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Logística tradicional e comércio eletrônico

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Apresentação em tema: "Logística tradicional e comércio eletrônico"— Transcrição da apresentação:

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2 Logística tradicional e comércio eletrônico

3 Conhecimento humano e conhecimento artificial

4 Tipos de soluções logísticas para o comércio eletrônico
Apenas internet - Pure-Play In-House; Terceirizadas – Outsourced; Entrega direta – Drop-ship; Internet e lojas – Click-and-mortar; Processamento local – Local fulfillment; Processamento na loja – In-store fulfillment; Quiosque de vendas – Kiosk order.

5 Apenas internet - Pure-Play In-House
O que é: Os produtos são adquiridos dos fornecedores, passam por um centro de distribuição e então são enviados aos consumidores. Vantagens: Proporciona um grande índice de controle sobre todas as operações. Chances reduzidas de alterações nos pedidos (backorders). Desvantagens: Exige conhecimento, trabalho, instalações e equipamentos e sistemas específicos. Geralmente se trabalha com somente um centro de distribuição, impossibilitando as entregas no mesmo dia e tornando as entregas no dia seguinte mais caras. Exemplo: com um centro de distribuição de m2. Submarino.com.br em um depósito de 8.000m2 e 12 Km de comprimento disponibiliza produtos.

6 Apenas internet - Pure-Play In-House

7 Apenas internet - Pure-Play In-House

8 Terceirizadas - Outsourced
O que é: Empresas terceirizadas que prestam todo o serviço de gestão dos materiais: retiram os produtos das prateleiras, embalam, entregam ao transportador e ainda se comunicam com os consumidores. Vantagens: Quando a empresa não tem tamanho suficiente para operar um centro de distribuição. Utiliza instalações de terceiros dispersas pelo país inteiro. É possível aproveitar-se das economias de escala de empresas de Logística. Maior concentração nas atividades principais. Desvantagens: Só vale a pena se a empresa tiver mais dinheiro do que tempo. Muitas empresas não estão preparadas para trabalhar em períodos com picos de demanda. Exemplo: Gap, Office Depot, Target, Borders Provedor: amazon.com

9 Terceirizadas - Outsourced

10 Terceirizadas - Outsourced

11 Terceirizadas - Outsourced

12 Entrega direta – Drop-ship
O que é: O fornecedor envia os produtos diretamente aos consumidores do vendedor, com a embalagem do vendedor. Vantagens: Não há custos relativos à Logística. Desvantagens: Pouco ou até mesmo nenhum controle sobre as operações de embalagem e envio. Os fornecedores nem sempre aceitam o uso de embalagens diferenciadas. Exemplo: CDNow.com Provedor: netship.com, dotcomdist.com, amazon.com

13 Entrega direta – Drop-ship

14 Internet e lojas – Click-and-mortar
O que é: Empresas que vendem tradicionalmente utilizam suas estruturas para comercializar produtos também pela Internet. Vantagens: Experiência de anos nas vendas tradicional pode ser transferida. Desvantagens: Muitas vezes as empresas não têm a estrutura adequada para atender a pequenos pedidos. Exemplo: nordstrom.com, saksfifthavenue.com, sears.com, barnesandnoble.com

15 Internet e lojas – Click-and-mortar

16 Internet e lojas – Click-and-mortar

17 Internet e lojas – Click-and-mortar

18 Processamento local – Local fulfillment
O que é: Empresas estimulam seus clientes a comprar pela Internet e buscar nas suas lojas físicas. Vantagens: Custo de entrega reduzido. Facilidade para o cliente devolver produtos. Pouco contato com vendedores. Desvantagens: Falta de produto para ser entregue. Tratamento inadequado ao comprador on line. Exemplo: Toys ‘R Us Provedor: Amazon

19 Processamento local – Local fulfillment

20 Processamento na loja – In-store fulfillment
O que é: As compras feitas pela Internet são atendidas através das lojas da rede ao invés de um centro de distribuição Vantagens: Redução de custos de transporte e estoque. Aumento da velocidade de atendimento. Fácil de implementar. Desvantagens: Aumento nos custos de embalagem e picking. Exemplo: Supermercados Provedor: symbol.com

21 Processamento na loja – In-store fulfillment

22 Processamento na loja – In-store fulfillment

23 Processamento na loja – In-store fulfillment
Symbol CS2000: Equipamento usado para encontrar o itens nas lojas e montar o pedido para o cliente.

