A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ÉTICA E RESPONSABILIDADE SOCIAL

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ÉTICA E RESPONSABILIDADE SOCIAL"— Transcrição da apresentação:

1 ÉTICA E RESPONSABILIDADE SOCIAL
MÓDULO 5 Prof. Dr. Carlos Alberto Rodrigues da Silva

2 Indicadores de Responsabilidade Social
ÉTICA E RESPONSABILIDADE SOCIAL Indicadores de Responsabilidade Social

3 Responsabilidade Social As 7 Diretrizes do Instituto Ethos:
Adoção de Valores e trabalho com transparência (Valores e Transparência) Valorização dos colaboradores (Público Interno) Fazer mais pelo Meio Ambiente (Meio Ambiente) Comprometimento de parceiros e fornecedores (Fornecedores) Proteção dos clientes e consumidores (Consumidores e Clientes) Promover a Comunidade ( Comunidade) Compromisso com o bem de todos (Governo e Sociedade)

4 Indicadores de Responsabilidade Social
AA 1000 Princípios para a Responsabilidade Corporativa global Global Compact Global Reporting Initiative (GRI) Dow Jones Sustainability Index

5 Responsabilidade Social – Mercado
Quais são os três objetivos de negócios mais importantes que a reputação da empresa permite alcançar? 15% 67% 2% 52% 70% 77% 8% 43% 29% 55% 62% 73% Outros Ajuda para resistir ao impacto de uma crise Aumento de preço das ações Aumento de vendas Promoção de transações de parcerias estratégicas Recrutamento e conservação de funcionários Total Brasil Fonte: Pesquisa Hill & Knowlton publicada no Jornal Valor 20/07/04

6 RSE – Sinais da Sociedade
CIAs internacionais no Brasil possuem menor índice de confiança para trabalhar em favor da sociedade Base: total da amostra (1000 entrevistas) Fonte: G4t – Resposta estimulada As Nações Unidas ONGs como grupo de defesa do meio ambiente e da área social Governo federal Grandes cias brasileiras A imprensa e a mídia Sindicato dos trabalhadores Muita + alguma confiança % Cias internacionais no Brasil

7 Indicadores Ethos de Responsabilidade Social
VALORES, TRANSPARÊNCIA E GOVERNANÇA; PÚBLICO INTERNO; MEIO AMBIENTE; FORNECEDORES; CONSUMIDORES E CLIENTES; COMUNIDADE; GOVERNO E SOCIEDADE;

8 Indicadores de Responsabilidade Social

9 Indicadores de Responsabilidade Social

10 Indicadores de Responsabilidade Social

11 Indicadores de Responsabilidade Social

12 Indicadores de Responsabilidade Social

13 Indicadores de Responsabilidade Social

14 Indicadores de Responsabilidade Social

15 Indicadores de Responsabilidade Social

16 As Metas do Milênio Erradicar a extrema pobreza e a fome;
Atingir a Universalização do Ensino Fundamental; Promover a igualdade entre os sexos e a autonomia das mulheres; Reduzir a mortalidade infantil; Melhorar a saúde materna; Combater a Aids, a malária e outras doenças; Garantir a sustentabilidade ambiental; Promover a parceria;

17 Transparência e Governança Corporativa
ÉTICA E RESPONSABILIDADE SOCIAL Transparência e Governança Corporativa

18 Público Fornecedores Meio Ambiente Público interno Sociedade/
Sustentabilidade Empresa Transparência Sociedade/ Governo Consumidores Acionistas Comunidade Ética

19 Transparência “Quando uma organização permite que toda e qualquer conduta possa ser integralmente registrada, verificada, analisada e submetida a um juízo de valor sob uma perspectiva ética.”

20 Governança Corporativa
“Sistema pelo qual as sociedades são dirigidas e monitoradas, envolvendo os relacionamentos entre acionistas/cotistas, Conselho de Administração, diretoria, auditoria independente e Conselho Fiscal.”

21 GOVERNANÇA CORPORATIVA ÉTICA
Transpa-rência Equidade Prestação contas Responsabilidade corporativa ÉTICA

22 Vantagens da Governança Corporativa
Melhora do desempenho coletivo; Sustentabilidade da organização; Redução de custos e aumento da produtividade; Acesso ao capital a custos mais baixos; Valorização da marca e da reputação da empresa; Gestão do risco; Valorização do capital humano; A transparência na gestão é refletida no mercado através do interesse de investidores;

23 Sustentabilidade Três áreas interdependentes: social, econômica e ambiental; Equidade intergeracional: a sustentabilidade só é verdadeira se for passada de geração para geração; Capacidade de continuidade no tempo;

24 Empresa Sustentável Economicamente Responsáveis;
Legalmente Responsáveis; Social e Ambientalmente Responsáveis; Capacidade de continuidade no tempo;

25 Sustentabilidade GOVERNANÇA SOCIAL Governo Empresas 3º Setor Cidadãos

26 O que leva uma empresa a organizar um projeto social?
Nível de comprometimento? Está preocupada com questões sociais ou está acompanhando um modismo?

