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PublicouRicardo Ferreira Barbosa Alterado mais de 8 anos atrás
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António Lemonde de Macedo ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA BALANÇO FINAL DO FÓRUM SEGURANÇA RODOVIÁRIA António Lemonde de Macedo Investigador Coordenador Director do Departamento de Transportes do LNEC Lisboa, 15 de Dezembro de 2004
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António Lemonde de Macedo Sessão realizada no dia 9 de Março de 2004 ALTERAÇÕES LEGISLATIVAS E INFRA-ESTRUTURAS RODOVIÁRIAS As Infra-estruturas Rodoviárias e o Programa de Luta Contra a Sinistralidade Abertura Deputada Isabel Gonçalves – Presidente da Comissão de Obras Públicas, Transportes e Comunicações Intervenções Dr Nuno Magalhães – Secretário de Estado da Administração Interna Engº José Manuel Catarino – Presidente do IEP Engº António Lemonde de Macedo – Director do Departamento de Transportes do LNEC Dr Fernando Seara – Em representação da ANMP Tenente-General Carlos Mourato Nunes – Comandante Geral da GNR Engº José Miguel Trigoso – Secretário Geral da PRP Debate Encerramento Deputado José Mota Andrade – Presidente da Subcomissão de Segurança Rodoviária
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António Lemonde de Macedo "OBRIGAÇÕES" DA ESTRADA PARA COM A SEGURANÇA DOS SEUS UTENTES Não defraudar as expectativas do condutor Induzir, tanto quanto possível, uma condução segura Ser o mais "tolerante" possível para com eventuais erros humanos ou circunstâncias imprevistas
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António Lemonde de Macedo PLANO NACIONAL DE PREVENÇÃO RODOVIÁRIA Em vigor desde Março de 2003 3 ÁREAS ESTRUTURAIS 9 OBJECTIVOS PRIORITÁRIOS (Programa de Acções 2003/2005) Objectivo: Reduzir até 2010 em 50% o número de mortos e de feridos graves em acidentes rodoviários, relativamente à média verificada entre 1998 e 2000
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António Lemonde de Macedo Relações entre Objectivos Prioritários e Áreas Estruturais no âmbito do Plano Nacional de Prevenção Rodoviária Fonte: Cardoso, Macedo, et al. – Artigo (AIPCR)
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António Lemonde de Macedo PLANO NACIONAL DE PREVENÇÃO RODOVIÁRIA + ▬ Estabelece metas quantificadas para horizontes temporais bem definidos É um plano integrado e plurianual, cobrindo todas as áreas relevantes para acções de segurança rodoviária a desenvolver em Portugal Tem fundamentação científica e técnica, ao nível de medidas prioritárias O plano não assegura, por si só, os necessários recursos (financeiros e outros), ao longo da sua vigência O plano carece da definição de um adequado "sistema de gestão" da sua execução A fixação das metas não obedece a um estudo específico para o caso de Portugal
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António Lemonde de Macedo Planos (ex. PNPR) e programas de acção Tecnologia ( Investigação Inovação ) Meios INFRA-ESTRUTURA E SEGURANÇA RODOVIÁRIA
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António Lemonde de Macedo Empresas (construção e serviços) Administração central Concessionários Administração local INFRA-ESTRUTURA E SEGURANÇA RODOVIÁRIA Responsabilidades
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António Lemonde de Macedo Auxílios: Aprender com os exemplos (bons e maus) Investir em investigação e desenvolvimento Dispor de manuais de boas práticas, adequados à realidade nacional Proceder a uma contínua monitorização das medidas aplicadas, e a uma correcta avaliação dos resultados Apostar no ensino e na formação profissional na área em causa INFRA-ESTRUTURA E SEGURANÇA RODOVIÁRIA Em todas as componentes e em todas as fases dos empreendimentos (planeamento, gestão da qualidade, projecto, construção, fiscalização, operação, conservação, reabilitação, etc.)
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António Lemonde de Macedo
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