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PublicouRicardo Belo Figueiredo Alterado mais de 8 anos atrás
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13º Encontro Regional do PROLER - 17 de maio de 2010 - Blumenau – SC
PESQUISA ESCOLAR EM BASES DE DADOS: O USO DA INTERNET COMO FONTE DE INFORMAÇÃO 13º Encontro Regional do PROLER - 17 de maio de Blumenau – SC TEMA CENTRAL: Uso das Tecnologias na Pesquisa Escolar Karyn Munyk Lehmkuhl Bibliotecária CRB14/906 Mestranda PGCIN/UFSC BSCCA/UFSC | Contato:
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PESQUISA ESCOLAR E INTERNET
Década de 60 : A pesquisa escolar é introduzida no Brasil ao lado de outros métodos de ensino considerados ativos, ou seja, que visavam uma educação menos centrada no professor; Atualmente a participação mais construtiva do aluno em sua própria aprendizagem é enfatizada pelos Parâmetros Curriculares Nacionais; (CAMPELLO et al, 2000)
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PESQUISA ESCOLAR E INTERNET
Aprender a aprender é uma habilidade fundamental dos indivíduos que crescem numa sociedade em acelerada transformação, não só no que se refere ao arsenal tecnológico disponível como também nas relações sociais afetivas; Essa sociedade é marcada, entre outras características, pela abundância informacional, a qual é representada claramente pela Internet. (CAMPELLO et al, 2000)
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PESQUISA ESCOLAR E INTERNET
Quanto a Internet, mais especificamente o uso de computadores os PCNs enfatizam que “É indiscutível a necessidade crescente do uso de computadores pelos alunos como instrumento de aprendizagem escolar, para que possam estar atualizados em relação às novas tecnologias da informação e se instrumentalizarem para as demandas sociais presentes e futuras”. (BRASIL, 1997)
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PESQUISA ESCOLAR E INTERNET
Um outro aspecto muito importante é que as crianças e jovens de hoje são de uma geração cada vez mais ligada às novas tecnologias; São indivíduos que, desde cedo, tem contato com jogos eletrônicos, telefones celulares, computadores, aparelhos como mp3 players e, é claro, computadores.
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PESQUISA ESCOLAR E INTERNET
Portanto, no contexto da pesquisa escolar a Internet pode ser tanto uma aliada como uma inimiga… A Internet é aliada pelo manacial informacional que representa, porém tornou-se inimiga da pesquisa por facilitar o plágio ou seja o famigerado “copia e cola”.
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PESQUISA ESCOLAR E INTERNET
A era digital mudou o acesso a informação de forma tremenda; setores educacionais e intelectuais foram revolucionados pela Internet e pela Web. Quase todos as fontes escritas produzidas recentemente estão disponíveis no formato digital. Provavelmente a melhor ferramenta para obter informação atualmente é a Internet e é muito difícil imaginar a pesquisa sem ela. (MAURER, 2007)
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PESQUISA ESCOLAR E INTERNET
Essa facilidade nunca vista antes para acessar informações aumentou as possibilidades e a tentação de copiar ou reutilizar conteúdos. Quando essa atividade é realizada sem dar o devido crédito aos autores originais está constituido o plágio. (MAURER, 2007)
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Ferramentas para detectar o plágio:
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Como exemplo vamos verificar se o conteúdo deste blog sobre ciência, física e astronomia está sendo usado em algum lugar da Web. O primero passo é copiar o endereço:
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pordentrodaciencia.blogspot.com O endereço deve ser digitado no campo de pesquisa do site “Copyscape” e, em seguida, clicar em “Go”.
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A pesquisa recuperou diversos resultados
A pesquisa recuperou diversos resultados. Ao clicar em um deles o conteúdo é apresentado com destaques coloridos. Assim é possível verificar se o site foi devidamente referenciado ou se realmente trata-se de plágio.
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Primeiro realizar uma inscrição no site. O serviço é gratuito.
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Após clicar em enviar aparecerá uma mensagem avisando para verificar o . Essa verificação é necessária para completar o registro.
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Após a confirmação do registro por e-mail clicar em “Analizar”
Após a confirmação do registro por clicar em “Analizar”. É possível fazer o “upload” do documento a ser verificado.
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Serviço semelhante ao Approbo. Dispensa registro. Não permite upload de arquivos, o trecho a ser verificado precisa ser digitado no campo de pesquisa.
