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ANOTAÇÕES PARA A PROVA DO ENADE
AGOSTINHO ANOTAÇÕES PARA A PROVA DO ENADE
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A FILOSOFIA ANTES DE AGOSTINHO
Pré-socráticos. Sócrates. Platão. Aristóteles. Filosofias helenísticas (epicurismo, estoicismo, ceticismo). Plotino e o neoplatonismo.
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OBJETIVO CENTRAL DE AGOSTINHO
Demonstrar a revelação cristã como a verdadeira filosofia. O cristianismo é o cumprimento racional da filosofia antiga. Agostinho entendeu que sua atividade como a de um filósofo (tanto quanto a de um teólogo, embora haja debate sobre isso). A motivação para filosofar é a busca da felicidade. E o alvo da felicidade é a ataraxia.
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VIDA Nasceu em 354 d.C. em Tagasta, Numídia.
Leu Cícero, discípulo de Platão. Abraçou o maniqueísmo, seita próxima do cristianismo. Começou ensinar retórica aos 20 anos de idade. Mais tarde foi ser professor em Milão. Converteu-se ao cristianismo ao conhecer o bispo Ambrósio de Milão, tendo sido batizado por este em 387 juntamente com seu filho Adeodato. Morreu em 28 de Agosto de 430.
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AGOSTINHO E PLATONISMO
Agostinho integrou diversas filosofias no platonismo, produzindo uma forma distintamente religiosa de dualismo que persiste até os nossos dias. Ao pensamento de Platão ele juntou o neoplatonismo de Plotino e o cristianismo paulino.
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PLOTINO ( ) Neoplatonismo. Elementos das ideias de Pitágoras, Aristóteles, estóicos e mística pessoal. A realidade é o Uno do qual emana toda a existência e para o qual tudo se esforça para retornar. Emanar pertence à natureza do Uno. A emanação começa com as ideias que estruturam a existência e ligam o Ser (o Uno) ao Não-ser. As ideias emanam almas, que, por sua vez emanam corpos ou matéria.
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PLOTINO A matéria exaure a emanação em uma pluralidade de seres físicos que têm um tipo de existência negativamente, mas são essencialmente Não-ser ou ausência de Ser. As almas são individuais e animam corpos. As almas participam da mente mundial. As almas encontram o seu destino supremo na fuga da matéria (Não-ser) e no retorno ao Uno (Ser).
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PRINCIPAIS IDEIAS DE AGOSTINHO
Do Neoplatonismo: a verdade, como conhecimento eterno, deveria ser buscada intelectualmente no mundo das ideias. Cristianismo: defesa da via do autoconhecimento, o caminho da interioridade, como forma legítima para a busca da verdade. A superioridade da alma humana (o espírito sobre o corpo, a matéria), porque criada por Deus.
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PRINCIPAIS IDEIAS A liberdade humana é própria da vontade e não da razão (nisso reside a fonte do pecado). A vontade é uma força que determina a vida e não uma função específica ligada ao intelecto. A verdadeira liberdade reside na harmonia da vontade humana com a vontade de Deus. O mau uso do livre-arbítrio na satisfação de sua vontade faz do homem um pecador, embora já tenha nascido pecador (pecado original).
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PRINCIPAIS IDEIAS Combateu Pelágio que defendia que o homem podia se salvar por si só, sendo bom e fazendo boas obras, sem a necessidade da ajuda divina. A doutrina da graça: nem todos são dignos de receber a graça de Deus, mas somente os eleitos predestinados à salvação. O homem só consegue voltar para Deus mediante a combinação de seu esforço pessoal da vontade e a concessão da graça divina.
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PRINCIPAIS IDEIAS Origem do mal: se tudo o que Deus criou é bom, como pode haver o mal? O mal não tem caráter ontológico, é não-ser, não tem substância. O mal em si é necessário, para que possamos apreciar melhor o bem. A fonte do mal está no livre-arbítrio.
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PRINCIPAIS IDEIAS Tempo: é criatura de Deus e não se confunde com ele. O tempo tem que ser pensado em termos de movimento, pois ele está na alma, na interioridade humana, não nas coisas. Fé e razão: a fé nos faz crer em coisas que nem sempre entendemos pela razão. A fé ilumina a razão e a compreensão, posteriormente, confirma a crença. “Crer para compreender”.
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OBRAS PRINCIPAIS A Doutrina Cristã. A Trindade. Cidade de Deus.
Confissões. 113 trabalhos, 224 cartas, mais de 500 sermões.
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BIBLIOGRAFIA ERLER, Michael. GRAESER, Andreas. (org.) Filósofos da Antiguidade: do helenismo à Antiguidade tardia. S. Leopoldo: Unisinos, 2002. MATTHEWS, G. B. Santo Agostinho: a vida e as ideias de um filósofo adiante de seu tempo. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2007. STRATHERN, P. Santo Agostinho em 90 minutos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1999.
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