A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Walmor Cardoso Godoi, M.Sc.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Walmor Cardoso Godoi, M.Sc."— Transcrição da apresentação:

1 Walmor Cardoso Godoi, M.Sc. http://www.walmorgodoi.com
Banco de Dados em VB Walmor Cardoso Godoi, M.Sc.

2 Sistema de arquivos X Sistemas de Banco de Dados
Sistema de Banco de Dados Dados (arquivos) Dados (arquivos) Aplicativos Aplicativos SGBD O acesso/gerenciamento aos/dos dados é feito pelo SGBD. O SGBD funciona como uma interface entre o BD e os programas aplicativos. O acesso/gerenciamento aos/dos dados é feito diretamente pelos programas aplicativos.

3 Definições ... Dados: Algo que faz parte da realidade. são fatos que podem ser gravados e que possuem um significado implícito. Banco de Dados (BD): é uma coleção de dados relacionados: Representa aspectos do mundo real (minimundo ou universo de discurso) e mudanças no mundo real devem ser refletidas no BD. É uma coleção lógica e coerente de dados com algum significado inerente. Uma organização randômica de dados não pode ser considerada um BD. Um BD é construído em atendimento a uma proposta específica.

4 Definições .... Um Sistema Gerenciador de Banco de Dados (SGBD) é uma coleção de programas que permite aos usuários criar e manter um banco de dados. É um sistema de software de propósito geral que facilita os processos de definição, construção, manipulação e compartilhamento de bancos de dados entre vários usuários e aplicações.

5 Interação ....

6 Sistemas Comerciais dBASE: Lançado pela Ashton-Tate e posteriormente adquirido pela Borland. Possuía uma linguagem de programação própria para desenvolvimento de aplicações, teve versões para DOS e Windows, trabalhava com gerenciamento de arquivos planos baseados em listas invertidas. A partir da versão 7, os direitos foram vendidos pela Borland. Paradox: Possui ambiente integrado de desenvolvimento para criação de aplicativos. Os direitos de produção foram vendido pela Borland para a Corel. Teve versões para DOS e hoje possui apenas versões para Windows. DataFlex: Popular para ambiente Unix, mas teve versões para DOS e Windows. Possui ambiente integrado para desenvolvimento de aplicações e hoje é comercializado com o nome de Visual Data Flex. FoxBase/FoxPro: Concorrente do dBase com total compatibilidade em termos de arquivos e programas-fontes. Com recursos adicionais como a capacidade de pré-compilação dos códigos-fontes para melhorar performance. Hoje, após a aquisição pela Microsoft da Fox Software (produtora original), se chama: Visual FoxPro.

7 Sistemas Comerciais Access: é padrão em banco de dados para microcomputadores do ambiente Windows. Possui ambiente integrado que permite a criação e gerenciamento do banco de dados, desenvolvimento de aplicações e geração de relatórios. A linguagem de programação usada neste ambiente deriva do Visual Basic. Oracle: O primeiro em Banco de Dados Corporativos (cliente/servidor) possuindo grande variedade de distribuições (para Macintosh, Windows, Linux, FreeBSD, Unix) e para computadores de grande porte. É padrão SQL com uma linguagem própria para desenvolvimento de aplicações. Interbase: Foi incluído, pela Borland, nas suas ferramentas de desenvolvimento (Delphi, C++Builder, JBuider). Teve uma versão liberada como Open Source. MS-SQL Server: Produzido pela Microsoft, inicialmente era uma versão especial do Sybase. As versões atuais são independentes e opera exclusivamente sobre Windows.

8 Sistemas Comerciais Sybase SQL Anywhere: Concorre com o Oracle no mercado corporativo. Aplicações para este banco são desenvolvidas com o PowerBuilder. MySQL: Possui versões para Windows, Solaris, Unix, FreeBSD, Linux) e é gratuito. Muito poderoso, usado principalmente para desenvolvimento WEB como servidor de dados para comércio eletrônico. PostgreSQL: Gratuito e com boa aceitação. Originalmente concebido para rodar em Linux. Possui versões para Windows. Principalmente usado para comércio eletrônico juntamente com linguagem PHP. Informix: Boa escalabilidade e desempenho. Comercializado pela IBM. DB2: Produzido pela IBM, nasceu nos ambientes de grande porte, sendo posteriormente portado para plataformas mais simples (microcomputadores). Firebird: Nascido de uma iniciativa da Borland em abrir o código do InterBase 6, este sistema é open source e esbanja versatilidade e robustez. Possui recursos de trigger, store procedures e transações concorrentes.

9 Sistemas Comerciais Além dos gerenciadores, pode-se citar algumas linguagens/ferramentas de desenvolvimento, que manipulam os banco de dados desses gerenciadores: Clipper: Comumente utilizado junto ao dBase. O Brasil foi o líder mundial em vendas e uso dessa ferramenta. Joiner: Produto nacional concorrente do Clipper, produzido por uma empresa paulista chamada Tuxon Software, com versões para DOS, Unix, e algum suporte para Windows. Delphi/C++Builder/JBuilder: Ferramentas de desenvolvimento da Borland que possuem suporte nativo aos bancos de dados Interbase e MySQL. Delphi e C++Builder também podem acessar arquivos no formato dBase, Paradox e Access nativamente, enquanto outras bases de dados podem ser maipuladas através da tecnologia ODBC. Visual Basic/Visual C++: O programador pode criar aplicações que acessam bancos de dados.

