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INTRODUÇÃO E HARDWARE Disciplina: Informática

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Apresentação em tema: "INTRODUÇÃO E HARDWARE Disciplina: Informática"— Transcrição da apresentação:

1 INTRODUÇÃO E HARDWARE Disciplina: Informática
Facilitador: Alisson Cleiton

2 Módulo I – Introdução e Hardware
Informática é a ciência que desenvolve e utiliza a máquina para tratamento, armazenamento, recuperação, processamento e utilização de informações. Sua principal ferramenta é o COMPUTADOR Sistema Computacional: Hardware: conjunto de componentes físicos de um computador e os periféricos ligados a ele; Software: conjunto de programas que são processados num computador ; Peopleware: conjunto de pessoas dedicadas a todo sistema computacional

3 Hardware E o que é um computador?
Módulo I – Introdução e Hardware Hardware E o que é um computador? É um equipamento eletrônico que processa as informações. Como funciona? Em poucas palavras, o computador:

4 Hardware é toda parte física do computador.
Módulo I – Introdução e Hardware Hardware Hardware é toda parte física do computador. Dentro deste conceito, o hardware só pode ser: 1) Unidade de Processamento; 2) Memória Principal; 3) Memória auxiliar; 4) Dispositivo de entrada; 5) Dispositivo de saída.

5 O componente do computador responsável por processar instruções é:
Módulo I – Introdução e Hardware Exercício O componente do computador responsável por processar instruções é: (a) Unidade de Processamento. (b) Drive CD. (c) Memória RAM. (d) Monitor. (e) Disco Rígido.

6 Módulo I – Introdução e Hardware
Gabinete

7 Módulo I – Introdução e Hardware
Placa Mãe

8 Módulo I – Introdução e Hardware
Exercícios A forma mais recomendada para se desligar o computador, especialmente para aqueles com gabinete do tipo ATX, é a seguinte: clicar o botão Iniciar, clicar Desligar o computador e, em seguida, pressionar por um segundo o botão para ligar e desligar o computador localizado na parte frontal do gabinete.: Certo Errado

9 Módulo I – Introdução e Hardware
Processadores Equipamento que funciona como cérebro do computador, realizando o processamento (cálculo) das informações que passam por ele. Há vários processadores atualmente no mercado, e você pode comprar aquele que for mais interessante para você. Os vários processadores encontrados atualmente são, normalmente, fabricados por duas empresas concorrentes: A Intel e a AMD. - SEMPROM - ATHLON XP - MOBILE ATHLON XP (notebooks) - ATHLON 64 - OPTERON (servidores) - CELERON - PENTIUM 4 - PENTIUM M / CELERON M (notebooks) - XEON (servidores) - ITANIUM (servidores)

10 O Processador é formado por:
Módulo I – Introdução e Hardware Processadores O Processador é formado por: Unidade de Controle (UC) - Controla o fluxo de informações entre todas as unidades do computador e executa as instruções na seqüência correta; Unidade Aritmética e Lógica (UAL ou ULA) - Realiza operações aritméticas (cálculos) e lógicas (decisões), comandada por instruções armazenadas na memória; Registradores – Usados para armazenar as informações que a CPU está processando. São a memória mais rápida do computador.

11 Módulo I – Introdução e Hardware
Exercícios Analisando o hardware e o software de um computador pessoal com sistema operacional Windows, o clock é o componente responsável por a) monitorar o processo de inicialização da máquina, garantindo que o POST exerça, no momento exato, seu papel de reconhecimento e estabelecimento da conexão do sistema operacional Windows com o hardware. b) estabelecer o ritmo da comunicação entre as partes do computador. c) garantir que o sistema operacional Windows só trabalhe quando solicitado. d) definir o protocolo de comunicação entre o hardware e o software do computador após a carga do sistema operacional. e) preparar o disco rígido para gravação dos arquivos do Windows, dividindo as trilhas e os setores em espaços pré-definidos, garantindo a gravação, por exemplo, de uma música com duração variando desde milissegundos até vários minutos.

