A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A natureza do desejo - Osho

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A natureza do desejo - Osho"— Transcrição da apresentação:

1

2 A natureza do desejo - Osho

3 Você precisa entender o que significa o desejo – e as religiões o confundiram muito sobre isso. Se você deseja alguma coisa do mundo, elas chamam isso de desejo. Se você deseja alguma coisa do outro mundo, elas dão um nome diferente. Isso é absurdo. Desejo é desejo! Não faz diferença qual é o objeto do desejo. O objeto pode ser qualquer coisa – deste mundo, material, ou de outro mundo, o espiritual – mas o desejar permanece o mesmo.

4 Todo desejo é uma escravidão
Todo desejo é uma escravidão. Mesmo que você deseje Deus, é uma escravidão; mesmo que você deseja libertação, é uma escravidão. E a libertação não pode acontecer a menos que esse desejo vá embora totalmente. Assim, lembre-se: você não pode desejar libertação, isso é impossível, isso é contraditório. Você pode se tornar sem desejo e, então, a libertação acontece. Mas ela não é um resultado de seu desejo. Ao contrário, ela é uma consequência do não-desejo.

5 Assim, tente entender o que é o desejo
Assim, tente entender o que é o desejo. Desejo significa que exatamente agora você não está bem, você não está à vontade. Neste exato momento, você não está a vontade consigo mesmo, e alguma outra coisa, no futuro, se satisfeita, lhe trará paz. A satisfação está sempre no futuro, nunca está aqui agora. Essa tensão da mente pelo futuro é o desejo. O desejo significa que você não está no momento presente. E tudo o que existe é somente o momento presente. Você está em algum lugar do futuro e o futuro não existe. Ele nunca existiu, ele nunca existirá. Tudo o que existe é sempre o presente – este momento. .

6 Essa projeção de sua satisfação em algum lugar, no futuro, é o desejo
Essa projeção de sua satisfação em algum lugar, no futuro, é o desejo. Assim, qualquer que seja a satisfação futura é irrelevante. Pode ser o reino de Deus, o paraíso, o nirvana, pode ser qualquer coisa, mas se ela está no futuro, é desejo. E você não pode desejar no presente, lembre-se; isso não é possível. No presente você só pode existir, não pode desejar. Como você pode desejar no presente? .

7 O desejo conduz ao futuro, à fantasia, ao sonho
O desejo conduz ao futuro, à fantasia, ao sonho. Por isso tanta insistência de Buda pelo não-desejo, porque somente no não-desejo você se move para a realidade. Com o desejo você se move para os sonhos. O futuro é um sonho e quando você se projeta no futuro, você irá se frustrar. Você está destruindo a realidade do momento por sonhos futuros, e esse hábito da mente permanecerá com você. Ele é fortalecido todo dia. Assim, quando o futuro chegar, ele chegará na forma do presente e sua mente novamente se moverá para algum outro futuro. Ainda que você pudesse alcançar Deus você não ficará satisfeito. Do jeito que você é, isso é impossível. Mesmo na presença do divino, você se moveria para o futuro. .

8 Sua mente sempre está se movendo para o futuro
Sua mente sempre está se movendo para o futuro. Esse movimento da mente para o futuro é o desejo. O desejo não está relacionado com algum objeto – se você deseja sexo ou se deseja meditação, não faz diferença. O desejar é a coisa – você deseja. Isso significa que você não está aqui, significa que você não está no momento real e o momento presente é a única porta para a existência. O passado e o futuro não são portas, são paredes. .

9 Assim, eu não posso chamar nenhum desejo de espiritual
Assim, eu não posso chamar nenhum desejo de espiritual. O desejo como tal é mundano. O desejo é o mundo. Não há nenhum desejo espiritual; não pode haver. Esse é o truque da mente, um fraude. Você não quer abandonar o desejo, então você muda os objetos. Primeiro você estava desejando riqueza, prestígio, poder. Agora você diz que não deseja e que essas são coisas mundanas. Você as condena e aqueles que a desejam são condenados aos seus olhos. Agora você deseja Deus, o reino de Deus, o nirvana, moksha, o eterno, sat-chit-ananda, o Brahma. Agora você deseja isso e se sente muito bem. Pensa que está transformado, mas você não fez nada. Você permanece o mesmo. .

10 Você está trapaceando a si mesmo
Você está trapaceando a si mesmo. E agora você está em uma enrascada maior, porque você pensa que isso é não-desejar. Você permanece o mesmo. A mente permanece a mesma; o funcionamento da mente permanece o mesmo. Você ainda não está aqui. Os objetos do desejo mudaram, mas a corrida, o sonho, permanece. E o sonho é o desejo – não o objeto. .

11 Assim, tente compreender
Assim, tente compreender. Eu digo que todo o desejo é mundano, porque o desejo é do mundo. Assim, não é uma questão de mudar o desejo, não é uma questão de mudar os objetos. É uma questão de mutação, de uma revolução do desejo para o não-desejo – do desejo para o não-desejo, não dos velhos desejos para novos desejos, dos desejos mundanos para desejos de outro mundo, dos desejos materiais para os desejos espirituais; não! Do desejo para o não-desejo é a revolução. .

