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PROJETO DE INTERIORES I

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Apresentação em tema: "PROJETO DE INTERIORES I"— Transcrição da apresentação:

1 PROJETO DE INTERIORES I
“ O vazio, a ausência, também é parte essencial do projeto” Gurgel, Mirian.

2 O que é um projeto de interiores?
Projeto - Representação gráfica do arranjo espacial pretendido. Contempla as diferentes necessidades internas de cada espaço, criando ambientes onde a forma e a função convivam de maneira que atendam ás expectativas de cada indivíduo. É a notação da escolha e combinação dos diversos elementos de um ambiente, estabelecendo relações estéticas e funcionais que dependam do fim a que este se destina.

3 Desenhos a apresentar:
Plantas, vistas e cortes: arquitetura, layout, demolição e construção, paginação de piso, elétrica/iluminação, gesso, detalhamentos, etc.

4 Estudo das Vistas

5 Material a apresentar:
Detalhamento; Memorial: explicações escritas sobre a execução, materiais, instalação, utilização; Perspectivas e/ou maquetes (conforme necessidade).

6 COMO INICIAR O PROJETO? Conhecendo os usuários;
Conhecendo as atividades; Conhecendo os espaços; Conhecendo o mobiliário; Pesquisando os materiais.

7 ETAPA I → Usuário: Conheça seu cliente.
Fazendo o BRIEFING – Programa de Necessidades levantamento das características de cada um dos indivíduos aos quais se destina o projeto: O que fazer? Para quem fazer? Como fazer? O que gosta/não gosta?

8 Briefing / Programa de necessidades
Particularidades, temperamentos, anseios, hobbies, expectativas e prioridades. Desempenho de atividades relacionadas ao ambiente - minuciosamente investigadas – equipamentos necessários. desejos do cliente: Iluminação; Mobiliário existente; Mobiliário a adquirir; Desejos particulares/especiais; Estímulos visuais; Dimensões mínimas.

9 “Priorize as necessidades de cada pessoa, de modo a garantir que futuros ajustes no projeto, se necessário, sigam corretamente a expectativa do cliente”. Gurgel, Mirian

10 O Briefing de um projeto deve ter:
membros da família: sexo/ idade/ hobbies/ escolaridade Anseios, necessidades pessoais e conjuntas e prioridades Necessidades especiais para cada familiar Número de pessoas que utilizaram os espaços coletivos e suas particularidades. O Perfil do cliente pode ser definido: várias conversas, entrevistas, reflexão, observação e uma visita ao local acompanhado do cliente.

11 Sugestões ao entrevistar seu cliente
Seja o mais agradável possível, deixe seu cliente a vontade para expressar seu desejo; Crie empatia com seu cliente, ache pontos em comum; Apresente algumas revistas ou trabalhos seus, suscintamente; Elogie a casa do cliente ou a sua pessoa; Observe o espaço do seu cliente (casa, escritório, etc) e seus usos de forma discreta; Explique que tipo de informações você precisa e pergunte se pode perguntar a vontade; Deixe seu cliente decidir que tipo de detalhes intimos deve lhe contar, não seja curioso demais; Observe o seu comportamento, gestual; Observe os tons de suas roupas e seus gostos - As pessoas falam pelo que vestem, consomem, lêem; Observar, observar e observar...

12 ETAPA II → Conheça o local do projeto. Anote as áreas dos ambientes;
Leia e analise o projeto arquitetônico; É importante a observação de todos os elementos do ambiente como: esquadrias (portas e janelas), pontos elétricos, hidráulicos, pilares e vigas, entre outros. Use da fotografia – importante para o levantamento e também como comparativo do antes com o depois. Mesmo em espaços que possuam plantas é bom conferir in loco todas as informações referentes ao local para se verificarem alterações já realizadas e informações que não constam na planta.

13 ETAPA III → Atividades e Mobiliário:
Esclareça com o cliente como, por quanto tempo e quem realizará a atividade naquele espaço; Se for alguma atividade desconhecida, leia sobre ela; Visite espaços afins por indicação do seu cliente; Visite espaços de referencia daquela atividade e converse com as pessoas que o usam. Anote ideias e sugestões de moveis, layout, peças, cores, tecidos, acabamentos. Consiga mostruario ou fotos daquilo que achar mais importante ou necessario. CONVERSE NOVAMENTE COM SEU CLIENTE, VERIFIQUE SE SUAS INFORMAÇÕES ESTAO CORRETAS.

14 ETAPA IV → Design ou o Processo Criativo
Junte e organize as informações coletadas; Elaborar um relatório com todas as necessidades enumeradas pelo cliente; Anotar todos os problemas detectados no local; Anotar as propostas das soluções ás necessidades e aos problemas encontrados. Elaborar um contrato. Projetar

15 Contrato deve conter: Nome,CPF , endereço e telefone das pessoas envolvidas; Endereço da obra, e área a ser trabalhada; Ambientes e serviços a serem executados; Etapas de elaboração e prazo de entrega; Valor do serviço por ambiente ou etapa; Multas por atraso e direitos autorais; Data e assinatura.

16 MÃOS À OBRA!!


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