12 Antes de continuar vamos aprender as unidades de medida do computador:
Módulo I – Introdução e Hardware Unidades de medida Antes de continuar vamos aprender as unidades de medida do computador: MEDIDA: REPRESENTA O MESMO QUE: Bit (b) 0 ou 1 - menor unidade de dado Byte (B) conjunto de 8 bits ou 1 caractere Kilobyte (KB) 210 ou 1024 bytes Megabyte (MB) 210 ou 1024 Kilobyte Gigabyte (GB) 210 ou 1024 Megabyte Terabyte (TB) 210 ou 1024 Gigabyte

13 Mas, antes de continuarmos, precisamos entender o que é:
Módulo I – Introdução e Hardware bit e Byte Mas, antes de continuarmos, precisamos entender o que é: Bit: menor unidade da informação em um computador. Só pode ser 0 ou 1. Byte: Sequência de 8 bits. Os bits e bytes são usados para medir as informações que passam e são armazenadas em um computador. Todas as memórias têm suas capacidades medidas em bytes, as transferências de dados são medidas em bytes por segundo ou bits por segundo, etc. Um bit não serve para armazenar nada compreensível, mas um byte é a medida suficiente para armazenar um caractere. Então, temos que: 1 é um bit, 0 é um bit, é um byte.

14 Módulo I – Introdução e Hardware
Exercícios Pretende-se armazenar 15 vídeos de 500MB cada e um outro vídeo de 3GB. Qual a quantidade de memória mínima suficiente para efetuar esse armazenamento? 1500KB 8GB (C) 80GB (D) 503MB (E) 12000MB

15 Módulo I – Introdução e Hardware
Chipset O componente central de uma placa-mãe é o chamado chipset. Chipset, na verdade, é o nome pelo qual é conhecido um conjunto de chips. Nas placas de CPU mais antigas esses chips ficavam espalhados. Posteriormente reunidos, esses chips passaram a ser chamados de chipset. O chipset divide-se em dois importantes chips: O chip Ponte Norte é responsável pela comunicação entre os componentes de maior velocidade do computador. É ele que faz a comunicação entre a CPU, a memória RAM e o slot AGP. O chip Ponte Sul, por sua vez, estabelece a comunicação entre os principais dispositivos de entrada e saída por meio dos barramentos PCI, IDE e outros.

16 Módulo I – Introdução e Hardware
Chipset

17 Módulo I – Introdução e Hardware
Exercícios O chipset do computador controla os acessos aos periféricos e é interconectado ao processador por meio de um barramento freqüentemente conhecido por front side bus, que trabalha a uma freqüência mais baixa do que a do processador. Certo Errado

18 Os Barramentos de SISTEMA podem ser:
Módulo I – Introdução e Hardware Barramentos Conjunto de linhas condutoras utilizadas para transferência de dados entre componentes de um computador. Os Barramentos de SISTEMA podem ser: - BARRAMENTO DE ENDEREÇOS; - BARRAMENTO DE CONTROLE; - BARRAMENTO DE DADOS; Além dos Barramentos de Sistema, temos também os Barramentos de EXPANSÃO. Permitem a ligação de componentes para expandir a capacidade do computador.

19 Barramentos de Expansão
Módulo I – Introdução e Hardware Barramentos de Expansão ISA Muito comum em micros mais antigos para encaixar placas de expansão, como modems, placas de som e placas de vídeo. PCI Substituiu o barramento ISA. Para conectar placas de expansão. Suporta a tecnologia Plug and Play. AGP Para conectar somente placas de vídeo. Suporta também a tecnologia Plug and Play.

20 Barramentos de Expansão
Módulo I – Introdução e Hardware Barramentos de Expansão Importante: Se falarmos em PCI EXPRESS 16x, estaremos falando em barramento para placas de vídeo! PCI Express Veio para substituir o barramento PCI ‘convencional’, podendo ser usado para diversas placas de expansão (modem, rede, etc). Existem vários tipos de barramentos (1x, 2x, 4x e 8x), com velocidades maiores do que a convencional.

