A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Docente: Claudia Candido

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Docente: Claudia Candido"— Transcrição da apresentação:

1 Docente: Claudia Candido
SISTEMA CARDIOVASCULAR Docente: Claudia Candido

2 APARELHO CARDIO CIRCULATÓRIO
O Aparelho Circulatório é constituído por um órgão Muscular, o Coração e Vasos Sanguíneos que permitem a circulação do sangue a todas as partes do organismo.

3 DIVISÃO DO SISTEMA CIRCULATÓRIO

4 SISTEMA SANGUÍNEO São compostos de vasos condutores do sangue (artérias, veias e capilares) e o Coração (o qual pode ser considerados como um vaso modificado).

5 SISTEMA LINFÁTICO São formados pelos vasos condutores da Linfa (capilares linfático, vasos linfáticos e troncos linfáticos) e por órgãos linfóides (linfonodos e tonsilas).

6 ÓRGÃOS HEMOPOIÉTICOS São representados pela medula óssea e pelos órgãos linfóides (baço e timo).

7 CORAÇÃO É um órgão muscular oco, que impulsiona o sangue, localizado entre os dois pulmões no espaço denominado mediastino, com a base levemente voltada para o lado esquerdo. Internamente é envolvido por uma membrana chamada Endocárdio. Externamente, por outra membrana chamada Pericárdio. A musculatura cardíaca localizada entre as duas membranas chama-se Miocárdio.

8 O coração está dividido em duas partes: coração direito e esquerdo
O coração está dividido em duas partes: coração direito e esquerdo. Cada parte divide-se em Átrios, superiormente e Ventrículos, inferiormente. Os Átrios comunicam-se com os Ventrículos correspondentes por orifícios que possuem Valvas, permitindo a passagem do sangue dos Átrios para os Ventrículos e impedindo o retorno. No lado direito temos a Valva Tricúspide e no lado esquerdo a Valva Mitral ou Bicúspide.

9

10

11

12

13

14

15 FORMA DO CORAÇÃO O coração tem a forma aproximadamente de um cone trocado, apresentando uma base, um ápice e faces (esterno-costal, diafragmática e pulmonar).

16 SITUAÇÃO O coração fica situado na cavidade torácica, atrás do esterno, acima do Músculo Diafragma sobre o qual em parte repousa, no espaço compreendido entre os dois sacos pelurais (Mediastino). Sua maior porção se encontra à esquerda do plano mediano. O coração fica disposto obliquamente, de tal forma que a base é medial e o ápice é lateral.

17 PROPRIEDADES DO MÚSCULO CARDÍACO
Excitabilidade; Automaticidade; Condutividade; Contratilidade.

18

19

20

21

22

23

24 VASOS SANGUÍNEOS Os Vasos Sanguíneos são um conjunto de canais por onde o sangue circula pelo organismo a fim de alimentar e estimular os tecidos.

25 DIVISÃO DOS VASOS SANGUÍNEOS
Os Vasos Sanguíneos são divididos em: - Artérias; - Veias; - Capilares Sanguíneos.

26 ARTÉRIAS São tubos cilindróides, elástico, nos quais o sangue circula centrifugamente em relação ao coração. Portanto, são vasos que saem do coração e conduzem o sangue para os diversos órgãos e tecidos.

27 CALIBRE Tendo em vista seu calibre, as artérias podem ser classificados em : - Artérias de grande calibre (7mm); - Artérias de médio calibre (2,5 a 7mm); - Artérias de pequeno calibre (0,5 a 2,5 mm); - Capilares arteriais (< 0,5 mm);

28 DE ACORDO COM AS FUNÇÕES AS ARTÉRIAS PODEM SER CLASSIFICADAS EM:
Elástica ou de grande calibre. Ex: Aorta; Distribuidoras ou Musculares. Ex: maior parte das Artérias do corpo. Arteríolas. São os menores ramos das Artérias e oferecem maior resistência ao fluxo sanguíneo.

29 NÚMERO O número de Artérias que irrigam um determinado órgão é muito variável, mas está em relação não apenas como volume do órgão, mas principalmente com sua importância uma estrutura recebe sangue de mais uma Artéria.

30 SITUAÇÃO As Artérias podem ser: - Superficiais; - Profundas;

31 ARTÉRIAS SUPERFICIAIS
As Artérias Superficiais geralmente são oriundas de Artérias Musculares e se destinam à pele, sendo por isso mesmo de calibre reduzido e distribuição irregular.

32 ARTÉRIAS PROFUNDAS É quase que a totalidade das Artérias, e isto é funcional pois nesta situação as Artérias encontram-se protegidas. As Artérias têm “Filia” pelos ossos e “Fobia” pela pele. As Artérias Profundas geralmente são acompanhadas por uma ou mais Veias que fazem o mesmo trajeto das Artérias.

33 NOMENCLATURA Entre os critérios utilizados para designar as Artérias, os quais comuns são: - Situação (Artéria Braquial); - Direção (Artéria Circunflexa da Escápula); - Órgão Irrigado (Artéria Renal); - Peça Óssea Contígua (Artéria Femural);

34

35 VEIAS São tubos nos quais o sangue circula centripetamente em relação ao Coração, ou seja, são vasos que chegam ao Coração e conduzem o sangue dos órgãos e tecidos para o Coração.

