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Comunicação Integrada CONCEITO DE COMUNICAÇÃO INTEGRADA DE MARKETING.

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Apresentação em tema: "Comunicação Integrada CONCEITO DE COMUNICAÇÃO INTEGRADA DE MARKETING."— Transcrição da apresentação:

1 Comunicação Integrada CONCEITO DE COMUNICAÇÃO INTEGRADA DE MARKETING

2 Comunicação Integrada MÍDIA

3 Elemento importante da comunicação. Permite a adequação dos veículos de comunicação com o objetivo de levar a mensagem ao público desejado, no momento adequado, nos lugares pretendidos e na intensidade certa.

4 Comunicação Integrada Perfis dos meios de Comunicação

5 Comunicação Integrada FaixaTVTV ass.RádioWebJornalRevistaCinema 10/14 anos 99199223327119 15/1999249527477430 20/2998209423536622 30/3998169113495511 40/499717881151486 50/64971982646405 65+951772237272 Penetração das mídias por faixa etária - %

6 Comunicação Integrada MídiasFreqüênciaHomensMulheres TVPelo menos uma vez por semana98 TV ass.Pelo menos uma vez por semana2117 RádioPelo menos uma vez por semana9089 InternetPelo menos uma vez por semana1813 JornalNos últimos 7 dias5242 RevistaNos últimos 7 dias5359 CinemaPelo menos uma vez por mês1612 Penetração das mídias por sexo - %

7 Comunicação Integrada Penetração das mídias por classe econômica - % FaixaTVTV ass.RádioWebJornalRevistaCinema A199779159849155 A299619047778542 B199399036677630 B299239022586619 C991090844528 D96488225363 E811 113250

8 Comunicação Integrada Anunciantes por segmentoParticipação dos meios

9 Comunicação Integrada Internet Classe econômica Faixa Etária

10 Comunicação Integrada Principais conceitos utilizados em mídia

11 Comunicação Integrada Audiência Maior número de consumidores com quem queremos falar ou enviar a nossa mensagem sobre nossos produtos e marcas. Audiência é o percentual sobre o universo (100%) de domicílios ou pessoas atingidas por um veículo em determinado universo.

12 Comunicação Integrada Emissoras sintonizadas AABCCCAA EmissorasAudiência A40% B10% C30% Total80%

13 Comunicação Integrada No universo de dez pessoas pesquisadas, considerando três emissoras, A, B e C, há a seguinte situação de audiência: A: quatro pessoas sintonizadas a emissora A; portanto, quatro pessoas em dez representam 40% da audiência. B: uma pessoa sintoniza a emissora B; portanto, uma em dez representa 10% de audiência. C: três pessoas sintonizam a emissora C; portanto, três em dez representam 30% de audiência. Chegamos assim a 80% de audiência, porque as outras duas pessoas que não sintonizam nenhuma emissora representam os 20% restantes dos 100% do universo pesquisado.

14 Comunicação Integrada Qualificação ou perfil da audiência É a composição da audiência atingida por um veículo publicitário, separada por sexo, faixa etária, classe socioeconômica, nível de instrução, nível de ocupação, presença de filhos ou não etc.

15 Comunicação Integrada X X X ProgramasHomensMulheresTotal A20%80%100% B50% 100% C40%60%100% A B CXX X X X X X X X Audiência 50% 20% 50%

16 Comunicação Integrada Nesse exemplo consideramos os programas A, B e C. Consideramos também, homens e mulheres e ainda as audiências. Assim, em A há 4 mulheres em 5 (80%) sintonizadas no programa, e 1 homem em 5 (20%), sendo que o total de pessoas sintonizadas (10%) 5 vêem o programa, o que representa 50% de audiência. Em B, há dois telespectadores, sendo 1 mulher (50%) e 1 homem (50%); portanto, duas pessoas sintonizadas, o que representa 2 em 10, ou seja, 20% de audiência. No C, há 2 homens em 5 (40%) e 3 mulheres em 5 (60%) sintonizados no programa. Se são 5 consumidores em 10, atingimos 50% de audiência.

17 Comunicação Integrada Índice de afinidade É o coeficiente que compara a audiência do programa na população com a audiência no segmento de público que deverá ser atingido. Audiência População Audiência do segmento X100

18 Comunicação Integrada ProgramasPopulaçãoMulheresÍndice de Afinidade A50%67%134 B20%17%85 C50% 100 Audiência Quanto maior for o índice de afinidade, maior será a afinidade do programa com o público analisado.

19 Comunicação Integrada Participação da Audiência Meio de analisar a participação de cada emissora no universo pesquisado. EmissoraAudiênciaParticipação A40%40/80 = 50% B30%30/80 = 37,5% C10%10/80 = 12,5% Ligados80%80/80 = 100%

20 Comunicação Integrada Alcance ou cobertura É o número de domicílios ou pessoas atingidas por uma determinada programação pelo menos uma vez, dentro de um determinado período de tempo.

21 Comunicação Integrada X X XA B CXX X X X X X X X Audiência 50% 20% 50% 123456 A exposição da mensagem alcançou seis pessoas que viram pelo menos uma vez o comercial, portanto, 60% de alcance.

22 Comunicação Integrada Freqüência Média É o número de vezes em que um domicílio ou uma pessoa é exposta à mensagem, em um determinado período de tempo.

23 Comunicação Integrada X X XA B CXX X X X X X X X Audiência 50% 20% 50% 2210220300 = 12 +++++++++ FM = 12/6 (seis pessoas atingidas) = 2

24 Comunicação Integrada GRP É a somatória de todas as audiências domiciliares alcançadas por uma determinada campanha. O resultado desta somatória é igual à multiplicação do alcance pela Freqüência Média. Podemos dizer que o volume de GRP é a quantidade de propaganda que estamos levando para o consumidor. (Gross Raiting Point) - Pontos Brutos de Audiência ou Audiência Bruta Acumulada

25 Comunicação Integrada X X XA B CXX X X X X X X X Audiência 50% 20% 50% GRP = Alcance (60) x FM (2) = 120 O GRP mede a exposição potencial de um comercial. Desse modo, um GRP 120 significa uma exposição potencial de uma mensagem a 100% dos lares com TV por 1,2 vez.

26 Comunicação Integrada Custo por Mil Conceito baseado na relação custo/pessoas atingidas por uma programação. Quanto custa para a minha mídia atingir MIL consumidores.

27 Comunicação Integrada Custo Total = 1.139.000,00Pessoas atingidas = 6.534.000 CPM = (CUSTO/PESSOAS) X 1.000 1.139.000 / 6.534.000 X 1000 = R$ 174,31


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