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UNICERP GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA

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Apresentação em tema: "UNICERP GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA"— Transcrição da apresentação:

1 UNICERP GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA
ORIENTAÇÃO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO ETAPAS DO PROJETO DE PESQUISA METODOLOGIA Profa. Msc. Vanessa Cristina Alvarenga

2 A ESTRUTURA DO PROJETO DE PESQUISA
4 - METODOLOGIA 4.1 Abordagem metodológica e Tipos de pesquisa 4.2 Local do estudo/ cenário 4.3 População e amostra/ Participantes 4.4 Instrumentos de coleta de dados 4.5 Procedimentos de análise dos dados 4.6 Questões éticas

3 QUANTITATIVO? QUALITATIVO?
METODO QUANTITATIVO? QUALITATIVO? METODOS QUANTITATIVOS CIÊNCIAS NATURAIS A realidade é focalizada através de variáveis quantificáveis Busca de leis, relação de causa-efeito Elemento básico de análise: números Conclusões a partir de dados numéricos Neutralidade e Objetividade Sujeito-objeto Métodos: matemáticos Analises estatísticas Generalização dos resultados Fisica Química Biologia

4 QUANTITATIVO? QUALITATIVO? MÉTODOS QUANTITATIVOS
CIÊNCIAS SOCIAIS CIÊNCIAS HUMANAS CIÊNCIAS POLÍTICAS METODOS QUALITATIVOS CIÊNCIAS DA SAÚDE

5 MÉTODO: QUANTITATIVO? QUALITATIVO?
MÉTODOS QUALITATIVOS Não trabalha com variáveis quantificáveis Subjetividade: interação entre pesquisador e objeto (Sujeito-sujeito) Busca descrever, compreender os significados, valores, crenças, representações que as pessoas têm sobre as coisas. Elemento básico de análise: palavra Observação longa e intensiva em ambiente natural (onde ocorre o fenômeno) Registro detalhado do que ocorreu no campo: notas, vídeos, fotos. Singularidade dos resultados: não tem o objetivo de generalizar os resultados Métodos: interpretativos (análise do conteúdo dos relatos dos sujeitos). Apresentação dos resultados através de diagramas, quadros, mapas conceituais.

6 QUANTITATIVO? QUALITATIVO?
MÉTODO QUANTITATIVO? QUALITATIVO? TEMA OBJETO VISÃO DE MUNDO PROBLEMA OBJETIVOS MÉTODO DELINEAMENTO INSTRUMENTOS Ambos buscam produzir conhecimentos Abordagens diferentes, mas igualmente legítimas Podem ser complementares

7 MÉTODOS QUANTITATIVOS
HIPÓTESE DE ESTUDO É um enunciado geral sobre a relação entre variáveis Suposição, resposta provável ou provisória para o problema Apresenta um caráter explicativo ou preditivo Compatível com o conhecimento científico Possibilidade de comprovação empírica

8 PESQUISA FENOMENOLÓGICA
METODOS QUALITATIVOS PESQUISA FENOMENOLÓGICA O pesquisador busca compreender as respostas globais do ser humano frente as experiências vividas Não parte de conceitos pré-concebidos Descreve a estrutura da experiência, incluindo os significados que os sujeitos atribuem a essa vivência

9 METODOS QUALITATIVOS PESQUISA ETNOGRÁFICA Origem na Antropologia
Descrição da cultura de um povo ou grupo social Não parte de conceitos pré-concebidos Busca compreender o conhecimento cultural de um grupo que compartilha a mesma experiência humana: mitos, crenças, tabus, valores, significados culturais. Parte do pressuposto que os significados são construídos através das interações sociais

10 METODOS QUALITATIVOS PESQUISA HISTÓRICA É uma descrição narrativa ou análise de um evento ocorrido no passado Os dados são coletados a partir de relatos verbais ou gravados. Através da pesquisa histórica fatos e erros do passado podem ser analisados e compreendidos