36 FORMA É variável de acordo com quantidade de sangue em seu interior. Quando cheias de sangue, as Veias são mais ou menos cilíndricas; quando pouco cheias ou mesmo vazias são achatadas, de secção elíptica. Fortemente distendidas apresentam-se moniliformes ou nodosas devido à presença das Válvulas.

37 CALIBRE, VEIAS TRIBUTÁRIAS OU AFLUENTES E NÚMERO

38 O número de Veias é maior do que das Artérias, não só porque é muito mais freqüente a existência de duas Veias acompanhando uma Artéria, como também pela existência de um Sistema de Veias Superficiais as quais não correspondem Artérias.

39 SITUAÇÃO De acordo com sua localização em relação as camadas do corpo humano, as Veias são classificadas em : -Veias Superficiais; -Veias Profundas;

40 VEIAS SUPERFICIAIS São subcutâneas, com frequência visíveis por transparência na pele mas calibrosas nos membros e no pescoço. Drenam o sangue da circulação cutânea e servem também como via de descarga auxiliar da circulação profunda.

41 VEIAS PROFUNDAS Podem ser solitárias isto é não acompanham as Artérias (V. Cava) ou satélites das Artérias. Numerosas Veias comunicam Veias Superficiais com Veias Profundas e são denominadas Veias comunicantes.

42 VÁLVULAS A presença de Válvulas é uma das principais características das Veias, embora haja exceções, pois estão ausentes nas Veias do Cérebro e em algumas Veias do Tronco e do Pescoço. As Válvulas são pregas membranosas da camada interna da Veia, em forma de bolso e tem como função impedir o refluxo do sangue.

43

44

45

46

47 CAPILARES SANGUÍNEOS São vasos microscópicos, interpostos entre Artérias e Veias. Neles se processam as trocas entre o sangue e os tecidos. Sua distribuição é quase universal, sendo rara sua ausência em tecidos ou órgãos, como é o caso da Epiderme, da Córnea e do Cristalino.

48 Circulação Coronária

49

50 SISTEMA LINFÁTICO É um sistema formado por vasos e Órgãos linfóides e nele circula a linfa, sendo basicamente um sistema auxiliar de drenagem, ou seja, auxiliar do sistema venoso. OBS: Linfa – É um ultra filtrado sanguíneo.

51

52 ÓRGÃOS LINFÓIDES Linfonodos; Baço; Timo;

53 FUNÇÕES E MECANISMOS DO APARELHO CIRCULATÓRIO

54 FUNÇÕES O aparelho circulatório tem como primeira função:
- Conduzir elementos nutritivos e estimulantes aos tecidos; - Função excretora; - Regulação da temperatura corpórea;

55 PEQUENA CIRCULAÇÃO É o percurso do sangue Venoso do Ventrículo Direito até o Pulmão pela Artéria Pulmonar. Nos pulmões o sangue venoso recebe oxigênio e cede gás carbônico, transformando-se em sangue arterial, que retorna ao coração no Átrio Esquerdo pelas veias pulmonares.

56 GRANDE CIRCULAÇÃO É o percurso do sangue arterial do Ventrículo Esquerdo a todo organismo, levado pela Artéria Aorta e seus ramos elementos nutritivos aos tecidos e trazendo deles os produtos metabólicos inúteis, através das Veias Cavas e seus ramos, para o Átrio Direito.

57 SANGUE O sangue é um líquido vermelho que circula no sistema fechado do coração e vasos sanguíneos. Estima-se que ele corresponda a 7% do peso corpóreo. Quando adicionamos em um recipiente um certo volume de sangue notamos, algum temo depois, a eliminação de duas partes distintas; uma parte líquida e uma parte sólida.

58

59 PLASMA O Plasma nada mais é que a parte líquida do sangue e é composto por: - Substâncias orgânicas; - Substâncias inorgânicas; - Íons; - Proteína;

60 PARTE FIGURADA OU SÓLIDA
A parte do sangue é formada pelos elementos figurados, ou seja: - Hemáceas, que também são conhecidas como Eritrócitos ou Glóbulos Vermelhos; - Glóbulos Brancos; - Plaquetas;

61 GLÓBULOS VERMELHOS São aproximadamente /mm3 de sangue, sendo que este número é maior no homem do que na mulher. Sua principal função é o transporte de gases através do sangue, ou seja, levar o oxigênio dos Pulmões às células e levar o gás carbônico destas aos pulmões para ser eliminados.

62

63 GLÓBULOS BRANCOS No indivíduo sadio, o sangue contém Leucócitos/mm3 aproximadamente. Sua principal função é combater os microorganismos que invadem nosso corpo, ou seja, formam nosso sistema de defesa.

64

65

66 PLAQUETAS As Plaquetas são as maiores células do sangue. Normalmente, há cerca de /mm3 de sangue. Possui importante papel na coagulação do sangue.

67


Carregar ppt "Docente: Claudia Candido"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google