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CONHECIMENTO CIENTÍFICO

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Apresentação em tema: "CONHECIMENTO CIENTÍFICO"— Transcrição da apresentação:

1 CONHECIMENTO CIENTÍFICO
A pesquisa deve se pautar no campo do CONHECIMENTO CIENTÍFICO

2 A ORIGEM DO CONHECIMENTO

3 ( r a i o s, c h u v a s, t r o v õ e s etc. )
o era dominado pela natureza e temia os fenômenos naturais homem De início, ( r a i o s, c h u v a s, t r o v õ e s etc. )

4 histórias para justificá-las.
Como não conhecia a da força da natureza, ele origem passou a histórias para justificá-las. construir

5 Os mitos não precisam de comprovações.
A s s i m, c r i o u m i t o s. Os mitos não precisam de comprovações. Bastam algumas relações entre e para estabelecer sua validade. EFEITO CAUSA

6 causa X efeito

7 A forma mitológica. corresponde à
A forma mitológica corresponde à primeira maneira de explicar fenômenos naturais entre os antigos.

8 a forma escolhida para, na época,
Os mitos foram a forma escolhida para, na época, se organizar o caos da mente do homem diante do inexplicável.

9 Entretanto, os sábios (ou filósofos) não viam relação entre os mitos e a realidade.

10 EFEITO CAUSA e A filosofia nasce no momento em que o homem busca
razões mais práticas e coerentes entre de muitos fenômenos. Tem início a busca pela origem das coisas, por volta de 600 a.C. EFEITO CAUSA e

11 DE CONHECIMENTO NÍVEIS
RAMPAZZO, L. Metodologia Científica: para alunos dos cursos de graduação e pós-graduação São Paulo: Edições Loyola. 139p.

12 Popular Filosófico Conhecimento Teológico Científico

13 Popular Conhecimento

14 Nasce da experiência do dia-a-dia = empírico conhecimento

15 Conhecimento assistemático ametódico e

16 saber <==> Já existia muito antes do homem
Constitui a base do saber <==> Já existia muito antes do homem imaginar a possibilidade da ciência

17 F i l o s ó f i c o C o n h e c i m e n t o

18 aborda um aspecto particular da realidade, mas se interessa por
N ã o T u d o

19 = busca o sentido último de tudo, servindo-se da razão
(método racional) Filosofia

20 Tem como objeto não perce pelos sent não se limi dados experimentá
realidades ptíveis idos; tando a veis (testáveis)

21 procuram descobrir como agem as realidades materiais,
Enquanto as ciências procuram descobrir como agem as realidades materiais, a filosofia procura descobrir o porquê de tudo

22 Ex. Clássico: Quem é o homem? D e o n d e e l e v e m ?
Para onde ele vai ? RAMPAZZO, L. Metodologia Científica: para alunos dos cursos de graduação e pós-graduação São Paulo: Edições Loyola. 139p.

23 Ex. Atual: O homem dominado será pela técnica?
RAMPAZZO, L. Metodologia Científica: para alunos dos cursos de graduação e pós-graduação São Paulo: Edições Loyola. 139p.

24 Teológico Conhecimento

25 F u n d a m e n t o : a verdade pode ser encontrada
tanto pelo caminho da investigação quanto pelo da revelação (cuja crença é função de fé)

26 pode ter base histórica
A revelação pode ter base histórica (fatos ocorridos)

27 é uma revelação e não pode ser descoberto pela ciência, pela filosofia
O dado de fé é uma revelação e não pode ser descoberto pela ciência, pela filosofia ou pelo conhecimento popular

28 C i e n t í f i c o Conhecimento

29 É uma conquista recente da humanidade; surgiu no século XVIII com Galileu Galilei (1564-1642)
A ciência moderna nasce com a determinação de um objeto específico de investigação e com o método pelo qual se fará o controle desse conhecimento

30 Cada ciência torna-se uma ciência particular, no sentido de que tem um campo delimitado de pesquisa

31 O objeto das ciências são os dados próximos, imediatos, perceptíveis pelos sentidos ou por instrumentos pois, sendo de ordem material e física, são suscetíveis de experimentação

32 As conclusões podem ser verificadas por qualquer outro membro da comunidade científica,
pois a racionalidade desse conhecimento procura despojar-se do emotivo, tornando-o impessoal, na medida do possível Fonte: RAMPAZZO, L. Metodologia Científica São Paulo: Ed. Loyola. 139p.

33 A preocupação do cientista está na descoberta das regularidades que existem em determinados fatos

34 Para ser precisa e objetiva a ciência dispõe de uma linguagem rigorosa, com conceitos definidos de modo a evitar ambigüidades; essa linguagem torna-se mais precisa na medida em que utiliza a matemática para transformar as qualidades em quantidades

35 A ciência moderna se fundamenta na observação e na experimentação; é importante o uso de instrumentos, o que torna a ciência mais rigorosa, precisa e objetiva, já que seu uso permite ao cientista ultrapassar a percepção imediata e subjetiva da realidade e fazer uma verificação objetiva dos fenômenos

36 a ciência faz da realidade
A abordagem que a ciência faz da realidade PREVISIBILIDADE permite a dos fenômenos

37 É falsa a idéia de que a ciência é a única explicação da realidade, há muito de construção e de interpretação nos modelos científicos, bem como até teorias contraditórias como se se tratasse de conhecimento certo e infalível;

38 O conhecimento científico
é crítico O conhecimento científico procura bases sólidas, justificações claras e exatas

39 A ciência é a constante de explicações e soluções, de revisão e
reavaliação de seus resultados, tendo clara consciência de sua falibilidade e de seus limites RAMPAZZO, L. Metodologia Científica: para alunos dos cursos de graduação e pós-graduação São Paulo: Edições Loyola. 139p.

