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O que é? É um clube exclusivo para professores e alunos das escolas do PEA. Qual é o objetivo? Oferecer aos associados um espaço de troca de informações.

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2 O que é? É um clube exclusivo para professores e alunos das escolas do PEA. Qual é o objetivo? Oferecer aos associados um espaço de troca de informações sobre Astronomia, além do compartilhamento de atividades e experiências educacionais. Como associar-se ao Clube? Alunos e professores das escolas do PEA devem acessar o site www.peaunesco.com.br/clube, lá têm todas as informações sobre os procedimentos para associar-se ao Clube. www.peaunesco.com.br/clube Onde fica o Clube? A Rede Estelar é um clube virtual, por isso, podemos dizer que sua sede é o site do PEA. O que oferece o Clube aos seus associados? Os associados receberão uma carteira de Sócio Amador de Astronomia e, também, uma senha que lhe permitirá ter acesso aos conteúdos e atividades do site do Clube, como:

3 Astrônomo on-line Permite ao associado enviar perguntas para nossos especialistas. O céu como sala de aula Professores e alunos associados poderão utilizar nossas propostas de atividades educacionais utilizando a Astronomia como pano de fundo. Data Estelar Um calendário do céu preparado para ajudar o agendamento das atividades de observação e estudos. SkyImage Associados terão acesso a inúmeras imagens do Universo, com comentários de especialistas. Eu Galileu Aqui, o Sócio Amador de Astronomia encontra informações sobre um modelo de luneta para construir. Diversas opções de atividades estão sendo preparadas para que o Sócio Amador de Astronomia tenha no Clube um parceiro ativo em seus estudos e descobertas.

4 A partir de quando poderemos nos associar ao Clube? O clube já está aberto para visitação no endereço: www.peaunesco.com.br/clube O credenciamento de associados será no início das atividades do próximo ano letivo. Venha conhecer essa nova proposta da Rede PEA. Familiarize-se com esse projeto inovador e participe. Nossos alunos e a educação só têm a ganhar com essa iniciativa. Sejam bem-vindos!

5 Astrônomo Ednilson Oliveira E-mail: ednilsonoliveira@ig.com.br

6 MÓDULOS DE ASTRONOMIA PARA O ANO INTERNACIONAL DA ASTRONOMIA 2009

7 ENSINO FUNDAMENTAL I

8 ● SEGUNDO ANO Bate papo com um astrônomo, curiosidades A lua e seus mistérios; O Sol e seus mistérios (Observação do Sol e explicação sobre a natureza); Oficinas ►Caminhada ao Sistema Solar ►Observação Solar (Direta e Projeção) ►Construção de um relógio solar ● SEGUNDO ANO Bate papo com um astrônomo, curiosidades A lua e seus mistérios; O Sol e seus mistérios (Observação do Sol e explicação sobre a natureza); Oficinas ►Caminhada ao Sistema Solar ►Observação Solar (Direta e Projeção) ►Construção de um relógio solar

9 ● TERCEIRO ANO Bate papo com um astrônomo, curiosidades A lua e seus mistérios; O Sol e seus mistérios (Observação do Sol e explicação sobre a natureza); O Sistema Solar: Onde nós estamos? Oficinas ►Caminhada ao Sistema Solar ►Observação Solar (Direta e Projeção) ►Construção de um relógio solar

10 ● QUARTO ANO Bate papo com um astrônomo, curiosidades A lua e seus mistérios; O Sol e seus mistérios (Observação do Sol e explicação sobre a natureza); O Sistema Solar: Onde nós estamos? As fases da Lua Oficinas ►Caminhada ao Sistema Solar ►Observação Solar (Direta e Projeção) ►Construção de um relógio solar

11 ● QUINTO ANO Bate papo com um astrônomo, curiosidades A lua e seus mistérios; O Sol e seus mistérios (Observação do Sol e explicação sobre a natureza); O Sistema Solar: Introdução As fases da Lua, Estações do Ano e Máres. Noções gerais de Astronomia Oficinas ► Construir O Sistema Solar em escala (Distância e Tamanho) – Caminhada ao Sistema Solar ►Observação Solar (Direta e Projeção) ►Construção de um relógio solar ● QUINTO ANO Bate papo com um astrônomo, curiosidades A lua e seus mistérios; O Sol e seus mistérios (Observação do Sol e explicação sobre a natureza); O Sistema Solar: Introdução As fases da Lua, Estações do Ano e Máres. Noções gerais de Astronomia Oficinas ► Construir O Sistema Solar em escala (Distância e Tamanho) – Caminhada ao Sistema Solar ►Observação Solar (Direta e Projeção) ►Construção de um relógio solar