24 Quiosque de vendas – Kiosk order
O que é: Os clientes podem utilizar quiosques dentro das lojas para efetuar as compras. Vantagens: Pagamento em dinheiro. Retirada feita em outra visita à loja. Conveniente para quem não dispõe de computador ligado à rede. Interação com funcionários da loja Uma gama maior de produtos pode ser apanhada próximo de casa. Desvantagens: Exemplo: rei.com possui 160 quiosques em suas 60 lojas para ajudas na comercialização de bluelight.com (Kmart) Provedor: kiosk.com, dell.com

25 Quiosque de vendas – Kiosk order

26 Loja de testes – Click-to-bricks
O que é: O cliente escolhe os produtos pela Internet e descobre qual loja os tem disponíveis e onde. Algumas Pure-Play também oferecem lojas físicas exclusivamente para test drive. Vantagens: Ao efetuar a busca o cliente já sabe se o produto está em estoque nas lojas. Alguns clientes gostam de tocar nos produtos antes de comprar. Desvantagens: Instalação de sistemas de vendas físicas com controle de estoques e ponto de venda integrados com as vendas pela Internet. Frustração do cliente se algo der errado na loja. Exemplo: food.com, circuitcity.com, webhealthcenter.com,apple.com

27 Loja de testes – Click-to-bricks

28 Terceirização A favor: Velocidade no lançamento do site;
Rápido crescimento; Foco; Baixos custos; Maior tempo para atender o cliente; Aproveitamento das capacidades dos parceiros. Contra: Nem todos os parceiros logísticos estão preparados para trabalhar com e-Commerce; Os parceiros não fazem os investimentos adequados; Falta de estrutura de TI para prestar os serviços; Pouca visibilidade de toda a cadeia de distribuição física.

29 Terceirização 120.000 destinos 220 países
4.070 escritórios e postos de atendimento 140 países como despachante aduaneiro 250 aeronaves

30 Terceirização 215 países atendidos 5.3 milhões de entregas por dia
veículos terrestres 638 aeronaves: 43 Airbus A s 51 Airbus A /300s 10 ATR 42s 25 Boeing s 94 Boeing s 45 Boeing DC10-10s 17 Boeing DC10-30s 22 Boeing MD10-10s 5 Boeing MD10-30s 42 Boeing MD11s 10 Cessna 208As 247 Cessna 208Bs 27 Fokker F-27s

31 TNT 200 países atendidos 3.7 milhões de entregas por dia
veículos terrestres 61 aeronaves 6.3 milhões de m2 em depósitos

32 United parcel Service - UPS
200 países atendidos 13.3 milhões de entregas de pacotes e documentos por dia veículos terrestres 265 aeronaves próprias: DC DC AirbusA300F4-622R - 30 MD 319 aeronaves agregadas 115 milhões de consultas diárias ao site

33 Correios 34 milhões de correspondências diárias
4.357 veículos rodoviários 7.353 motocicletas bicicletas

34 Sedex Sedex: Serviço de encomenda expressa de âmbito nacional. É utilizado para o envio de encomendas e documentos urgentes. Até 30 Kg; Sedex 10: É o Serviço de Encomenda Expressa com garantia de entrega até às 10 horas da manhã do dia útil seguinte ao da postagem; Sedex Hoje: É a modalidade super urgente do SEDEX: Você posta até às 12:00 horas e os Correios efetuam a entrega no mesmo dia. Até 5 Kg; Sedex Vip: É a modalidade de encomenda expressa prestada entre as seguintes capitais: Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília e Belo Horizonte. Permite a entrega de objetos entre as capitais citadas, no mesmo dia de postagem.

35 e-Sedex Toda a eficiência, rapidez e segurança do SEDEX, agora também na velocidade da Internet. Através dele, as empresas de comércio eletrônico podem contar com serviços sob medida para suas necessidades.

