A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

COMO LidaR com COMPORTAMENTOS inadequadOs birras, DISPUTAS, LIMITES, ETC. 2º GRUPO DE PAIS 2015.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "COMO LidaR com COMPORTAMENTOS inadequadOs birras, DISPUTAS, LIMITES, ETC. 2º GRUPO DE PAIS 2015."— Transcrição da apresentação:

1 COMO LidaR com COMPORTAMENTOS inadequadOs birras, DISPUTAS, LIMITES, ETC.
2º GRUPO DE PAIS

2 Os adultos, hoje possuem pouco tempo para ficar com seus filhos, o que ajuda a aumentar o sentimento de dúvidas sobre a forma de agir frente as manifestações de: teimosia birras choro insatisfações Alguns pais acabam fazendo as vontades das crianças, pois não querem transformar os poucos momentos que têm juntos, num campo de batalhas.

3 Ao contrário do que muitos pais e mães pensam: A presença de limites claros, discutidos abertamente entre pais e filhos gera segurança e a certeza de que os adultos se importam com seus filhos    

4   Crianças precisam que o adulto :  norteie o seu comportamento (limites claros);  Aponte o caminho certo;  Oriente quando agiu mal para que ele saiba diferenciar o certo e o errado.  Crianças precisam que o adulto esteja presente;

5 Alguns pais confundem “birra” com autonomia
Alguns pais confundem “birra” com autonomia. A criança que faz birras ‘aprendeu’ que é possível controlar os adultos quando utiliza comportamentos inadequados. Crianças pequenas ainda não desenvolveram uma noção de certo e errado. Agem por impulso Autonomia X Heteronomia

6 Se a criança age de forma inadequada, precisa saber que foi inadequada se o adulto “deixa passar” a criança acredita que está certa. Como evitar as punições?  Sanções por reciprocidade (Piaget)

7 A postura construtivista deve ser em primeiro lugar calma, para que a criança realmente perceba que estamos apenas cumprindo uma regra que foi combinada de forma clara e que é consequência da ação da própria criança. As sanções por reciprocidade estão diretamente relacionadas com o ato que se deseja sancionar e com o ponto de vista do adulto, tendo o efeito de motivar a criança, a construir por si mesma, regras de conduta através da coordenação de pontos de vista.

8 1 – Exclusão temporária ou permanente do grupo (criança perturba à mesa, ou na hora da leitura da história)  a criança decide quando ela poderá comportar-se bem para voltar ao grupo – Apelar para a consequência direta e material do ato (quando a criança mente ou pede socorro na piscina, etc.) – Privar a criança da coisa que ela usou mal (estraga os trabalhos dos colegas, expostos – tenta quebrar o brinquedo) Reparação (Usar frases como: “Você gostaria que eu a ajudasse a limpar?” “O que vamos fazer?” ‘Quando as crianças não tem medo de ser punidas, elas se manifestam espontaneamente e fazem a reparação.’ (Constance Kamii)

9 É Preciso constante comunicação entre os membros da família, para que a criança seja confrontada com as consequências de seus atos, sejam eles bons ou ruins.   Segundo Piaget, a reparação é a melhor forma de permitir que criança raciocine sobre seus atos (secar o suco que derramou, juntar os papéis que picou). Isto garante sentimento de conquista e realização, elevando sua autoestima. A criança sente que é capaz de fazer coisas certas e boas.   Relação de afeto entre adulo e criança. Sem confundir com permissividade.

10 As dificuldades mais comuns e a aplicação prática das sanções construtivistas: disputas de brinquedos; como lidar com os “nãos”; os pais devem manter a autoridade? quando a criança tenta bater nos pais, o que fazer?

11 - brincadeiras X mundo eletrônico crianças com muita informação  pode ser prejudicial? papel central das crianças nas famílias modernas X desenvolvimento da personalidade e da sociedade

12 - como agir quando a criança insiste em um comportamento inadequado; birras teimosias; limites X omissão

13 - Que tarefas e obrigações devemos incentivar nos filhos
- Que tarefas e obrigações devemos incentivar nos filhos? Importância das rotinas - como estabelecê-las? Como orientar as crianças para que não confiem em estranhos;

14 Homossexualidade Como lidar com o Preconceito e a Discriminação

15 - educar não é uma tarefa fácil; dá trabalho - exige persistência; é preciso inovar - usar as sanções por reciprocidade; manter a autoridade sem autoritarismo; assistir (conhecer) os programas que a criança está assistindo (maus exemplos) precisamos servir de modelo.

16 Lembre-se: Ninguém vai amar mais seu(sua) filho(a) do que você
Lembre-se: Ninguém vai amar mais seu(sua) filho(a) do que você. Você precisa fazer o melhor! Precisa agir rápido! Filhos crescem muito rápido! Ninguém vai tomar o seu lugar na educação do seu filho É você que precisa fazer isso!

17 Próxima reunião de Pais: 27 de maio – quarta-feira – 19h quando começa o período de Alfabetização? - quais são as hipóteses da criança ? como os pais podem ajudar?


Carregar ppt "COMO LidaR com COMPORTAMENTOS inadequadOs birras, DISPUTAS, LIMITES, ETC. 2º GRUPO DE PAIS 2015."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google