40 ASPECTOS GERAIS DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO
LUNGARZO, C. O que é ciência (4a Edição). São Paulo: Brasiliense. 86p.

41 As características que fixam a fronteira entre o conhecimento
científico e o senso comum estão relacionadas com a maneira de conhecer ou de justificar o conhecimento

42 O conhecimento científico é organizado
O conhecimento científico é organizado. O cientista tenta construir sistemas de conhecimento, embora seus anseios nem sempre possam ser coroados pelo sucesso.

43 gradativamente de fundamentos fortes para seus conhecimentos.
A tendência do cientista é se aproximar gradativamente de fundamentos fortes para seus conhecimentos.

44 conhecimento científico
IMPORTANTE: o caráter metódico do conhecimento científico

45 O conhecimento científico é submetido
a uma série de testes, análises, controles que garantam pelo menos uma “chance” alta de obter informações verdadeiras e justificadas.

46 “princípios” ou “leis”, o cientista pode predizer
O conhecimento científico é prognosticador. Baseado em certos “princípios” ou “leis”, o cientista pode predizer até mesmo com certeza - de que maneira acontecerão certos fatos futuros. O cientista tem razões para afirmar que certos fatos ocorrerão.

47 Para obter conhecimento científico devemos orientar nossa atividade e
nossa inteligência em consonância com certos padrões de pesquisa, certa noção de ordem etc

48 A obtenção do conhecimento específico não é
produto de uma seqüência de acasos ou situações imprevisíveis.

49 A elaboração desse conhecimento produz teorias que são submetidas novamente à realidade para se conferir sua validade. O cientista recorre a fatos reais para se equipar com conhecimento

50 ASPECTOS GERAIS DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO
 Conhecimento científico = tradicionalmente entendido como uma espécie do conhecimento proveniente de um processo (“método”), cujas características principais são:  INTENCIONALIDADE  SISTEMATIZAÇÃO  BUSCA DA VERDADE Alejandro Knaesel Arrabal. “Teoria e Prática da Pesquisa Científica” – 2ª ed. 2006

51 CLASSIFICAÇÃO DAS CIÊNCIAS
LUNGARZO, C. O que é ciência (4a Edição). São Paulo: Brasiliense. 86p.

52 Divisão quase universalmente aceita:
Ciências FORMAIS (ou Abstratas) = Matemática e Lógica

53 Divisão quase universalmente aceita:
Ciências FACTUAIS = Naturais e Humanas

54 Antropologia, História,
Física, Química, Biologia, Geologia, Astronomia, Meteorologia etc. Ciências NATURAIS: Sociologia, Antropologia, História, Economia, Psicologia etc. Ciências HUMANAS:

55 Nas Ciências FACTUAIS o apoio último para qualquer afirmação é a experiência. Em algumas ciências factuais não é possível a experimentação (por ex., nem sempre pode-se reproduzir os fenômenos da natureza).

56 Mesmo que alguns cientistas não façam experimentação, ao menos eles
observam. Por ex., o matemático não precisa fazer observação alguma, nem precisa de informação proveniente do mundo exterior.

57 As Ciências (ou Abstratas) lidam com coisas que não são concretas
As Ciências (ou Abstratas) lidam com coisas que não são concretas. Trabalham sobre a do conhecimento e não sobre o FORMAIS FORMA CONTEÚDO Os objetos com os quais trabalham não são entidades do mundo real, que possamos perceber por meio dos sentidos. Elas não trabalham com fatos (por isso não são factuais), trabalham com idéias.

58 DIFERENÇAS ENTRE CIÊNCIAS FACTUAIS E FORMAIS
LUNGARZO, C. O que é ciência (4a Edição). São Paulo: Brasiliense. 86p.

59 O cientista das ciências factuais lida com atividades muito práticas: coleta dados, faz observações, planeja experimentos etc. O cientista das ciências formais apenas pensa ou comunica suas idéias aos colegas, à comunidade científica e ao público em geral.

60 As ciências factuais (naturais e humanas) dizem respeito a objetos reais, empíricos, perceptíveis ...

61 CIÊNCIAS FACTUAIS E FORMAIS
DIFERENÇAS ENTRE CIÊNCIAS FACTUAIS E FORMAIS LUNGARZO, C. O que é ciência (4a Edição). São Paulo: Brasiliense. 86p.

62 O matemático e o lógico usam a DEDUÇÃO como único método para justificar suas afirmações.

63 A lógica e a matemática têm
valor universal. Nas ciências factuais é comum que novas pesquisas demonstrem que pesquisas anteriores apresentaram resultados equivocados.

64 O cientista natural ou o das ciências humanas também usa a dedução, mas esse não é seu único método. Ele emprega também a analogia, a observação, a experimentação, a estatística, a indução e muitas técnicas especiais.

65 F i m


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