11 METODOS QUALITATIVOS PESQUISA - AÇÃO Pesquisa social Envolve uma ação ou resolução de um problema coletivo Envolvimento do pesquisador e os participantes da pesquisa de forma participativa ou colaborativa

12 TIPOS DE PESQUISA EXPLORATÓRIAS
Têm o objetivo de descoberta, conhecer melhor o problema, quando há pouco conhecimento acumulado, primeira aproximação de um fenômeno pouco explorado, elaboração de hipóteses para estudos posteriores. Aumentar experiência em torno de determinado tema (revisões de produção na área, concepções, tendências, etc) Exemplo: pesquisa bibliográfica para levantar a produção cientifica sobre determinada temática de interesse

13 TIPOS DE PESQUISA 2. DESCRITIVAS
Têm o objetivo de descrever as características de determinada população ou fenômeno. Pode identificar a associação/correlação entre variáveis. Exemplo: Prevalência de determinado agravo Estudo das características de um grupo Levantamento de opinião, atitudes e crenças

14 TIPOS DE PESQUISA 3. EXPLICATIVAS
Têm o objetivo de identificar os fatores que determinam ou contribuem para a ocorrência do fenômeno. Explica o porquê e a razão das coisas. (relação causa-efeito). Podem ser realizadas a partir de estudos descritivos e exploratórios Exemplo: Pesquisas experimentais

15 TIPOS DE PESQUISA QUANTO AOS PROCEDIMENTOS TÉCNICOS
Pesquisas quantitativas Pesquisas experimentais Pesquisa quase experimentais Estudos transversais e longitudinais Ex-post facto ou correlacional: caso controle Levantamentos Pesquisa qualitativa Pesquisas de campo Estudo de Caso

16 ESTUDOS TRANSVERSAIS E LONGITUDINAIS
Pessoas de diferentes idades são estudadas em um ponto do tempo. TRANSVERSAL O mesmo grupo de pessoas é estudado em diferentes épocas LONGITUDINAL Pergunta: Como a capacidade de aprender lidar com o computador muda com a idade? Analisar e comparar as mesmas pessoas ao longo da vida: 5, 10, 15 anos Analisar e comparar crianças que têm na atualidade 5, 10, 15 anos TRANSVERSAL LONGITUDINAL

17 LEVANTAMENTOS Interrogação direta às pessoas cujo comportamento
ou opinião se deseja conhecer. 2. Participação de um numero significativo de pessoas. 3. Análise quantitativa dos dados. 4. Participação de toda população (universo): censo 5. Geralmente participa uma amostra significativa da população que é estabelecida por procedimentos estatísticos. 6. Os resultados podem ser generalizados para a população, levando em consideração a margem de erro (cálculos estatísticos). 7. Muito utilizado em pesquisas sociais.

18 A PESQUISA DE CAMPO Interrogação direta às pessoas cujo comportamento, cultura, experiência, significados se deseja conhecer. 2. Participação de pequena quantidade de sujeitos. 3. Busca o aprofundamento da questão estudada. 4. Análise qualitativa dos dados. 5. A amostra geralmente é intencional (critérios de inclusão). 6. Os resultados não podem ser generalizados para a população. 7. Muito utilizado em pesquisas sociais. 8. Estudos descritivos e exploratórios. 9. Focaliza uma comunidade, um grupo cultural, profissionais, a vida nas instituições. 10. Pode utilizar filmagens, fotos, análise de documentos. 11. O próprio pesquisador realiza todo o processo de coleta e análise dos dados. 12. O pesquisador permanece um tempo prolongado em contato com os sujeitos da pesquisa.

19 O ESTUDO DE CASO Muito utilizada nas ciências biomédicas e sociais
Estudo profundo e exaustivo de um ou poucos objetos de forma que permita um conhecimento amplo e detalhado Procedimentos metodológicos são flexíveis Resultados não generalizáveis EXEMPLOS: Estudo de síndromes raras Estudo de uma empresa, hospital ou comunidade.


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