12 Mas como se mover do desejo para o não-desejo
Mas como se mover do desejo para o não-desejo? Você só pode se mover se houver algum desejo. Se algum motivo vantajoso, alguma ambição, algum ganho existir, somente então você pode se mover do desejo para o não-desejo. Mas, então, não está de forma alguma se movendo. Eu digo que com o não-desejo você atingirá bem-aventurança eterna. Isso é certo – que com o não-desejo bem aventurança eterna acontece. Mas se eu digo para você que com o não-desejo você ganhará a felicidade eterna, você tornará isso um objeto de desejo e, então, você perderá completamente o ponto. Ela não é o resultado, mas a consequência de uma profunda compreensão. .

13 Assim, tente entender que com o desejo existe miséria e não pense que você já sabe disso. Você não sabe; do contrário, você pode se mover para o desejo? Você ainda não se tornou consciente que desejo é miséria, que desejo é inferno. .

14 Fique consciente. Quando você desejar alguma coisa, fique consciente
Fique consciente! Quando você desejar alguma coisa, fique consciente. Então, mova-se com o desejo em alerta total e, então, você chegará ao inferno. .

15 Todo o desejo leva à miséria, quer seja satisfeito ou não
Todo o desejo leva à miséria, quer seja satisfeito ou não. Se satisfeito, ele leva mais cedo, não satisfeito ele leva mais tempo – mas todo o desejo leva à miséria. Fique alerta de todo o processo e mova-se com ele. Não há pressa, porque nada pode ser feito com pressa e crescimento espiritual não é possível com pressa. Mova-se lentamente. Olhe todo o desejo e, então, olhe como todo o desejo se torna uma porta para o inferno. Se você estiver vigilante, mais cedo ou mais tarde você compreenderá que desejar é um inferno. No momento em que essa compreensão acontecer, não haverá desejo. De repente, o desejo desaparecerá e você estará em um estado de não-desejo, eu disse simplesmente: “não desejo”. .

16 Você não pode praticar isso, lembre-se; somente os desejos podem ser praticados. Como você pode praticar o não-desejo? Você não pode praticá-lo, você só pode praticar os desejos. Mas se você ficar alerta, você se tornará consciente de que eles levam à miséria. E quando cada desejo levar à miséria, quando isso se torna uma compreensão para você – não mera opinião e conhecimento, mas um fato compreendido -, o desejo desaparece, ele se torna impossível. Como você pode se conduzir para a miséria? Você sempre está se conduzindo para a felicidade – pensando que está – e sempre se movendo para a miséria. Isso está acontecendo há vidas e vidas. Você sempre pensa que isso ou aquilo é a porta do paraíso; e depois que você entra, sempre se dá conta de aquilo é o inferno. E tem sido assim. Sem nenhuma exceção; esse é sempre o caso. .

17 Mova-se com atenção em cada desejo e permita que todo desejo o leve à miséria. Então, de repente, um dia a maturidade lhe acontecerá. Esse amadurecimento acontecerá a você; você compreende que todo o desejo é miséria. .

18 No momento em que você compreende isso, o desejo desaparece
No momento em que você compreende isso, o desejo desaparece. Não existe necessidade de fazer algo então; o desejar simplesmente cai, murcha e você está em um estado de não-desejo. Nesse não-desejo o nirvana existe, a absoluta felicidade perfeita existe. Você pode chamar isso de Deus, de reino de Deus ou do que quer que você escolha chamar, mas lembre-se bem de que isso não é um resultado de seu desejo. É uma consequência de não-desejar e o não-desejar não pode ser praticado. .

19 Aqueles que “praticam” o não-desejo estão iludindo a si mesmo
Aqueles que “praticam” o não-desejo estão iludindo a si mesmo. Há muitos pelo mundo todo – bhikhus, saniassins –que estão praticando o não-desejo. Você não pode praticar o não-desejo; nenhuma coisa negativa pode ser praticada. Por baixo, eles estão desejando, estão ansiando por Deus, pela paz que acontecerá, pela bem aventurança que está esperando por eles em algum lugar, no futuro, além da morte. Eles estão desejando; eles chama seus desejos de “desejos espirituais”.

20 Imagens – Internet Textos Osho Música
Reflexões: Os desejos movem o mundo. O desejo é mundano. Os desejos podem conduzir ao progresso, evolução e crescimento, mas pelo desejar não se atinge a espiritualidade. Deus não pode ser um objeto do desejo, ele é consequência, resultado da dissolução do desejar. A vida oscila entre desejar e não desejar, prevalecendo sempre o desejar. Os desejos que não são legítimos são os oriundos da mente, E os legítimos são aqueles que originam do corpo e do coração. Imagens – Internet Textos Osho Música

21 A compreensão sempre ilumina a escuridão.
A compreensão tornam as pessoas mais sábias. A compreensão conduz à aceitação, ao perdão, ao destemor, à paz e a libertação. A compreensão é também produto da mente, Mas ele pode conduzir ao espiritual, ao não-desejo e à não-mente

22 Ser espiritual, ser religioso é estar consciente, vivendo cada momento presente.
Ser espiritual é viver no coração. Se estiver consciente, estiver no coração verá Deus em todos os lugares.

23 Imagens – Internet Textos Osho Música The Piano Guys - Beethoven’s 5 secrets

24

25 Imagens – Internet Textos Osho Música

26 Imagens – Internet Textos Osho Música

27 Imagens – Internet Textos Osho Música


Carregar ppt "A natureza do desejo - Osho"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google