21 usado para conectar as unidades de armazenamento internas
Módulo I – Introdução e Hardware Barramentos de Expansão IDE usado para conectar as unidades de armazenamento internas SCSI Próprio para discos, como o IDE, e impressoras e scanners de alta velocidade. Dá pra conectar até 15 equipamentos em um único SCSI. PS/2 Barramento atualmente usado para conectar mouse e teclado. Suporta a tecnologia Plug and Play.

22 Liga equipamentos de maior velocidade, como impressoras e scanners.
Módulo I – Introdução e Hardware Barramentos de Expansão Serial Liga equipamentos de baixa velocidade, como teclado e mouse. É um barramento velho, não mais encontrado nos micros atuais. Paralelo Liga equipamentos de maior velocidade, como impressoras e scanners. USB Conecta qualquer tipo de equipamento, substituindo a serial, PS/2 e paralela.

23 Módulo I – Introdução e Hardware
Exercícios Considerando a arquitetura de computadores, ISA, PCI e AGP são classificados como a) barramento. b) memória. c) dispositivo de entrada. d) dispositivo de saída. e) software.

24 É todo componente capaz de ARMAZENAR informações.
Módulo I – Introdução e Hardware Memórias É todo componente capaz de ARMAZENAR informações.

25 Módulo I – Introdução e Hardware
Memórias

26 os dados podem se perder facilmente.
Módulo I – Introdução e Hardware Memória RAM Elétrica Volátil os dados podem se perder facilmente. Abriu um programa, vai para a memória RAM! Tipos DRAM (RAM Dinâmica) SRAM (RAM Estática)

27 Módulo I – Introdução e Hardware
Exercícios Um programa ou software aplicativo no momento de sua execução em um microcomputador normalmente tem que estar carregado a) na memória RAM. b) na memória Flash. c) na memória ROM. d) no processador. e) no disco rígido.

28 Memória somente de leitura Não-Volátil os dados não são perdidos.
Módulo I – Introdução e Hardware Memória ROM Memória somente de leitura Não-Volátil os dados não são perdidos. Faz parte do processo de INCIALIZAÇÃO do computador! Tipos PROM (ROM Programável) EPROM (ROM Programável e Apagável) EEPROM (ROM Programável e Apagável Eletronicamente) Flash ROM (Memória Flash)

29 Ex.: HD´s (ou winchester), disquetes, CD e DVD.
Módulo I – Introdução e Hardware Memória Auxiliar Na memória auxiliar, os dados não são acessados instantaneamente pela CPU. Eles precisam ser localizados e lidos ou gravados em locais livres, e de não-volátil, porque o seu conteúdo não se perde ao desligarmos o computador. Ex.: HD´s (ou winchester), disquetes, CD e DVD.

30 Memória Auxiliar Tipos de CD e DVD
Módulo I – Introdução e Hardware Memória Auxiliar Tipos de CD e DVD ROM: só pode ser lido, pois já vem gravado de fábrica, como CDs de instalação de softwares. -R: só pode ser gravado uma vez, mas lido inúmeras vezes. Na verdade, podemos gravar um CD-R várias vezes, mas nunca podemos sobrescrever ou apagar algum dado previamente gravado. -RW: distingue-se do -R pela possibilidade de ter o seu conteúdo apagado para posteriormente receber novos dados. Antes de finalizá-lo, o comportamento é igual ao de um -R, porém, podemos apagar todo o seu conteúdo a qualquer momento deixando-o pronto para receber dados novamente.

