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Aula 2: Fontes primárias

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Apresentação em tema: "Aula 2: Fontes primárias"— Transcrição da apresentação:

1 Aula 2: Fontes primárias
Pesquisa quantitativa

2 Como se fazem pesquisas de opinião?
Fonte: ALMEIDA, Alberto Carlos. Como são feitas as pesquisas eleitorais e de opinião. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2002 Temas centrais: Discussão sobre a confiabilidade das pesquisas. Três possíveis fontes de erro: a amostra, o questionário e o trabalho de campo.

3 1. Amostra “A pesquisa por amostragem tem por objetivo, entrevistando-se uma parcela muito pequena da população que se deseja pesquisar, realizar afirmações válidas para a população como um todo”. Pesquisas se baseiam em amostras, isto é, apenas um pequeno percentual das pessoas é entrevistado. A amostra é preferencialmente ALEATÓRIA, isto é, tem que assegurar que todas as pessoas tenham as mesmas chances de ser selecionadas. Não sendo possível, é necessário garantir que todos os estratos sociais estejam representados. A amostra tem que ser uma pequena réplica de toda a população. Exemplo:

4 Tipos de amostra Amostras probabilísticas
Amostra probabilística simples Selecionada por sorteio Requer uma lista de todas as unidades da população A probabilidade de seleção de cada unidade é dada por p=n/N (N é o número total de unidades e n o tamanho da amostra) Difícil de realizar, mas normalmente muito acurada se o tamanho da amostra for razoável Amostra sistemática Embaralha-se a lista de unidades da população Em seguida, divide-se N por n para definir o intervalo de seleção Sorteia-se um ponto de partida entre 1 e 100 Seleciona-se então as unidades somando-se 100 ao ponto de partida e assim sucessivamente. Ex: 47, ,

5 Tipos de amostra Amostra estratificada
Divide-se a população em subconjuntos e, dentro de cada um, faz-se o sorteio de uma amostra aleatória, simples ou sistemática Utiliza-se para assegurar a representatividade de cada subcategoria

6 Tipos de amostra Amostras não-probabilísticas Amostra por cotas
É o tipo mais usado em pesquisas de opinião política e intenção de voto Divide-se a população em subgrupos Calcula-se o tamanho proporcional de cada um deles Aplica-se também o cruzamento de grupos (Ex: se há 33% de mulheres de escolaridade baixa na população, este deve ser o seu percentual na amostra) A pessoa escolhida deve ter as características definidas na cota A amostra terá as mesmas proporções da população no que tange `s variáveis escolhidas para definir as cotas Tende a haver uma sub-representação na amostra das pessoas difíceis de ser encontradas

7 2. Questionário A formulação do questionário pode ter grande efeito sobre o resultado da pesquisa. Os resultados podem ser “fabricados” de maneira sutil. Perguntas abertas e fechadas Perguntas abertas: o entrevistado dá sua própria resposta Perguntas fechadas: as respostas possíveis são predefinidas Em uma pesquisa eleitoral, a resposta é espontânea quanto obtida por pergunta aberta e estimulada quando por pergunta fechada Os resultados diferem

8 2. Questionário Vantagens da pergunta aberta: nenhuma opção de resposta é “forçada”. Desvantagem: codificação e análise. Vantagens da pergunta fechada: uniformização das respostas e facilidade de análise. Desvantagem: estruturação. Elaboração de um questionário Clareza nas perguntas. Exemplo: “O(a) Sr.(a) concorda ou discorda da seguinte afirmação: eu não estou satisfeito com meu atual emprego? Utilizar uma redação balanceada: apresentar os dois lados da questão. “Desde o início do governo Lula, o(a) sr.(a) acha que a situação econômica do Brasil melhorou, ficou igual ou piorou? Evita-se assim o fenômeno da concordância. Evitar lugares-comuns. Exemplo: “O senhor concorda ou discorda da afirmação: durante a administração de fulano houve muita corrupção na prefeitura de xxxx”. Melhor seria: “O senhor já ouviu falar de algum caso de corrupção na prefeitura de xxxx?”

9 2. Questionário Elaborar perguntas e ordená-las de modo a evitar respostas socialmente aceitáveis. Ex: Pesquisa sobre preconceito racial com pergunta no fim: “O(a) Sr.(a) já votou alguma vez em Benedita da Silva?”

10 3. Análise dos resultados
Variável: uma medida que assume dois ou mais valores diferentes. Frequência simples: a contagem bruta de quantas vezes um fenômeno ocorre Frequência relativa ou proporção: a ocorrência do fenômeno em relação ao total de casos Relação entre duas variáveis: cruzamento entre a “variável independente” ou “explicativa” e a variável “dependente” ou “explicada”. Exemplo de correlação: Voto em um ou outro candidato de acordo com: (a) Local de moradia; (2) Escolaridade; (3) Avaliação do governo; (4) Preferência partidária; (5) Faixa etária; (6) Sexo


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