A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Profª Ms MARIA ZÉLIA ARAÚJO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Profª Ms MARIA ZÉLIA ARAÚJO"— Transcrição da apresentação:

1 Profª Ms MARIA ZÉLIA ARAÚJO
UNIÃO DE ENSINO SUPERIOR DE CAMPINA GRANDE FACULDADE DE CAMPINA GRANDE – FAC – CG CURSO DE GRADUAÇÃO EM FISIOTERAPIA PLANO DE CURSO SOCIOLOGIA E SAÚDE Profª Ms MARIA ZÉLIA ARAÚJO CAMPINA GRANDE –

2 EMENTA Abordagem histórica da Sociologia, o método científico e o empírico. Distinção de outras formas de conhecimento e os principais enfoques relacionados com a saúde. Evolução histórica do conceito de saúde-doença no contexto da sociedade. Importância da integração da Sociologia no campo da saúde e suas implicações sociais. Abordagem analítica e crítica do sistema de saúde em seu contexto econômico, político e social.

3 OBJETIVOS GERAL ESPECÍFICOS
Favorecer aos Bacharéis em Fisioterapia os elementos teóricos e metodológicos necessários à compreensão da relação existente entre a Sociologia e a Fisioterapia, tendo em vista uma melhor integração no campo de atuação dos profissionais que irão lidar com vidas num momento de fragilidade dos mesmos. ESPECÍFICOS Conceituar a Sociologia da Saúde e apresentar o seu objeto de estudo; Mostrar a importância do conhecimento da Sociologia da Saúde para a Fisioterapia; Identificar e evidenciar o método da Sociologia da Saúde na Fisioterapia; Apresentar uma abordagem sociológica na Fisioterapia; e Conscientizar o aluno do valor da Sociologia da Saúde na sua prática profissional.

4 CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
UNIDADE I: Introdução A Sociologia: caracterização geral (Galiano, A. Guilherme) Homem e sociedade (Ferreira, Delson) Sociologia: História e desenvolvimento (Ferreira, Delson) O Positivismo sociológico (Ferreira, Delson)

5 O pensamento Marxista (Ferreira, Delson)
UNIDADE II O pensamento Marxista (Ferreira, Delson) O pensamento Weberiano (Ferreira Delson) Vesálio e a reinvenção do corpo (Ismael, J.C.) O nascimento do paciente (Ismael, J.C.) O paciente médico (Ismael, J.C.)

6 UNIDADE III: A morte no horizonte (Ismael, J.C.) Código de Ética Médica (Ismael, J.C.) Código de Ética do Fisioterapeuta Tópicos para debate: Ação Coletiva, Estratificação Social, Mudança Social, Controle Social, Stress, Status, Valores, Aborto, Alcoolismo . FILMES: Um golpe do Destino, O Amor Contagioso, O Jardineiro Fiel, Quase Deuses.

7 METODODLOGIA Aulas expositivas com participação dos alunos (dinamização das aulas) Seminários em grupo Trabalhos em equipe Uso de retroprojetor e vídeo ATIVIDADES DISCENTES: Pesquisa, seminário e trabalho

8 AVALIAÇÃO: As avaliações serão realizadas através de:
Participação, exposição de trabalhos, assiduidade e pontualidade, seminários, provas.

9 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
BÁSICOS: DEMO, Pedro. Introdução à sociologia: complexidade, interdisciplinaridade e desigualdade social. São Paulo: Atlas, 2002. FERREIRA, D. Manual de sociologia: dos clássicos à sociedade da informação. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2003. LAKATOS, E. M; MARCONI, M. A. Sociologia geral. 7. ed. São Paulo: Atlas, 1999.

10 COMPLEMENTARES ENGELHARDT, H. T. Fundamentos da bioética. 2. ed. São Paulo: Edições Loyola, 2004. LE BRETON, D. Adeus ao corpo: antropologia e sociedade. São Paulo: Papirus, 2003. MARTINS, C. B. O que é sociologia. 57. ed. São Paulo: Brasiliense PESSINI, L. Problemas atuais de bioética. 7. ed. São Paulo: Edições Loyola, 2005. PHILIPPE, A.; HERZLICH, C. Sociologia da doença e da medicina. São Paulo: EDUSC, 2001.

11 Que deus os abençoe sempre!!!
MENSAGEM a ciência é um instrumento de edificação do conhecimento. Por isso faça uso dela para ajudar na qualidade de vida dos seres humanos através das novas descobertas em prol da sociedade. Que deus os abençoe sempre!!!

12 MENSAGEM Desejai afetuosamente, como meninos novamente nascidos, o leite racional, não falsificado, para que, por ele, vades crescendo, se é que já provaste que o Senhor é benigno. 1 Pe .


Carregar ppt "Profª Ms MARIA ZÉLIA ARAÚJO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google