27 Filantropia Tradicional
Filantropia = “Amor a Humanidade” “Indivíduos que, voluntariamente, atendem aos necessitados, mas de forma assistencialista, isto é, partindo das necessidades básicas de sobrevivência do ser humano, como alimentação, vestimenta, albergue etc.”

28 Nova Filantropia Atender aos direitos do cidadão, colocando também em evidência a questão da sustentabilidade do planeta e do próprio homem dentro dele. Não aceita a exclusão de milhões de seres humanos do acesso ao desenvolvimento e felicidade. Se expande do social para o ambiental, para o econômico e para o político. Entender o investimento social como uma relação com o desenvolvimento sustentável da humanidade como um todo.

29 Ação Social, Investimento Social Privado e Responsabilidade Social
A ação social - define qualquer atividade executada em caráter não obrigatório para atender à comunidade. Em geral, não são planejadas nem avaliadas quanto aos resultados alcançados; Investimento social privado - repasse voluntário e planejado de recursos privados para projetos sociais, ambientais e culturais de interesse público; Responsabilidade Social Empresarial - conjunto de atividades e iniciativas de sentido estratégico, que têm como objetivo preparar as empresas para responder a um conjunto de questões com as quais elas estarão cada vez mais confrontadas;

30 Mitos sobre a Responsabilidade Social
Custa Caro ser uma Empresa Socialmente Responsável; Para ser Socialmente Responsável, é necessário ser uma Grande Empresa; Para que as empresas sejam Socialmente Responsáveis, é necessário que elas constituam institutos ou fundações; A empresa está assumindo um papel que é do governo

31 Programas de Voluntariado
Colaboradores voluntários podem ser mais produtivos por trabalharem numa empresa na qual é possível realizar ações de interesse público; O voluntariado é uma estratégia corporativa, com foco no indivíduo e na sustentabilidade; Deve ser capaz de mobilizar os colaboradores, estimulá-los, torná-los responsáveis com os compromissos assumidos e conquistar o envolvimento da comunidade; Precisa ser encarado com profissionalismo, ter gerenciamento adequado, critérios de reconhecimento e valorização, e ser considerado como um projeto da organização, e não uma ação isolada e fora dos interesses da empresa;

32 Marketing Social “Processo de planejamento e execução de atividades e programas que procuram aumentar ou otimizar a aceitabilidade de idéias que visam beneficiar a sociedade, sem visar lucro”. Francy Teixeira “Tecnologia de administração da mudança social, associada ao projeto, à implementação e ao controle de programas voltados ao aumento da disposição de aceitação de uma idéia ou prática social em um ou mais grupos de adotantes escolhidos como alvo”. Kotler

33 Marketing Comercial x Marketing Social
Diferenças principais: Produtos tendem a ser mais complexos; Demanda é mais variada; Envolvimento com consumidor é mais intenso; Competição é mais sutil e variada;

34 Diretrizes do Marketing Social
Participação ativa do cliente; Princípio da troca; Escopo de longo prazo; Amplo espectro;

35 Mix do Marketing Social
Produto - Conceito amplo: bem tangível ou intangível, aspectos de qualidade, opções, embalagem, tamanho, garantias e ampliações. Preço - Avaliação de custos, descontos na aquisição, deduções, prazos, custos não monetários, tais como tempo, esforço e tensão. Praça - Canais de distribuição e logística, localização, estoques e meios de transporte.

36 Mix do Marketing Social
Promoção - Propaganda, promoção pessoal, relações públicas e promoção de vendas. Envolvimento de formadores de opinião. Pessoal - Montagem e preparação da equipe de trabalho. Processo - O que os adotantes terão de fazer para adquirir o produto ou serviço ou quais mudanças de comportamento serão necessários.

37 Construindo um Programa de Marketing Social
1. Conheça seu cliente; 2. segmente seu público; 3. posicione seu produto; 4. conheça seus concorrentes; 5. vá aonde está seu público; 6. utilize o marketing integrado; 7. planeje suas campanhas; 8. faça parcerias; e 9. veja o que pode ser feito para melhorar da próxima vez;

38 Marketing Social - Etapas
Definição do problema; Determinação das informações específicas necessárias; Seleção da Estratégia; Seleção de parceiros e suporte; Elaboração e pré-teste; Implementação do programa; Avaliação e Feedback;

39 Leitura Artigo Nova Filantropia


Carregar ppt "ÉTICA E RESPONSABILIDADE SOCIAL"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google