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Aqui tanto é possível digitar o texto como fazer upload de arquivos para verificação. Entretanto não permite formatos de documentos tão variados quanto o Approbo.
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A Pesquisa Avançada do Google dispõe de uma série de recursos para filtrar conteúdos.
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Acima recomenda-se ler as “Dicas de Pesquisa”.
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PESQUISA ESCOLAR E INTERNET
Formas de evitar o plágio: Ensinar aos estudantes o conceito de plágio e as as implicações dessa prática; Discutir a importância de se produzir trabalhos criativos e originais; Apresentar as formas corretas de utilizar trechos de trabalhos de outros autores (citação); Ensinar não somente a localizar a informação, mas formas de ler e estudar os textos para que haja entendimento e uma visão geral do assunto;
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Bom uso da internet e seu potencial informacional : Critérios para seleção de sites
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Critérios para avaliar as fontes e as informações disponíveis online.
Precisão das informações Quem escreveu as informações e é possível contactá-lo? Qual o propósito do documento? O autor é qualificado para escrever sobre o assunto? Verificar se há , endereços ou telefones para entrar em contato com o autor. É importante não confundir o autor do conteúdo com o webmaster.
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Critérios para avaliar as fontes e as informações disponíveis online.
Autoridade Quem publicou o documento? Verificar domínio. É ligado a alguma instituição? O publicador informou suas qualificações? Verificar credenciais Verificar URL
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Critérios para avaliar as fontes e as informações disponíveis online.
Objetividade Quais objetivos do site ou página? Quão detalhadas são as informações? Quais opiniões são expressas pelo autor? Verificar se a página é pretexto para propaganda ou se é tendenciosa Perguntar a si mesmo por quê e para quem a informação está voltada
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Critérios para avaliar as fontes e as informações disponíveis online.
Vigência Quando o site ou página foi produzido? Quando foi atualizado? Quão atualizados são os link, quando existirem Verificar links inativos Verificar se a atualização é regular Verificar se o conteúdo é desatualizado
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Critérios para avaliar as fontes e as informações disponíveis online.
Cobertura Se fornece links, são avaliados e complementam a informação do conteúdo do site? Existe equilíbrio entre quantidade de texto e imagens? A informação apresentada é citada corretamente? Verificar se há formatos diferentes de visualização da página e se é indicada a melhor configuração
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Portanto, se... A página informa o autor e instituição que a publica e oferece formas de contatos com eles (Precisão das informações); A página apresenta as credenciais do autor e o domínio é, preferencialmente .edu, .gov, .org, ou .net (Autoridade); A página oferece informação correta e objetiva, com o mínimo de propagandas comerciais (Objetividade); A página é atualizada com frequência e seus links, quando apresentados, estão em dia e funcionando (Vigência); A informação é citada corretamente e fornece links que complementam a informação apresentada (Cobertura); Você pode estar diante de uma página ou site que pode ser válido para sua pesquisa!
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PESQUISA ESCOLAR E INTERNET
Bom uso da internet e seu potencial informacional : Sites recomendados para pesquisa escolar e uso em sala de aula
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Google Earth:
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Google Livros:
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Ferramenta de Tradução para diversos idiomas
Google Tradutor: Ferramenta de Tradução para diversos idiomas
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Google Mapas:
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Google Acadêmico:
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KidRex:
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Portal Domínio Público:
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Na página principal do Portal Domínio Público também é possível encontrar na íntegra a obra completa de Machado de Assis
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Portal do Grupo Virtuous
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Guia de Pesquisa Escolar
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REFERÊNCIAS BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: introdução aos parâmetros curriculares nacionais. Brasília: Mec/sef, p. Disponível em: < Acesso em: 16 maio 2010. CAMPELLO, Bernadete Santos et al. A internet na pesquisa escolar: um panorama do uso da Web por alunos do ensino fundamental. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE BIBLIOTECONOMIA E DOCUMENTAÇÃO, 19., 2000, Porto Alegre. Anais... Porto Alegre: Associação Rio-Grandense de Bibliotecários, 2000. Disponível em: < Acesso em: 14 maio 2010. FIVE criteria for evaluating web pages Disponível em: < Acesso em: 08 maio 2008. MAURER, Hermann et al. Report on dangers and opportunities posed by large search engines, particularly Google. Graz, Áustria: Graz University Of Technology, Disponível em: < Acesso em: 01 fev
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