A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

OFICINA DE ESCRITA Por acreditarmos que tudo e qualquer indivíduo possa ser um leitor e escritor efetivo é que construímos uma resposta voltada para.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "OFICINA DE ESCRITA Por acreditarmos que tudo e qualquer indivíduo possa ser um leitor e escritor efetivo é que construímos uma resposta voltada para."— Transcrição da apresentação:

1

2 OFICINA DE ESCRITA

3 Por acreditarmos que tudo e qualquer indivíduo possa ser um leitor e escritor efetivo é que construímos uma resposta voltada para o Letramento e para a Leitura de Mundo: a Oficina de Escrita. Este projeto envolve todos os estudantes de nossa escola, isto é, vai do 1° ano do 1° ciclo até o 3° ano do 3° ciclo.

4 Escolhemos esta perspectiva de trabalho porque percebemos que nesses novos tempos, o desafio do professor será despertar no estudante a consciência de que, para inserir-se efetivamente na sociedade, ele necessita aprender a ser sujeito da linguagem e não ficar a mercê dela, ou seja, necessita desenvolver a capacidade de produzir textos orais e escritos que expressem sua intencionalidade, seus desejos, seus medos, suas vivências, enfim seu “SER” e que estes sejam adequados à situação sócio- comunicativa e as convenções textuais vigentes.

5 Para que este trabalho aconteça de forma realmente significativa e promova o aprendizado do aluno é preciso que o professor tenha posturas estratégicas tais como: Ocupar-se mais com o processo de produção da escrita do que com o produto final;

6 Respeitar o ritmo, cognitivo, de cada estudante; Criar condições para que os estudantes compartilhem seus textos com os colegas para que percebam a si mesmos como AUTORES;

7  Dar posse e responsabilidade ao estudante em relação ao que ele escreve, tornando a produção de textos escritos um projeto pessoal e prazeroso e não uma tarefa escolar a ser cumprida, transformando o estudante em crítico de seus próprios textos, fazendo compreender que a crítica e a auto-correção é parte crucial da escrita;

8  Tornar o estudante capaz de selecionar argumentos pertinentes e relevantes, de organizá-los e expressá-los de maneira adequada, cumprindo seus objetivos de comunicação;

9  Desenvolver a perspicácia e a sensibilidade do estudante, para que ele se torne capaz de decisões cada vez mais felizes na construção de seus textos;  Orientar e dar sentido ao trabalho a ser realizado no nível gramatical, isto é, da ortografia, da pontuação, das regras morfossintáticas.

10 Essa proposta de trabalho se efetiva através de uma aula semanal com regência compartilhada para as turmas do 1° Ciclo e com duas aulas semanais para os do 2° e 3° ciclos. Essa regência compartilhada acontece com o objetivo de fornecer um maior suporte ortográfico e uma tentativa de buscar a coerência e a coesão dos materiais escritos pelos estudantes.

11 Fotos

12

13 CLUBE DE LITERATURA

14 O presente projeto surgiu da necessidade de estimular estudantes para que alcancem habilidades através da leitura, ou seja, apropriem-se, principalmente do ritmo e entonação de voz, pronunciem corretamente as palavras, ampliem o vocabulário, saibam argumentar, compreender as intenções do autor entre outras competências que ela permite. O presente projeto surgiu da necessidade de estimular estudantes para que alcancem habilidades através da leitura, ou seja, apropriem-se, principalmente do ritmo e entonação de voz, pronunciem corretamente as palavras, ampliem o vocabulário, saibam argumentar, compreender as intenções do autor entre outras competências que ela permite.

15 Uma vez que esse sujeito apropria-se da leitura, ele passa a compreender que é fácil e que precisa dominar também a escrita para apreender o código linguístico aceito pela sociedade. Uma vez que esse sujeito apropria-se da leitura, ele passa a compreender que é fácil e que precisa dominar também a escrita para apreender o código linguístico aceito pela sociedade. O sujeito que adquire a compreensão do código linguístico (leitura e escrita) passa a perceber que há diversos tipos de leituras e várias formas de registrar ideias e pensamentos.

16 CLUBE DE LEITURA

17 O Clube de leitura consiste em dividir cada turma em pequenos grupos de, no máximo, cinco estudantes, e cada grupo terá um nome escolhido pelos seus componentes. Estes clubes reunirão uma vez por semana para fazerem a leitura de uma obra literária e farão o registro no caderno do clube, para, posteriormente, serem socializadas nas turmas.

18 LIVRÃO

19 Cada turma receberá dois kits literários contendo: uma pasta, um livrão, um livro de literatura, uma caixa de lápis de cor e um apontador. Os livros de literatura serão diversificados, proporcionando maior riqueza literária para escreverem o Livrão. Cada turma receberá dois kits literários contendo: uma pasta, um livrão, um livro de literatura, uma caixa de lápis de cor e um apontador. Os livros de literatura serão diversificados, proporcionando maior riqueza literária para escreverem o Livrão. Haverá um sorteio semanal, e os estudantes sorteados levarão o kit para casa. Eles farão a leitura várias vezes e, quando estiverem prontos, farão o reconto e a reescrita com as respectivas ilustrações. Caso o estudante ainda não tenha a habilidade de escrever com suas palavras o que leu, poderá ilustrar, inicialmente.

20 Este projeto enfatiza a prática da leitura e da escrita na escola, pois amplia a visão de mundo; o desejo de outras leituras; possibilita a vivência de emoções, o exercício da fantasia e da imaginação, além de permitir a compreensão do processo comunicativo que está implícito na prática da leitura e da escrita.

21 A socialização acontecerá nas rodas de conversas; representação teatral de trecho da obra ou da obra toda, exposição das produções escritas (jornal, mural, livro e outros); sarau literário e metodologias que se fizerem necessárias. Os suportes textuais utilizados serão livros literários, jornais, revista em quadrinho, receitas culinárias e de remédio, encartes, panfletos e outros que são encontrados em nosso cotidiano. A socialização acontecerá nas rodas de conversas; representação teatral de trecho da obra ou da obra toda, exposição das produções escritas (jornal, mural, livro e outros); sarau literário e metodologias que se fizerem necessárias. Os suportes textuais utilizados serão livros literários, jornais, revista em quadrinho, receitas culinárias e de remédio, encartes, panfletos e outros que são encontrados em nosso cotidiano.

22 Objetivo Geral Garantir a aquisição da leitura e escrita através de recursos didáticos que tenham gêneros textuais diversificados e ricos para formação de um leitor-investigador crítico.

23 FOTOS

24

25

26

27 Escola M. Vereador Benedito Batista Projetos: Oficina de Escrita Clube de Leitura Supervisão: Roselene G. G. Moura Ana Paula Aguiar Lenice Moreno Projeto desenvolvido nas turmas: 1º, 2º e 3º ciclos. Direção: Antoniette Freitas Vice-direção: Cristiano Augusto


Carregar ppt "OFICINA DE ESCRITA Por acreditarmos que tudo e qualquer indivíduo possa ser um leitor e escritor efetivo é que construímos uma resposta voltada para."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google