12 ENSINO FUNDAMENTAL II

13 ● SEXTO ANO Observação solar e estudo da evolução da nossa estrela; Formação da Terra e o surgimento da vida; Introdução ao Sistema Planetário; As Fases da lua e as Máres, Eclipses Solares e lunares Uma visão geral do universo. Oficinas ►Construir O Sistema Solar em escala (Distância e Tamanho) – Caminhada ao Sistema Solar ►Observação Solar (Direta e Projeção) ►Construção de um relógio solar ● SEXTO ANO Observação solar e estudo da evolução da nossa estrela; Formação da Terra e o surgimento da vida; Introdução ao Sistema Planetário; As Fases da lua e as Máres, Eclipses Solares e lunares Uma visão geral do universo. Oficinas ►Construir O Sistema Solar em escala (Distância e Tamanho) – Caminhada ao Sistema Solar ►Observação Solar (Direta e Projeção) ►Construção de um relógio solar

14 ● SÉTIMO ANO Organização geral do Universo: estrutura das estrelas, galáxias e quasares; A estrutura do Sol e demais estrelas; Introdução ao Sistema Planetário; Astronomia Fundamental; Movimentos: rotação e translação (tema específico); Estrutura do Sistema Solar: a distribuição e movimentação planetária, reclassificação e novas nomenclaturas; A lua, satélite natural da Terra, astronáutica; Sistema Sol-Terra-Lua (Eclipses, Fases da Lua e Máres); Uma visão geral do Universo Nossa galáxia; História da Astronomia. ● SÉTIMO ANO Organização geral do Universo: estrutura das estrelas, galáxias e quasares; A estrutura do Sol e demais estrelas; Introdução ao Sistema Planetário; Astronomia Fundamental; Movimentos: rotação e translação (tema específico); Estrutura do Sistema Solar: a distribuição e movimentação planetária, reclassificação e novas nomenclaturas; A lua, satélite natural da Terra, astronáutica; Sistema Sol-Terra-Lua (Eclipses, Fases da Lua e Máres); Uma visão geral do Universo Nossa galáxia; História da Astronomia.

15 Oficinas ►Observação Solar (Direta e Projeção) e coletar dados das manchas solares ►Construção de um foguete ►Construção de um Telúrico (Estações do ano) ►Construção de um modelo para explicar fases da Lua e eclipses. ►Construção de um relógio solar ►Construir O Sistema Solar em escala (Distância e Tamanho) – Caminhada ao Sistema Solar Oficinas ►Observação Solar (Direta e Projeção) e coletar dados das manchas solares ►Construção de um foguete ►Construção de um Telúrico (Estações do ano) ►Construção de um modelo para explicar fases da Lua e eclipses. ►Construção de um relógio solar ►Construir O Sistema Solar em escala (Distância e Tamanho) – Caminhada ao Sistema Solar

16 ● OITAVO ANO Organização geral do Universo: estrutura das estrelas, galáxias e quasares; A estrutura do Sol e demais estrelas; Introdução ao Sistema Planetário; Astronomia Fundamental; Movimentos: rotação e translação (tema específico); Estrutura do Sistema Solar: a distribuição e movimentação planetária, reclassificação e novas nomenclaturas; A lua, satélite natural da Terra, astronáutica; Sistema Sol-Terra-Lua (Eclipses, Fases da Lua e Máres); Uma visão geral do Universo Nossa galáxia; História da Astronomia; Universo em transformação / Big Bang; Origem do Universo (Modelos cosmológicos); Técnicas observacionais. ● OITAVO ANO Organização geral do Universo: estrutura das estrelas, galáxias e quasares; A estrutura do Sol e demais estrelas; Introdução ao Sistema Planetário; Astronomia Fundamental; Movimentos: rotação e translação (tema específico); Estrutura do Sistema Solar: a distribuição e movimentação planetária, reclassificação e novas nomenclaturas; A lua, satélite natural da Terra, astronáutica; Sistema Sol-Terra-Lua (Eclipses, Fases da Lua e Máres); Uma visão geral do Universo Nossa galáxia; História da Astronomia; Universo em transformação / Big Bang; Origem do Universo (Modelos cosmológicos); Técnicas observacionais.

