A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Comunicação, Terceiro Setor e Responsabilidade Social

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Comunicação, Terceiro Setor e Responsabilidade Social"— Transcrição da apresentação:

1 Comunicação, Terceiro Setor e Responsabilidade Social
Profª Drª Mariângela Haswani (ECA-USP).

2 Como medir a RSE? Duas questões: É possível avaliar a situação da responsabilidade social de uma empresa? Existem mecanismos disponíveis para isso?

3 Indicadores de responsabilidade social do Instituto Ethos
Indicadores Ethos de Responsabilidade Social Empresarial – ponto de partida para as empresas interessadas em avaliar sua gestão em responsabilidade social e sustentabilidade. Com o preenchimento dos Indicadores Ethos, as empresas fazem seu autodiagnóstico e levantam subsídios para o planejamento estratégico em sete temas: Valores, Transparência e Governança Público interno Meio ambiente Fornecedores Consumidores e clientes Comunidade Governo e sociedade

4 Indicadores de responsabilidade social do Instituto Ethos
O preenchimento dos Indicadores Ethos é feito internamente pela empresa, a partir de um processo participativo envolvendo diferentes áreas e níveis hierárquicos. Em seguida, as respostas são passadas para um sistema on-line, que calcula os desempenhos da empresa em cada indicador e os apresenta em um relatório final, chamado de Relatório de Diagnóstico.

5 Indicadores de responsabilidade social do Instituto Ethos
Os resultados apresentados pela empresa compõem o banco de dados formado por todas as empresas que responderam o questionário e a média do grupo de benchmark é extraída com base no desempenho das empresas que obtiveram as dez melhores colocações. Tem-se, portanto, uma base referencial para avaliar a real situação de cada empresa interessada.

6 Indicadores de responsabilidade social do Instituto Ethos
Outras iniciativas em sustentabilidade: Diretrizes para Relatórios de Sustentabilidade (G3) da Global Reporting Initiative (GRI). Iniciativa conjunta da organização não governamental Coalition for Environmentally Responsible Economies(Ceres) e do Programa das Nações Unidades para o Meio Ambiente (Pnuma), com o objetivo de aumentar o rigor e melhorar a qualidade e a aplicabilidade dos relatórios de sustentabilidade. Metas do Milênio. Os oito Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) se desdobram em 18 metas, às quais é associada uma série de indicadores socioeconômicos, assumidos pelos países membros das Nações Unidas a serem atingidos até 2015. Norma ABNT NBR ISO Amplo guia de diretrizes sobre responsabilidade social capaz de orientar organizações em diferentes culturas, sociedades e contextos. A norma foi criada por meio de um processo participativo que contou com o envolvimento de mais de 400 pessoas, de 78 países, e de cerca de 40 organizações internacionais e regionais.

7 Indicadores de responsabilidade social do Instituto Ethos
Norma SA Primeira norma voltada para a melhoria das condições de trabalho, abrangendo os principais direitos dos trabalhadores (saúde e segurança, liberdade de associação, limite de horas de trabalho, compensação, garantias contra trabalho infantil, trabalho forçado e discriminação) e certificando seu cumprimento por meio de auditorias independentes. Pacto Global (Global Compact). Programa da Organização das Nações Unidas que busca mobilizar a comunidade empresarial internacional na promoção de dez princípios fundamentais, abordando direitos humanos, direitos do trabalho, proteção ambiental e combate à corrupção.


Carregar ppt "Comunicação, Terceiro Setor e Responsabilidade Social"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google