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“A educação para as mídias é uma condição de educação para a cidadania, um instrumento para a democratização de oportunidades educacionais e de acesso.

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2 “A educação para as mídias é uma condição de educação para a cidadania, um instrumento para a democratização de oportunidades educacionais e de acesso ao saber, o que contribui para a redução das desigualdades sociais.” Mônica Fantim “O estudo da mídia educação em ambiente escolar deve fornecer instrumentos para que os estudantes conheçam essas estratégias e atuem como cidadãos conscientes.” Guareschi

3 TVez: fazendo mídia, pensando educação O projeto, em desenvolvimento desde março de 2005, articula os departamentos de Comunicação Social e Psicologia em uma ação de extensão. Iniciou-se com discussões, debates e leituras bibliográficas acerca de temas como infância, adolescência, educação e importância da mídia sobre processos de subjetivação, durante os quais foram planejadas as intervenções. A proposta de uma educação para as mídias nas escolas caminha lado a lado com a reivindicação de uma escola e de uma TV de qualidade, que faça jus às necessidades específicas de crianças e adolescentes. Quanto à formação acadêmica, ao envolver dois departamentos distintos em uma ação direta em âmbito escolar, o TVez contribui para a formação de psicólogos e comunicadores sociais mais sensíveis à temática da infância e da adolescência contemporâneas, bem como à importância da mídia como modo de subjetivação nas diversas camadas da sociedade.

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6 Projeto Comunicação Educativa – PCE. Ação de extensão junto a escolas públicas municipais de Fortaleza e região metropolitana em parceria com a ONG Encine no segundo semestre de 2007. Metodologia de ensino-aprendizagem por meio da arte e da comunicação com foco no processo dialógico professor-aluno.

7 Projeto Comunicação Educativa – PCE. Objetivo: promover uma estrutura tecnológica de produção autônoma de mídias comunicativas para o espaço escolar; Ações: diagnóstico, implementação dos LACES, formação (DEC e ARCOS), acompanhamento. Público: 3 escolas públicas municipais – Fortaleza, Maranguape, Maracanaú.

8 Laboratórios de Comunicação – LACES Espaço na escola equipado com computador, Internet, impressora, câmeras fotográficas e de vídeo, mesa de desenho dentre outros. Objetivo: propor uma política pública que visa ampliar o conceito de Laboratórios de Informática para Laboratórios de Comunicação.

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10 Diálogo Escolares Contemporâneos - DEC Formação realizada com 23 professores das três escolas envolvidas, carga horária de 60h. Objetivo: permitir que professores e gestores conhecessem as possibilidades de fazer diálogo no espaço escolar usando as TICs.

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13 Arte Comunicadores Sociais - ARCOS Capacitação de trinta jovens por escola num período de 120h. Eles freqüentavam o curso no contra-turno, 15 pela manhã e 15 à tarde, três dias por semana, durante três meses; Oficinas: fanzine, fotografias, vídeo, rádio e blog; Reflexões: mídia, ética, moral e identidade

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15 Oficina de Cordel Objetivo: –Discutir criticamente os meios de comunicação; –Produzir (apropriar-se) comunicação através do cordel; –Reconhecer o cordel como recurso de expressão e preservação cultura. –Propor novas formas de comunicação populares e acessíveis.

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17 CineTVez Edital de extensão do MEC Trabalho previsto para 2009/2010 Objetivos: –Promover o acesso a produtos audiovisuais que, de outra forma, dificilmente chegariam ao público escolar, bem como, realizar a discussão de temas que julgamos ter relevância no ambiente escolar. Metodologia: –Exibição de filmes e vídeos em três escolas públicas de Fortaleza e Região Metropolitana, além de exibições itinerantes em escolas da rede de ensino pública. O intuito é aproveitar a abertura das escolas nos finais de semana a fim de promover debates/oficinas que gerem uma apropriação e a leitura crítica das mídias no contexto escolar no contexto escolar.

18 Bibliografia FANTIN, Mônica (2006.). Mídia-Educação: conceitos, experiências e diálogos Brasil e Itália, Cidade Futura. FISCHER, Rosa. Maria. Bueno. (2002) O Dispositivo Pedagógico da Mídia: Modos de Educar na (e pela) TV. Educação e Pesquisa, São Paulo (SP), v. 28, n. 1, p. 151-162. Disponível em redalyc.uaemex.mx/redalyc/pdf/298/29828111.pdf FREIRE, Paulo (1983) Extensão ou Comunicação. (7.ed) Rio de Janeiro, Paz e Terra. GUARESCHI e BIZ (2005) Mídia, Educação e Cidadania: Tudo o que você deve saber sobre a mídia. Petrópolis, Vozes. MIRANDA, Luciana Lobo (2007). Reflexões sobre educação, pós-mídia e produção de subjetividade no contexto escolar em MARCONDES, A., FERNANDES, A., ROCHA, M. (Org) Novos possíveis no encontro da psicologia com a educação, São Paulo, Casa do psicólogo. p. 185-206. VIVARTA, Veet. (2004). Remoto Controle: linguagem, conteúdo e participação nos programas de televisão para adolescentes, São Paulo: Cortez.


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