17 Oficinas ►Observação Solar (Direta e Projeção) e coletar dados das manchas solares ► Construção de um foguete ►Construção de um espectrômetro ► Construção de um relógio solar Oficinas ►Observação Solar (Direta e Projeção) e coletar dados das manchas solares ► Construção de um foguete ►Construção de um espectrômetro ► Construção de um relógio solar

18 ● NONO ANO Organização geral do Universo: estrutura das estrelas, galáxias e quasares; A estrutura do Sol e demais estrelas; Introdução ao Sistema Planetário; Astronomia Fundamental; Movimentos: rotação e translação (tema específico); Estrutura do Sistema Solar: a distribuição e movimentação planetária, reclassificação e novas nomenclaturas; A lua, satélite natural da Terra, astronáutica; Sistema Sol-Terra-Lua (Eclipses, Fases da Lua e Máres); Uma visão geral do Universo Nossa galáxia; História da Astronomia; Universo em transformação / Big Bang; Origem do Universo (Modelos cosmológicos); ● NONO ANO Organização geral do Universo: estrutura das estrelas, galáxias e quasares; A estrutura do Sol e demais estrelas; Introdução ao Sistema Planetário; Astronomia Fundamental; Movimentos: rotação e translação (tema específico); Estrutura do Sistema Solar: a distribuição e movimentação planetária, reclassificação e novas nomenclaturas; A lua, satélite natural da Terra, astronáutica; Sistema Sol-Terra-Lua (Eclipses, Fases da Lua e Máres); Uma visão geral do Universo Nossa galáxia; História da Astronomia; Universo em transformação / Big Bang; Origem do Universo (Modelos cosmológicos);

19 Técnicas observacionais. Fissão e Fusão Nuclear, Reações Termonucleares no Sol; A vida de Copérnico, Kepler, Galileo e Newton para a Evolução das idéias astronômicas; A Matemática e a Astronomia; Imagens e Instrumentos; Telescópio e Lunetas (Lentes e Espelhos);Espectrofotômetro; Detectores Astronômicos. Astrofotografia Técnicas observacionais. Fissão e Fusão Nuclear, Reações Termonucleares no Sol; A vida de Copérnico, Kepler, Galileo e Newton para a Evolução das idéias astronômicas; A Matemática e a Astronomia; Imagens e Instrumentos; Telescópio e Lunetas (Lentes e Espelhos);Espectrofotômetro; Detectores Astronômicos. Astrofotografia

20 Oficinas ►Aplicações das Leis de Newton ►Construção de um foguete (Modelo mais sofisticado) ►Construção de um Telescópio (Espelho) ►Construção de uma Luneta (Lentes) ►Construção de um espectrômetro Oficinas ►Aplicações das Leis de Newton ►Construção de um foguete (Modelo mais sofisticado) ►Construção de um Telescópio (Espelho) ►Construção de uma Luneta (Lentes) ►Construção de um espectrômetro

21 ENSINO MÉDIO

22 Organização geral do Universo: estrutura das estrelas, galáxias e quasares; A estrutura do Sol e demais estrelas; Introdução ao Sistema Planetário, visão mais aprofundada, planetologia comparada; Astronomia Fundamental, astrometria; Movimentos: rotação e translação (tema específico para geografia) e os demais movimentos da Terra; Estrutura do Sistema Solar: a distribuição e movimentação planetária, reclassificação e novas nomenclaturas; A lua, satélite natural da Terra, astronáutica; Sistema Sol-Terra-Lua (Eclipses, Fases da Lua e Máres), os sattélites do sistema solar; Uma visão geral do Universo Nossa galáxia; História da Astronomia; Organização geral do Universo: estrutura das estrelas, galáxias e quasares; A estrutura do Sol e demais estrelas; Introdução ao Sistema Planetário, visão mais aprofundada, planetologia comparada; Astronomia Fundamental, astrometria; Movimentos: rotação e translação (tema específico para geografia) e os demais movimentos da Terra; Estrutura do Sistema Solar: a distribuição e movimentação planetária, reclassificação e novas nomenclaturas; A lua, satélite natural da Terra, astronáutica; Sistema Sol-Terra-Lua (Eclipses, Fases da Lua e Máres), os sattélites do sistema solar; Uma visão geral do Universo Nossa galáxia; História da Astronomia;

23 COSMOLOGIA: Big Bang; Origem do Universo (Modelos cosmológicos); Técnicas observacionais aprofundadas. Fissão e Fusão Nuclear, Reações Termonucleares no Sol; A vida de Copérnico, Kepler, Galileo e Newton para a Evolução das idéias astronômicas; A Matemática e a Astronomia; Imagens e Instrumentos; Telescópio e Lunetas (Lentes e Espelhos);Espectrofotômetro; Detectores Astronômicos. Astrofotografia. As leis de Kepler e o desenvolvimento da mecânica celeste. COSMOLOGIA: Big Bang; Origem do Universo (Modelos cosmológicos); Técnicas observacionais aprofundadas. Fissão e Fusão Nuclear, Reações Termonucleares no Sol; A vida de Copérnico, Kepler, Galileo e Newton para a Evolução das idéias astronômicas; A Matemática e a Astronomia; Imagens e Instrumentos; Telescópio e Lunetas (Lentes e Espelhos);Espectrofotômetro; Detectores Astronômicos. Astrofotografia. As leis de Kepler e o desenvolvimento da mecânica celeste.

