A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 2

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 2"— Transcrição da apresentação:

1 SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 2
O MEIO TÉNICO: A FORÇA DAS MÁQUINAS NA PRODUÇÃO E NA CIRCULAÇÃO Trecho “A Fábrica” de Charles Chaplin

2 O meio técnico é produto da Revolução Industrial
O meio técnico é produto da Revolução Industrial. Embora as técnicas sejam quase tão antigas quanto a humanidade, apenas no final do século XVIII, com a emergência da indústria, a capacidade produtiva humana tornou-se suficiente para transformar extensa e profundamente a superfície terrestre.

3 A Revolução Industrial representou a substituição do uso da energia humana ou animal pelo emprego da energia mecânica nos processos de produção dos artefatos. A combustão do carvão mineral e a máquina a vapor expandiram a capacidade produtiva humana e inauguraram a era industrial. As ferrovias e os navios a vapor promoveram uma revolução nos meios de transporte, desencadeando um crescimento inédito do comércio internacional.

4 A revolução Industrial na Inglaterra

5 Fábrica Legião Urbana Nosso dia vai chegar Teremos nossa vez Não é pedir demais Quero justiça Quero trabalhar em paz Não é muito o que lhe peço Eu quero um trabalho honesto Em vez de escravidão Deve haver algum lugar Onde o mais forte Não consegue escravizar Quem não tem chance De onde vem a indiferença Temperada a ferro e fogo? Quem guarda os portões da fábrica? O céu já foi azul, mas agora é cinza O que era verde aqui já não existe mais Quem me dera acreditar Que não acontece nada de tanto brincar com fogo Que venha o fogo então Esse ar deixou minha vista cansada Nada demais

6 Os ciclos iniciais da era industrial abriram as portas para a formação da economia-mundo, ou seja, para a incorporação de todos os povos e continentes nos fluxos mercantis e circuitos de investimentos centralizado pelas potências industriais. Foi então que o imperialismo – anexando novas áreas coloniais na África e na Ásia e influenciando fortemente regiões da América Latina – criou um verdadeiro mercado de dimensões planetárias e uma nova divisão internacional do trabalho.

7 Imperialismo Política expansionista e colonialista na qual os países mais ricos e desenvolvidos em todas as atividades humanas, impõem aos países subdesenvolvidos uma dominação econômica, política, cultural, militar, administrativa, etc., o que evidentemente vai criar limites ao exercício da soberania de tais países. * consultar pg 150 – pq dicionário crítico.

8 Vídeo: A nova ordem mundial

9 O traçado das ferrovias ilumina uma das características essenciais da Geografia produzida pelo imperialismo. Nos países industrializados da Europa, foram construídos troncos principais complementados por uma densa rede de trilhos que se espalharam em todas as direções, facilitando o transporte no interior do território e unificando o mercado interno. Nos Estados Unidos, os grandes ramais ferroviários cortaram transversalmente o território e ajudaram a conquistar e integrar o oeste agrícola ao nordeste industrial.

10 Contudo, na África, Ásia e América Latina, as ferrovias nasceram para ligar as regiões produtoras de matérias- primas aos portos exportadores. A configuração da rede ferroviária da África no século XIX serve de espelho para compreender a organização do espaço produzida pelo imperialismo. O mercado externo funcionava como principal motor da economia. As redes de transporte, em vez de integrar, fragmentavam os espaços nacionais. * ver mapa pag 18 do Caderno do aluno

11 Leitura e análise de imagem
Obseve as imagens a seguir:

12 Tomando-se por base as figuras observadas na página anterior, discuta com seus colegas e seu professor alguns impactos da implantação da atividade industrial: Nas condições ambientais da cidade; Na qualidade de vida dos seus habitantes; Na alteração da vida cotidiana com a instalação de indústrias;

13 Etapa 1 – O impacto da revolução Industrial no mundo
Leitura e análise de texto: Texto 1 O sistema de trabalho das corporações envolvia um pequeno mercado no qual o produtor fabricava a mercadoria de acordo com o interesse do seu freguês, que se deslocava ao local de trabalho e fazia a encomenda diretamente. À medida que as relações comerciais foram se ampliando além dos limites da cidade, ultrapassando as fronteiras nacionais e atravessando, inclusive, os oceanos, o sistema de trabalho das corporações entrou em colapso. Elaborado por Raul Borges Guimarães

14 Texto 2 A Revolução Industrial foi um processo que se alastrou pelo território britânico, tornando tão importantes quanto Londres, cidades como Manchester, Liverpool e Yorkshire, já que o novo processo produtivo gerava todo o tipo de mercadoria: artigos de algodão e de lã, de ferro e de couro, de madeira e porcelana. Produzidas em larga escala e com baixos preços, as mercadorias inglesas tomaram conta dos mercados latino- americanos, destruindo as manufaturas têxteis e a produção colonial de cerâmicas e objetos de metal. Elaborado por Raul Borges Guimarães

15 Com base nesses textos, procure identificar e elaborar argumentos para fundamentar a seguinte ideia:
“O surgimento da indústria é uma revolução não somente técnica, mas social e econômica, porque transformou completamente o mundo em um sistema técnico único e integrado”.

16 LIÇÃO DE CASA Explique a diferença entre o traçado das ferrovias do continente africano e o traçado das ferrovias do continente europeu. A Revolução Industrial também se caracterizou pelo surgimento de novos meios de transporte e de comunicação. O navio a vapor, inventado em 1807, e as ferrovias, que se espalharam pelo mundo em meados do século XIX, assim como as linhas telegráficas, assinalaram o início de uma nova era. Destaque pelo menos duas características geográficas importantes dessa nova era.

17

18

19 Mauá – O Imperador e o Rei
Sugestão de filme: Mauá – O Imperador e o Rei imperador-e-o-rei-youtube/#_


Carregar ppt "SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 2"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google