36 e-Sedex CARACTERÍSTICAS BENEFÍCIOS
- Preços exclusivos para o comércio eletrônico. - Redução do custo da remessa - Maior competitividade nos preços de venda dos produtos - Entrega até o dia seguinte ou no mesmo dia de acordo com a modalidade do serviço: Standard - entrega no dia seguinte Prioritário - entrega no mesmo dia (para objetos coletados até 12:00h) Express - entrega no mesmo dia (para objeto coletado até 17:00h) - Rapidez e segurança na entrega - Cumprimento dos prazos - Alternativas de prazos de acordo com a necessidade de cada cliente - Coleta domiciliária gratuita programada e não programada. - Isenção do custo adicional de coleta - Flexibilidade na coleta das remessas - Rapidez no atendimento ao cliente final - Entrega porta a porta: entregas de segunda a sábado, de manhã, à tarde e inclusive à noite, em três tentativas de entrega, até duas no mesmo dia. - Amplia as opções de horários de entrega - Reduz as devoluções por motivo de ausência - Agilidade no atendimento ao cliente final

37 e-Sedex CARACTERÍSTICAS BENEFÍCIOS
- Entrega vertical: efetuada no domicílio do destinatário, inclusive em prédios comerciais e residenciais - Comodidade para o cliente final - Segurança na entrega - Confirmação da entrega garantida - Aviso de não entrega: após a segunda tentativa de entrega o remetente é contactado sobre a não entrega e a possibilidade de devolução, reendereçamento, ou nova tentativa de entrega. - Redirecionamento para efetivação da entrega - Controle e acompanhamento das remessas não entregues - Rastreamento (tracking and tracing) informações on-line para acompanhamento das remessas via Internet. - Acompanhamento da entrega - Maior rapidez no tempo de resposta às demandas de informações - Acompanhamento pela Internet - Seguro automático: até o valor de R$ 100,00 por encomenda podendo ser ampliado com a declaração de valor. - Indenização em casos de extravios ou danos - segurança - Valor declarado: seguro com cobertura acima do valor do seguro automático de R$ 100,00, equivalente à 0,3% do que exceder a R$ 100,00 no valor da mercadoria expressa na nota fiscal. - Ampliação da cobertura do seguro - indenização em casos de extravios ou danos no valor da mercadoria

38 e-Sedex CARACTERÍSTICAS BENEFÍCIOS
- Logística reversa: postagem de devolução ou troca com coleta domiciliária. - Oferece ao cliente final a opção de devolução ou troca de mercadorias - Maior comodidade para o cliente final - Atendimento ao Código de Defesa do Consumidor - Agendamento de entrega - Entrega em datas especiais - Comodidade para o cliente final - Garantia de entrega em data combinada - Possibilita programação da preparação das remessas - Possibilita antecipação de receita - Pagamento na entrega (cash on delivery) - Agrega uma opção a mais para pagamento - Permite o recebimento do valor da mercadoria no ato da entrega - Facilidades para o cliente final, que efetua o pagamento em seu próprio domicílio - Faturamento mensal - Possibilita a programação financeira - Permite conceder prazos de pagamento para o cliente final

39 Sistema de localização de material
A Figleaves da Inglaterra melhorou sua forma de separar pedidos pela Internet sem alterar seu CD. O WMS organiza 24 pedidos dentro de um só carrinho. O operador obedece a sequência que é a mais curta dentro do depósito. São 3 caixas com 8 compartimentos cada uma. O display e o scanner auxiliam na localização dos produtos. As embalagens ficam prontas automaticamente. São itens diferentes. De um total de entregas mensais, o erro é menor do que 0,1%. Isso graças ao RFID – Identificação por radiofrequência.

40 Sistema de localização de material
O tempo de retirada ficou 70% mais rápido O tempo de empacotamento foi reduzido para 40%

41 Sistema de localização de material
Itautec – vendas pela Internet São montados 500 computadores diariamente Cerca de 100 modelos diferentes disponíveis Built-to-Order – Fabricados somente depois de confirmado o pedido A separação das peças era manual, agora é Pick-to-Light Pegar uma peça levava 1 minuto, agora são 20 segundos A velocidade da esteira é regulável: trabalham de 2 até 5 pessoas As falhas baixaram de 0,5% a 1,0% para 0,01%

42 Etapas do processamento de venda e entrega


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