24 Oficinas ►Aplicações das Leis de Newton ►Construção de um foguete (Modelo mais sofisticado) ►Construção de um Telescópio (Espelho) ►Construção de uma Luneta (Lentes) ►Construção de um espectrômetro Oficinas ►Aplicações das Leis de Newton ►Construção de um foguete (Modelo mais sofisticado) ►Construção de um Telescópio (Espelho) ►Construção de uma Luneta (Lentes) ►Construção de um espectrômetro

25 Atividades observacionais Atividade observacional envolvendo astrônomo especializado na observação do céu. A observação será feita com um telescópio profissional. Esta atividade pode ser feita durante o dia para a observação do Sol, através de filtros especiais. Duração prevista: 2 a 3 horas Atividades observacionais Atividade observacional envolvendo astrônomo especializado na observação do céu. A observação será feita com um telescópio profissional. Esta atividade pode ser feita durante o dia para a observação do Sol, através de filtros especiais. Duração prevista: 2 a 3 horas

26 Fixe uma haste (Gnomon) Uso do Gnomon – determinação dos pontos cardeais Uso do Gnomon – determinação dos pontos cardeais

27 Estações do Ano

28 Movimento Pendular do Sol Movimento, dia após dia, durante um ano. Movimento, dia após dia, durante um ano. O Sol sempre nasce na mesma posição? O Sol sempre nasce na mesma posição?

29 Estações do Ano

30 Estações do Ano – modelo de isopor

31 Fases da Lua Existem quatro fases fundamentais da Lua que se revezam sucessivamente na seguinte ordem: Lua Nova ou novilúnio, Quarto crescente, Lua cheia ou plenilúnio e Quarto minguante. Existem quatro fases fundamentais da Lua que se revezam sucessivamente na seguinte ordem: Lua Nova ou novilúnio, Quarto crescente, Lua cheia ou plenilúnio e Quarto minguante.

32 Fases da Lua Ao intervalo de tempo ocorrido entre duas Luas Novas consecutivas nos denominamos de mês sinódico ou Lunação, o mês sinódico equivale a 29 dias 12 horas e 44 minutos. Ao intervalo de tempo ocorrido entre duas Luas Novas consecutivas nos denominamos de mês sinódico ou Lunação, o mês sinódico equivale a 29 dias 12 horas e 44 minutos. O período sideral da Lua, ou mês sideral é o tempo necessário para a Lua completar uma volta em torno da Terra, em relação a uma estrela. Sua duração é de 27 dias 7 horas e 43 minutos. O período sideral da Lua, ou mês sideral é o tempo necessário para a Lua completar uma volta em torno da Terra, em relação a uma estrela. Sua duração é de 27 dias 7 horas e 43 minutos.

33 Fases da Lua

34 Fases da Lua – modelo de isopor

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59 Cometa 2007 N3 Lulin Em 18 de fevereiro o cometa passa cerca de 1 grau ao norte da Galáxia NGC 4697 (mag. 9.2) na constelação de Virgem. Em 18 de fevereiro o cometa passa cerca de 1 grau ao norte da Galáxia NGC 4697 (mag. 9.2) na constelação de Virgem. Em 23 de fevereiro o cometa (mag. 4.8) passa a cerca de 2 graus de Saturno, sendo visível ao anoitecer na constelação de Leão. Em 23 de fevereiro o cometa (mag. 4.8) passa a cerca de 2 graus de Saturno, sendo visível ao anoitecer na constelação de Leão. Em 27 de fevereiro o cometa passa a 1 grau de Régulus. Em 27 de fevereiro o cometa passa a 1 grau de Régulus. Em 5 de março o cometa passa a 1 grau ao sul do aglomerado M44 (Colméia) sendo visível ao anoitecer e uma ótima oportunidade para fotografias pois seu brilho possivelmente esterá em 5.7 magnitudes.

