 10 contas de diferentes formas. Marcar vários números na recta numérica.
7
Estratégias utilizadas
Colar de 100 Contar 20, 30, 40…… contas. Ver quantos agrupamentos de 10 existem. Marcar diferentes números no colar e explicar como contaram. Assinalar no colar e no modelo do colar 10, 20, 30…, até 100. Marcar diferentes números no modelo do colar. Explicitar regularidades numéricas nas contagens.
8
Aprendizagens realizadas pelos alunos
Os alunos aprenderam: a contar, primeiro até 20 e depois até 100; a contar de 5 em 5 e de 10 em 10 a partir de diferentes números; a relacionar os números com os marcos principais do colar; a somar e a subtrair mentalmente; o conceito de multiplicar; a reconhecer regularidades na soma e na subtracção (+10 e -10, +20 e -20);
9
Aprendizagens realizadas pelos alunos
Os alunos aprenderam: a marcar números no modelo do colar e na recta numérica; a compor e a decompor números; a explicitar o modo como pensaram utilizando uma linguagem correcta.
10
Compor e decompor números Trabalhos dos alunos
11
Compor e decompor números Trabalhos dos alunos
12
Conceito de multiplicar Trabalhos dos alunos
13
Marcar números no modelo do colar Trabalhos dos alunos
14
Marcar números no modelo do colar e na recta numérica Trabalhos dos alunos
15
Marcar números no modelo do colar contando de 10 em 10 Trabalhos dos alunos
16
Balanço da actividade O colar de contas revelou ser um instrumento valioso na aprendizagem da Matemática que despertou o interesse e a motivação dos meus alunos. Desenvolveu nos alunos muitas competências, nomeadamente o cálculo mental, a compreensão de algumas relações numéricas, a composição e decomposição de números e a capacidade de descobrir regularidades. A actividade realizada será retomada no próximo ano lectivo.
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.