A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Introdução: Hardware de Computadores Placa-mãe

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Introdução: Hardware de Computadores Placa-mãe"— Transcrição da apresentação:

1 Introdução: Hardware de Computadores Placa-mãe
Placa-mãe, também denominada mainboard ou motherboard, é uma placa de circuito impresso eletrônico. É considerado o elemento mais importante de um computador, pois tem como função permitir que o processador se comunique com todos os periféricos instalados. Na placa-mãe encontramos não só o processador, mas também a memória RAM, os circuitos de apoio, as placas controladoras, os conectores do barramento PCI e os chipset, que são os principais circuitos integrados da placa-mãe e são responsáveis pelas comunicações entre o processador e os demais componentes.

2 Hardware de Computadores
Placa-mãe Processador - Socket: Um soquete é ainda um tipo de dispositivo mecânico instalado em uma placa-mãe, destinado a receber a CPU - o processador. Sua nomenclatura refere-se ao número de pinos que o mesmo poderá receber. Ex.: PGA só admite processadores com 370 pinos. O tipo do soquete está diretamente associado com o tipo, modelo, fabricante, arquitetura, ou seja, aos recursos que o processador oferece. Resumindo: 1. Nº de instruções; 2. Tensão (ões) de alimentação; 3. Nº de bits ou tamanho de palavra (8, 16, 32 ou 64 bits) 4. Memória cache no interior do processador. Para sabermos mais, podemos acessar o site do fabricante de processadores AMD, temos um paper ou manual, com todas as informações possíveis de um processador.

3 Constituição: Hardware de Computadores Placa-mãe
LGA-775 é um soquete do processador central de 775 contatos usados nos processadores Intel Celeron D, Pentium D, Pentium 4 modernos. LGA significa Land Grid Array, significa que os pinos em um soquete de LGA estão construídos no soquete e não no processador central.

4 Outros tipos de soquete:
Hardware de Computadores Placa-mãe Outros tipos de soquete: AMD Athlon socket 754  Sempron (1.6 GHz, 128 KB, soquete AM2)  Sempron (1.6 GHz, 256 KB, soquete AM2  Processador Intel P4 HT 3.2 1MB 800mhz Socket 478

5 Introdução aos conectores internos (GA - VM900M):
Hardware de Computadores Placa-mãe Introdução aos conectores internos (GA - VM900M):

6 Hardware de Computadores Placa-mãe
Ponte norte Ponte sul RAM DDR2 Soquete PCI PCI Ex. x1/x16 Bat. CMOS IDE SATA ATX / FONTE FDD PAINEL FRONTAL

7 Chipset : Hardware de Computadores Placa-mãe
 O chipset é de longe o componente mais importante da placa mãe. Excluindo o chipset, a placa mãe não passa de um emaranhado de trilhas, conectores, reguladores de tensão e controladores diversos. Placas que utilizam o mesmo chipset, tendem a ser muito semelhantes, mesmo quando fabricadas por fabricantes diferentes. Assim como os processadores, os chipsets evoluíram de forma surpreendente nas últimas décadas.  Nos primeiros PCs, os chips controladores da placa mãe ficavam espalhados em diversos pontos da placa. Não é preciso dizer que este design não era muito eficiente, já que mais componentes significa mais custos. Com o avanço da tecnologia, os circuitos passaram a ser integrados em alguns poucos chips. Isto trouxe duas grandes vantagens: a primeira é que, estando mais próximos, os componentes podem se comunicar a uma velocidade maior, permitindo que a placa mãe seja capaz de operar a freqüências mais altas. As segunda é a questão do custo, já que produzir dois chips (mesmo que mais complexos) sai mais barato do que produzir vinte.

