A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Choque Elétrico Alunas: Tatiane Brito da Silva Thaís de Andrade Bezerra.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Choque Elétrico Alunas: Tatiane Brito da Silva Thaís de Andrade Bezerra."— Transcrição da apresentação:

1 Choque Elétrico Alunas: Tatiane Brito da Silva Thaís de Andrade Bezerra

2 O Choque Elétrico é a passagem de uma corrente elétrica através do corpo, utilizando-o como um condutor. A intensidade do choque depende da intensidade da corrente. Esta passagem de corrente pode causar nenhuma conseqüência mais grave além de um susto, porém também pode causar queimaduras, fibrilação cardíaca ou até mesmo a morte.

3 Potencial de Repouso: ocorre na ausência de perturbações externas, mantendo os potenciais de membrana constantes. Potencial de Ação: ocorre quando as células nervosas e musculares recebem estimulo externo, que produz uma variação em seus potenciais de membrana. O acumulo de cargas elétricas nos fluidos das células é evitado porque a concentração de cátions em qualquer local é igual a de anions.

4 Anulação do Potencial de Repouso
Aqui tem-se uma pilha e um resistor variável para controlar a voltagem. Ao aplicar um choque elétrico igual ao da célula com polaridade trocada: com o pólo positivo no interior e o pólo negativo no exterior da célula. O local fica despolarizado, sem cargas elétricas que são anuladas pelas cargas da pilha.

5 Etapas do Potencial de Ação
Após a aplicação desse choque, pode ocorrer em tecidos excitáveis uma série de eventos: Despolarização: Abertura de canais de Na+, com penetração de uma diminuta quantidade de íons Na+, suficiente para anular a diferença de potencial transmembrana. Polarização Invertida: Continua a entrada da Na+, e com um pouco mais desses íons, a parte interna da célula fica positiva. Repolarização: Logo em seguida fecham-se os canais de Na+ e o íon K+ sai da célula repolarizando-a. A bomba de sódio se encarrega de expulsar o pequeno excesso de Na+ que estava no interior da célula, e tudo volta ao estado inicial.

6 Etapas do Potencial de Ação
Na figura A, a onda de despolarização (D) se inicia no local da membrana que recebe a excitação. Ela se propaga sendo seguida imediatamente pela onda de polarização invertida (I) que começa no mesmo local (B). Imediatamente após, começa a onda de repolarização (R), que é a volta ao normal da polaridade C.

7 Em resumo à figura anterior é isso que acontece:

8

9 EFEITOS ESTIMADOS DA ELETRICIDADE
A pele humana é um bom isolante e apresenta, quando seco, uma resistência passagem da corrente elétrica de Ohms (cem mil). Quando molhada, porém, essa resistência cai para apenas Ohms (mil). A energia elétrica de alta voltagem, rapidamente rompe a pele, reduzindo a resistência do corpo para apenas 500 Ohms. Veja estes exemplos numéricos e compare-os com os dados da tabela acima. Os 2 primeiros casos, referem-se baixa voltagem (corrente de 120 volts) e o terceiro, à alta voltagem: a) Corpo seco: 120 volts/ ohms = 0,0012 A = 1,2 mA (o indivíduo leva apenas um leve choque) b) Corpo molhado: 120 volts/1000 ohms = 0,12 A = 120 mA (suficiente para provocar um ataque cardíaco) c) Pele rompida: 1000 volts/500 ohms = 2 A (parada cardíaca e sérios danos aos órgãos internos).

10 Referências Bibliográficas http://pt. scribd


Carregar ppt "Choque Elétrico Alunas: Tatiane Brito da Silva Thaís de Andrade Bezerra."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google