A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Meiose I – uma célula diploide origina duas células haploides; Meiose II – cada uma das células haploides divide- se originando, cada uma delas, duas.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Meiose I – uma célula diploide origina duas células haploides; Meiose II – cada uma das células haploides divide- se originando, cada uma delas, duas."— Transcrição da apresentação:

1

2

3 Meiose I – uma célula diploide origina duas células haploides; Meiose II – cada uma das células haploides divide- se originando, cada uma delas, duas células hapoides. Então, na meiose (I e II), a partir de uma célula diploide formam-se quatro células haploides.

4

5 Nos testículos encontram-se os túbulos seminíferos, que são revestidos por um epitélio com dois tipos básicos de células: Células de Sertoli – responsáveis pela nutrição dos espermatozóide. Células germinativas ou espermatogônias – responsáveis pela produção de espermatozóides.

6 Espermatozóides são formados e lançados no espaço do tubos Células em divisão (mitose x meiose) Testículo Epidídimo Tubos Seminíferos

7

8

9 Espermatócito secundário Espermatides Espermatózóides Espermatogônias Espermatócito primário

10

11

12 Ocorre nos ovários; Inicia-se na vida intra-uterina; A fase de Ovogônias (2n) começa por volta do quarto mês de desenvolvimento embrionário; Logo em seguida inicia-se a fase de crescimento, transformando as ovogônias em ovócitos primários (2n), Após 3 a 5 meses, inicia-se a fase de maturação – ovócitos primários entram em miose. Na prófase I, o mecanismo meiótico interrompe-se e os ovócitos entram em uma processo de “dormência”, que se interrompe na puberdade.

13 Quando a mulher atinge a maturação sexual, na puberdade, a meiose prossegue sob estímulo hormonal. A cada ciclo menstrual, geralmente, um único ovócito completa a fase de maturação, originando um óvulo fértil. Cada ovogônia origina apenas um óvulo funcional após a meiose; As outras três células formadas, chamadas de glóbulos polares ou crepúsculos polares (n), degeneram.

14 Ao atingir a maturação, o folículo ovariano – Folículo de Graff, cresce e promove o rompimento da superfície ovariana; O óvulo é expelido do ovário, configurando o fenômeno da ovulação; Em seguida é capturado pelas fimbrias da tuba uterina.

15

16 Período de multiplicação Ocorre no período embrionário até o nascimento.(100mil folículos) Período de Crescimento Crescem por acúmulo de subst. de reserva. É interrompido no parto( prófase I da meiose), reinicia na puberdade. Período de Maturação Ocorre na puberdade onde dos 5 a 12 ovócitos I são estimulados por mês, mas apenas um chega a sofrer divisão Cél. Germinativa Ovogônias 2n 2n2n Mitose 2n2n2n2n 2n Meiose I Meiose II n n n nnn Crescimento sem divisão celular Metáfase II (OVULAÇÃO)

17 Na verdade, na ovulação, é o ovócito secundário que é eliminado do ovário, se ele não for fecundado em cerca de 24 horas, degenera. Na espécie humana, o termo óvulo, comumente utilizado, é de fato o Ovócito secundário. A meiose II só se completa se o ovócito secundário for fecundado.

18

19

20 FasesEspermatogêneseOvogênese MultiplicaçãoInicia na puberdade e estende praticamente em toda a vida. Restrita praticamente em toda a vida uterina, ou termina pouco depois do nascimento. CrescimentoFase curtaMais longa e acentuada maturaçãoCada espermatogônia origina quatro espermatozóides Cada ovogônia origina apenas um óvulo funcional.

21 O espermatozóide é uma célula pequena e móvel, enquanto que o ovócito é uma célula grande e sem mobilidade; 23,X 23,Y 23,X. Quanto à constituição cromossômica, existem dois tipo de espermatozóides: 23,X ou 23,Y. A mulher só produz um tipo de gameta quanto à constituição cromossômica: 23,X.

22


Carregar ppt "Meiose I – uma célula diploide origina duas células haploides; Meiose II – cada uma das células haploides divide- se originando, cada uma delas, duas."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google