A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

SISTEMA DIGESTÓRIO ANATOMIA HUMANA EVA MARIA DE MORAIS CASTANHA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "SISTEMA DIGESTÓRIO ANATOMIA HUMANA EVA MARIA DE MORAIS CASTANHA"— Transcrição da apresentação:

1 SISTEMA DIGESTÓRIO ANATOMIA HUMANA EVA MARIA DE MORAIS CASTANHA

2 Sistema Digestório Introdução
Para todas as atividades desenvolvidas pelas células do nosso corpo, é necessário o consumo de substâncias nutritivas (Ex: proteínas, vitaminas, gorduras, acúcares), as quais são obtidas no meio externo através dos alimentos que fazem parte de nossa dieta diária. Entretanto, os nutrientes da maneira em que são encontrados nos alimentos, não conseguem atravessar a parede capilar em direção ao sangue, e assim ser distribuídos para os tecidos. Ao conjunto de transformações físicas e químicas, responsáveis, por solubilizar os nutrientes, damos o nome de Digestão. Os órgãos envolvidos na digestão constituem o Sistema Digestório.

3 Sistema Digestório: Divisão Anatômica
Canal Alimentar Tubo apresentando 10 a 12m de comprimento, se estendendo da cabeça à pelve. Exemplo: Proteínas Aminoácidos Ao longo deste tubo os alimentos vão sofrendo transformações visando reduzi-los até seu constituintes elementares. Esse processo é denominado de DIGESTÃO. Glândulas Anexas Glândulas que apresentam atividade exócrina associada a alguns segmentos do canal alimentar, responsáveis por produzir e secretar para estes compartimentos, um fluído contendo substâncias denominadas ENZIMAS. As Enzimas agem sobre os alimentos, produzindo uma DIGESTÃO QUÍMICA.

4 Sistema Digestório: Canal Alimentar
Boca (1) 1 2 Faringe (2) 3 Esôfago (3) 4 Estômago (4) Intestino Delgado (5) 5 6 Intestino Grosso (6) (PUTZ; PABST, 2000.)

5 Sistema Digestório: Glândulas Anexas
(SOBOTTA, 2000) Glândulas Salivares Menores Maiores Parótidas Submandibulares Sublinguais (PUTZ; PABST, 2000.) Fígado Pâncreas

6 Cavidade da Boca / Língua
O Dorso da língua é dividido em duas partes através de um sulco em forma da letra “V”, o Sulco Terminal (1). Parte Faríngea Na parte Oral da Língua encontramos os receptores da gustação, associados as Papilas Linguais 1 Parte Oral (PUTZ; PABST, 2000.)

7 Partes de um dente típico
Coroa Colo Raiz Existem 20 dentes decíduos e 32 dentes permanentes.

8 FARINGE Divisão Limites Função

9 ESÔFAGO Tamanho Divisão Função

10 Esôfago Tubo Fibro-Músculo-Mucoso, estreitado, 25cm, responsável por conduzir o bolo alimentar, da Faringe para o Estômago. Divisão Anatômica Cervical Torácica M. Diafragma Abdominal Ao cruzar do pescoço ao abdome, sua relação com outros elementos anatômicos, determinam estreitamentos em seu calibre. (PUTZ; PABST, 2000.)

11 Esôfago / Estreitamentos
Cricóideo (1) 1 Produzido pelo M. Constrictor Inferior da Faringe. 2 Aórtico (2) Resultante da compressão do Arco da Aorta. 3 Bronquial (3) Decorrente da compressão do Brônquio Principal Esquerdo. 4 Diafragmático (4) Ocorre quando da passagem do Esôfago através do M. Diafragma. (PUTZ; PABST, 2000.)

12 Partes do Estômago Divisão (anatomia) Função
Suco gástrico  contêm ácido clorídrico, muco, enzimas e sais. Pepsina  enzima mais potente do suco gástrico que catalisa a digestão de proteínas  secretada na forma de pepsinogênio: Divisão (anatomia) Função

13 Estômago É uma dilatação do Canal Alimentar, onde os alimentos permanecem, até que sejam convertidos em Quimo, através da ação do suco gástrico, e dos movimentos de mistura proporcionados por sua musculatura. Comprimento = 25 cm Largura = 25 cm Capacidade de Armazenamento: 1,5 litro Localização: Está situado na parte superior do Abdome, abaixo do fígado, por cima do Colo Transverso do Intestino Grosso. Ocupa o HIPOCÔNDRIO ESQUERDO e o parte da Região EPIGÁSTRICA. (PUTZ; PABST, 2000.)

14 Estômago / Divisão Anatômica
Paredes: (PUTZ; PABST, 2000.) Voltada para o M. Diafragma e para o Fígado Anterior Posterior Voltada para o Pâncreas Curvatura menor Margens: Curvatura Maior (1) Curvatura Menor (2) Comunicações: Curvatura maior Superior Esôfago Óstio Cárdico Inferior Duodeno Óstio Pilórico

15 Intestino Delgado (ID)
Longo tubo, que continua o estômago, sendo continuado pelo Intestino Grosso. Participa do processo final de digestão dos nutrientes presentes no quimo. Corresponde ao segmento do Canal Alimentar onde ocorre a Absorção dos Nutrientes para o Sangue. Comprimento = Variável / 6 a 8 metros 1 Está Sub-dividido em 02 porções: Duodeno (1) (PUTZ; PABST, 2000.) 1ª porção do ID, inicia após o Óstio Pilórico, e termina em nível da flexura Duodenojejunal. Fixo - Retroperitonial Jejuno-Íleo (2) 2 2ª porção do ID, inicia em nível da flexura Duodenojejunal, e termina o Óstio Ileocecal. Móvel (PUTZ; PABST, 2000.)


Carregar ppt "SISTEMA DIGESTÓRIO ANATOMIA HUMANA EVA MARIA DE MORAIS CASTANHA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google