60 Cometa 2007 N3 Lulin

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67 Distâncias planetárias PlanetasDistância (UA)Milhões de km Mercúrio0,3957,9 Vênus0,72108,2 Terra1,00149,6 Marte1,5228,0 Júpiter5,2778,0 Saturno9,51.429,4 Urano19,22.871,0 Netuno30,14.504,0 Plutão39,55.913,5

68 Caminhada ao Sistema Solar PlanetasDistância em metros Mercúrio0,39 ou 39 cm Vênus0,72 ou 72 cm Terra1,00 m Marte1,5 m Júpiter5,2 m Saturno9,5 m Urano19,2 m Netuno30,1 m Plutão39,5 m ~ 40 metros

69 Caminhada ao Sistema Solar

70 5 metros

71 Caminhada ao Sistema Solar

72 Proporções no Sistema Solar

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76 Mais oficinas Lunetas com lente de Óculos Lunetas com lente de Óculos Relógio Estelar Relógio Estelar Orrery Orrery Relógios de Sol Relógios de Sol Uso do Planisfério Uso do Planisfério

77 oficinas Lunetas com lente de Óculos (Apostila João Canalle) Lunetas com lente de Óculos (Apostila João Canalle)

78 oficinas Relógio Estelar Relógio Estelar (atividade da OBA)

79 oficinas Orrery ( Mini Planetário) Orrery ( Mini Planetário)

80 oficinas Relógios de Sol (diversos) Relógios de Sol (diversos)

81 oficinas Relógios de Sol (Heliográfo) - Lâmpada Relógios de Sol (Heliográfo) - Lâmpada

82 oficinas

83 oficinas Uso do Planisfério Uso do Planisfério

84 Links http://www.iscafaculdades.com.br/relea/num2/A3%20n2%202005.pdf http://www.iscafaculdades.com.br/relea/num2/A3%20n2%202005.pdf http://www.iscafaculdades.com.br/relea/num2/A3%20n2%202005.pdf http://www.cdcc.sc.usp.br/cda/ensino-fundamental-astronomia/index.html http://www.cdcc.sc.usp.br/cda/ensino-fundamental-astronomia/index.html http://www.cdcc.sc.usp.br/cda/ensino-fundamental-astronomia/index.html http://www.cdcc.usp.br/cda http://www.cdcc.usp.br/cda http://www.cdcc.usp.br/cda http://astro.if.ufrgs.br http://astro.if.ufrgs.br http://astro.if.ufrgs.br http://www.cosmobrain.com.br http://www.cosmobrain.com.br http://www.cosmobrain.com.br http://www.oba.org.br http://www.oba.org.br http://www.oba.org.br http://pagesperso-orange.fr/blateyron/sundials/shadowspro/gb/index.html http://pagesperso-orange.fr/blateyron/sundials/shadowspro/gb/index.html http://pagesperso-orange.fr/blateyron/sundials/shadowspro/gb/index.html

85 Links  http://www.zenite.nu/ http://www.zenite.nu/  http://www.on.br/ http://www.on.br/  http://www.mast.br/ http://www.mast.br/  http://www.eciencia.usp.br/ec2008/index.html http://www.eciencia.usp.br/ec2008/index.html  http://www.astro.iag.usp.br/ http://www.astro.iag.usp.br/  http://www.das.inpe.br/ http://www.das.inpe.br/  http://www.jpl.nasa.gov/ http://www.jpl.nasa.gov/

86 Links Oficinas Lunetas - http://www.fsc.ufsc.br/ccef/port/22- 1/artpdf/a7.pdf Lunetas - http://www.fsc.ufsc.br/ccef/port/22- 1/artpdf/a7.pdfhttp://www.fsc.ufsc.br/ccef/port/22- 1/artpdf/a7.pdfhttp://www.fsc.ufsc.br/ccef/port/22- 1/artpdf/a7.pdf Relogio Estelar - http://www.oba.org.br Relogio Estelar - http://www.oba.org.brhttp://www.oba.org.br Orrery ( Mini Planetário) - http://www.feiradeciencias.com.br/sala03/03_14.asp Orrery ( Mini Planetário) - http://www.feiradeciencias.com.br/sala03/03_14.asp http://www.feiradeciencias.com.br/sala03/03_14.asp Relógios de Sol Relógios de Sol http://paginas.terra.com.br/lazer/zeca/sci/relogio_garrafa.htm http://paginas.terra.com.br/lazer/zeca/sci/relogio_garrafa.htm http://paginas.terra.com.br/lazer/zeca/sci/relogio_garrafa.htm Uso do Planisfério Uso do Planisfério http://www.if.ufrgs.br/~fatima/planisferio/planisferio.html http://www.if.ufrgs.br/~fatima/planisferio/planisferio.htmlhttp://www.if.ufrgs.br/~fatima/planisferio/planisferio.html

87 Astrônomo Ednilson Oliveira E-mail: ednilsonoliveira@ig.com.br


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