10 Exemplo 01 ESCOLA Professores Disciplinas Disciplinas Disciplinas
código nome Disciplinas código professor nome Disciplinas código professor nome Disciplinas código professor nome Cursos código turma disciplina nome Alunos prontuário nome curso turma Notas prontuário curso turma disciplina média

11 SQL Express Banco de dados de 4 GB, single CPU...
3/24/2017 6:40 AM SQL Express Banco de dados de 4 GB, single CPU... Leve, fácil download pela Web Focado em cenários de dados locai Tradicionalmente MSDE, Microsoft Office Access, etc Incluido com Visual Studio (instalação opcional) Experiencia em “Design time” Pode criar e adicionar arquivos .mdf num projeto Conexão em tempo de projeto muito simplificado Auto-attach/detach Fácil de construir e instalar aplicações de dados locais © 2005 Microsoft Corporation. All rights reserved. This presentation is for informational purposes only. Microsoft makes no warranties, express or implied, in this summary.

12

13 Introdução Gerenciar BDs usando o Visual Studio 2008 e SQL Server
5 diferentes ferramentas do Visual Studio permitem interagir com databases (base de dados): Solution Explorer Server Explorer Database Diagram Designer Table Designer Query and View Designer Visual Database Tools

14 Server Explorer = Database Explorer
Criando Tabelas Express e Standard Editions do Visual Studio Server Explorer = Database Explorer BOOK Sams MSV 2008 pág. 698

15 Tutorial Esse tutorial tem o objetivo de mostrar como usar as seguintes técnicas: Criar banco de dados , tabelas , campos , índices e definir chave primária no SQL Server 2005 Express; Criar uma conexão com o banco de dados; Criar DataSets; Criar formulários com dados vinculados com operações básicas CRUD - Create , Update e Delete;

16 Crie um projeto com Windows Form com o nome appDBCompleta
Vamos criar o banco de dados que será usado na aplicação. Vamos fazer isso no próprio IDE do VB 2008; No menu Data selecione a opção Add New Data Source...; Na janela - Data Source Configuration Wizard - selecione a opção Database-> Next;

17

18 Na janela Data Source Configuration WIzard vamos selecionar uma nova conexão clicando no botão : New Connection...;

19 Na janela Add Connection vamos alterar a opção clicando no botão Change...;

20 Selecione a opção Microsoft SQL Server DataBase File - e clique no botão OK;
Nota: Se desejar que esta opção sempre seja oferecida marque a opção - Always use this selection

21 Informe um nome para identificar esse novo banco de dados (Database file name). Exemplo: DB. A seguir clique no botão OK;

22

23 É apresentada uma janela informando que a conexão que você selecionou usa um banco de dados local que não está no projeto atual, e, em seguida vem a pergunta: Você deseja copiar o arquivo para o projeto e modificar a conexão ? Cuidado... Veja a mensagem logo abaixo que procura esclarecer o que esta acontecendo. Leia com atenção (traduzida) : "Se você copiar o arquivo de dados para o seu projeto, ele será copiado para o diretório de saída (AppData) toda a vez que você rodar a aplicação."

24 O Banco de dados será apresentado na janela e você poderá visualizar a string de conexão. DB.mdf
Para continuar clique no botão Next>;

25 Na próxima janela marque a opção para salvar a string de conexão e clique no botão Next>;.

26 Como ainda não criamos o banco de dados vamos criar um dataset vazio informando o nome DBDataSet e clicando em Finish;

27 Um arquivo de banco de dados local pode ser incluído como um arquivo em um projeto e a primeira vez que você faz a conexão da sua aplicação com o arquivo de banco de dados local você pode escolher entre: criar uma cópia do banco de dados no seu projeto ou fazer a conexão com o arquivo de banco de dados existente na localização original onde foi criado. Se você escolher que deseja se conectar com um arquivo já existente , então uma conexão será criada da mesma forma que uma conexão remota é criada e o banco de dados vai permanecer na sua localização original. Se você escolher que deseja copiar o banco de dados para o seu projeto o Visual Basic cria uma cópia do arquivo de banco de dados e o inclui no seu projeto modificando a conexão de forma que ela agora irá apontar para o arquivo de banco de dados no seu projeto e não para a localização original do arquivo de banco de dados.

28 Quando você constrói o seu projeto através da opção Build, o arquivo de banco de dados pode ser copiado da pasta raiz do projeto para a pasta de saída bin (selecione a opção Show All Files na janela Solution Explorer para ver a pasta bin).

29

30 Tabela Agora vamos criar a tabela. Abra o Database Explorer e clique com o botão direito do mouse sobre o objeto Table e selecione a opção Add New Table;

31

32 A seguir defina três campos na tabela:
clienteID , nome e Defina também o campo clienteID como sendo a chave primária e do tipo identity;

33

34

35 Clique sobre a tabela criada e na opção Show Table Data informe alguns valores conforme a figura;

36

37 Selecionando o formulário , Form1
Selecionando o formulário , Form1.vb, e abrindo a janela Show Data Sources , iremos ver o dataset com os campos definidos;

38 Arraste o dataset Clientes para o formulário usando o modo Details e você verá a criação dos objetos BindingSource, BindingNavigator;

39

40

41 dilbert.com


Carregar ppt "Walmor Cardoso Godoi, M.Sc."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google