A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PROCESSO DE ENFERMAGEM

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PROCESSO DE ENFERMAGEM"— Transcrição da apresentação:

1 PROCESSO DE ENFERMAGEM
Docente: Isabely Pereira Cavalcante de Sousa

2 Definição Método que proporciona ordenamento e direcionamento ao trabalho de enfermagem. É um método para organização e prestação de assistência de enfermagem. (POTTER;PERRY, 2002) O processo de enfermagem (PE) fornece estrutura para a tomada de decisão durante a assistência de enfermagem, tornando-a mais científica e menos intuitiva. (TANURE; GONÇALVES, 2008)

3 Histórico A expressão Processo de Enfermagem ainda não era utilizada na segunda metade do século XIX, muito embora, à época, Florence já enfatizasse a necessidade de ensinar as enfermeiras a observar e a fazer julgamentos sobre as observações feitas; O termo PROCESSO foi mencionado pela primeira vez em 1955 por Lydia Hall; Em 1967, o Processo de Enfermagem foi descrito por Helen Yura e Mary B. Walsh com quatro fases: coleta de dados, planejamento, intervenção e avaliação;

4 Na segunda metade dos anos 1960, Wanda A
Na segunda metade dos anos 1960, Wanda A. Horta, baseada em sua teoria, apresentou o PE com os seguintes passos: Histórico de enfermagem, Diagnósticos de enfermagem, Plano assistencial, Plano de cuidados ou prescrição de enf, evolução e prognóstico de enfermagem; Na década de 70, Roy (1975) e Aspinal (1976) classificam o Processo de Enfermagem em cinco fases: Histórico de Enfermagem, Diagnóstico de Enfermagem, Planejamento, Implementação, Avaliação. Na atualidade o cuidado de enfermagem direciona-se a recuperação do bem-estar do indivíduo fundamentado num conhecimento científico e na autonomia profissional.

5 Como prescrever sem antes coletar dados e diagnosticar problemas?
LEI Nº 7498/86 Se refere ao Exercício da Enfermagem, que dispõe como atividades privativas do enfermeiro a Consulta de Enfermagem e Prescrição da Assistência de Enfermagem. Como realizar uma consulta sem seguir um método científico (processo de enfermagem)? Como prescrever sem antes coletar dados e diagnosticar problemas?

6 Organização Histórico de Enfermagem: Coleta de Informações;
Diagnóstico de Enfermagem: Identificar os problemas; Planejamento: Elaboração do plano de cuidados; Implementação: Execução do plano; Avaliação: Eficácia do plano.

7 Relação entre as etapas do PE
Histórico e Diagnóstico: Ao coletar as informações, começa-se a interpretar; Diagnóstico e Planejamento: Perceber os problemas e elaborar um plano adequado; Planejamento e Implementação: O plano orienta as intervenções realizadas durante a implementação; Implementação e Avaliação: Atingiu os resultados planejados? A avaliação envolve o exame de todas as etapas do processo de enfermagem.

8 Vantagens do Processo de Enfermagem
Ajuda a assegurar que as intervenções sejam elaboradas para o individuo e não apenas para a doença; Agiliza os diagnósticos e o tratamento dos problemas de saúde; Reduz a estadia no hospital; Melhora a comunicação e previne erros, omissões e repetições desnecessárias.

9 Referências Bibliográficas
Tanure, M. C. e Gonçalves, P. M.A, SAE sistematização da assistência de enfermagem: Guia prático, editora Guanabara koogan, 2008 e 2010. BRUNER, L.S., SUDARTH, D.S.Tratado de enfermagem médico-cirúrgica.9 ed. Rio de Janeiro, Guanabara Koogan, 2002, v.1.


Carregar ppt "PROCESSO DE ENFERMAGEM"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google