8 Chipset : Hardware de Computadores Placa-mãe
 Assim como os demais componentes, os chipsets evoluíram e incorporaram mais funções. Nos micros 386, até mesmo as interfaces IDE e portas seriais eram adicionadas através de placas adicionais, enquanto a maioria das placas atuais oferece, além das interfaces básicas, também interfaces vídeo, som e rede onboard. Ou seja, oferecem a um custo muito baixo funções que antes precisavam ser adicionadas através de placas extras.  A grande maioria dos chipsets segue o projeto tradicional, onde as funções são divididas em dois chips, chamados de porte norte (north bridge) e ponte sul (south bridge). Nos últimos anos esta designação anda um pouco de moda, com os fabricantes adotando nomes pomposos, mas ainda pode ser utilizada como uma definição genérica.  A ponte norte é o chip mais complexo, que fica fisicamente mais próximo do processador. Ele incorpora os barramentos "rápidos" e funções mais complexas, incluindo o controlador de memória, as linhas do barramento PCI Express, ou o barramento AGP, além do chipset de vídeo onboard, quando presente.

9 Chipset (GA - VM900M): Hardware de Computadores Placa-mãe N S
Características de Chipsets: - Memória RAM máxima que o chipset endereça. - Memória cache máxima que o chipset acessa. - Memória RAM máxima que o chipset acessa, utilizando a memória cache externa L2, quando a placa-mãe possui L2 externa. - Tipos de memória RAM que o chipset acessa, - Tipos de cache L2 que o chipset reconhece, quando a placa-mãe possui L2 externo. - Capacidade de operação com mais de um processador (multiprocessamento). - Padrões de disco rígido UDMA/33, UDMA/66 e UDMA/3 00. - Barramentos que o chipset pode acessar, como AGP, USB e Firewire. - Freqüência máxima de operação. - Modo de operação do barramento AGP. N S

10 Chipset (resumindo): Hardware de Computadores Placa-mãe
 Chipset é um conjunto de circuitos eletrônicos montados num tablete de silício sendo construídos com tecnologia VLSI (Very Large Scale Integration). As modernas placas de CPU trazem um ou vários chipset incorporados. O chipset engloba todos os circuitos adicionais. Por isso, é também chamada de Circuito de Apoio ou Lógica Adicional e contém circuitos de apoio ao processador, às memórias, às interfaces e ao barramento. Esses circuitos geram os controles necessários para o trabalho do processador. Ponte Norte  Esse circuito é de grande importância. Ele controla o sistema (portanto, é chamado controlador do sistema). O desempenho da placa-mãe depende dele. O circuito Ponte Norte controla a memória, a ponte de barramento local-PCI e a ponte de barramento local-AGP. Placas mais recentes trazem a Ponte Norte com dissipador de calor. Outras trazem um ventilador acoplado ao dissipador. Ponte Norte é um circuito de grande importância para o chipset, pois faz controle da memória RAM e da memória Cache. Ele determina a quantidade máxima de memória RAM que a placa-mãe pode endereçar, os padrões de memória que reconhece, assim como a quantidade máxima de memória cache aceitável.

11 Chipset (resumindo): Hardware de Computadores Placa-mãe Ponte Sul
 Esse circuito faz o controle de periféricos, portanto é chamado controlador de periféricos. Ele faz ponte entre o barramento PCI e o barramento ISA, controla os periféricos on-board (integrados à placa-mãe), como as portas IDE1 e IDE2. Faz controle de barramentos externos de expansão (FireWire e USB). A Ponte Sul contém o controlador de DMA, o controlador de interrupções, a CMOS (memória que contém a configuração do Setup) e o relógio de tempo real (RTC). O circuito superI/O controla teclado, unidades de disquetes e portas seriais e paralela. O super I/O está ligado à Ponte Sul. Em alguns chipsets, as funções do super I/O estão integradas à Ponte Sul. Outro circuito faz controle de outros periféricos integrados, como vídeo, som e modem. Fabricantes Intel ATI Technologies NVIDIA VIA Technologies Silicon Integrated Systems

12 Manual da placa-mãe Gigabyte GA-VM900M:
Hardware de Computadores Placa-mãe Material de apoio: Manual da placa-mãe Gigabyte GA-VM900M: Anatomia de uma placa-mãe: Processadores Chipsets:


Carregar ppt "Introdução: Hardware de Computadores Placa-mãe"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google