31 Módulo I – Introdução e Hardware
Memória Virtual

32 Memória Intermediária (Memória Cache)
Módulo I – Introdução e Hardware Memória Intermediária (Memória Cache) É uma pequena quantidade de memória RAM nos nossos computadores. Muito rápida e localizada dentro do processador. A cache serve para armazenar os dados e instruções que foram mais freqüentemente trazidos da memória principal. Ou seja, se um dado está sendo requisitado na RAM, ele é armazenado na cache para que, quando for requisitado novamente, não precise ser buscado na RAM, que é mais longe e menos rápida.

33 Analise as seguintes afirmações relativas a sistemas de armazenamento:
Módulo I – Introdução e Hardware Exercícios Analise as seguintes afirmações relativas a sistemas de armazenamento: I. O acesso aos registradores é mais rápido que o acesso à memória cache. II. O tempo de acesso à memória RAM e aos discos magnéticos é praticamente o mesmo. III. As unidades de fita DAT são muito utilizadas para efetuar cópias de segurança. IV. Quando um disco magnético é utilizado como memória virtual, o tempo de acesso é inferior ao da memória cache. Indique a opção que contenha todas as afirmações verdadeiras. a) I e II b) II e III c) III e IV d) I e III e) II e IV

34 C U I D A D O !!! Dispositivos de Entrada e Saída
Módulo I – Introdução e Hardware Dispositivos de Entrada e Saída Também são conhecidos como PERIFÉRICOS. São dispositivos conectados a um computador que possibilitam a comunicação do computador com o mundo externo. C U I D A D O !!! Touch Pad ou Mouse Touch Mesa Digitalizadora ou Tablet Monitor Touch Screen

35 Os dispositivos de armazenamento considerados não-voláteis são apenas
Módulo I – Introdução e Hardware Exercícios Os dispositivos de armazenamento considerados não-voláteis são apenas a) RAM e ROM. b) RAM e Cache. c) RAM e HD. d) ROM e HD. e) ROM e Cache.

36 Módulo I – Introdução e Hardware
Exercícios Analise as seguintes afirmações relativas à arquitetura de computadores: I. Uma memória virtual paginada melhora o tempo de acesso médio à memória principal. II. Uma memória física (RAM) serve como intermediária para a memória cache sempre que esta for mantida no disco rígido. III. Uma memória cache mantém os blocos de dados mais freqüentemente usados em uma memória pequena e rápida que é local à CPU. IV. Uma memória virtual paginada aumenta a memória principal com armazenamento em disco. Estão corretos os itens: a) I e II b) II e III c) III e IV d) I e III e) II e IV

37 É um tipo de memória volátil:
Módulo I – Introdução e Hardware Exercícios É um tipo de memória volátil: a) ROM; b) DRAM; c) PROM; d) EEPROM. e) EPROM.

38 Marque a opção que apresenta somente periféricos de entrada de dados.
Módulo I – Introdução e Hardware Exercícios Marque a opção que apresenta somente periféricos de entrada de dados. (a) Teclado, pendrive, caixas de som. (b) Impressora, scanner, teclado. (c) Microfone, pendrive, monitor. (d) Mouse, scanner, impressora. (e) Mouse, teclado, microfone.

39 Módulo I – Introdução e Hardware
Exercícios Preencha os parênteses abaixo de acordo com a respectiva discriminação. 1) Hardware. ( ) Modem. 2) Periférico. ( ) Placa-mãe. 3) Software. ( ) CPU. O preenchimento correto, na seqüência, é ( ) Power Point. (A) 1 – 2 – 3 – 1 – 2 – 1 – 3. ( ) Winchester. (B) 2 – 1 – 1 – 3 – 1 – 2 – 3. ( ) Scanner. (C) 2 – 2 – 3 – 2 – 1 – 1 – 2. ( ) Internet Explorer. (D) 3 – 1 – 3 – 2 – 2 – 1 – 3. (E) 3 – 2 – 3 – 2 – 3 – 3 – 2.

40 Módulo II – Software e Sistemas Operacionais
FIM DO MÓDULO I PRÓXIMO ENCONTRO: Módulo II – Software e Sistemas Operacionais


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