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Propaganda.

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Apresentação em tema: "Propaganda."— Transcrição da apresentação:

1 Propaganda

2 Pré-requisitos de uma campanha publicitária
Conhecimento das variáveis ambientais que influem no seu negócio; Definição do público-alvo; Análise da possibilidade de segmentação; Formulação das metas a serem alcançadas.

3 Pré-requisitos de uma campanha publicitária
Conhecimento das variáveis ambientais que influem no negócio; Definição do público-alvo; Análise da possibilidade de segmentação; Formulação das metas a serem alcançadas.

4 Objetivos da Propaganda
Tarefa específica de comunicação A ser atingida junto a um determinado público Durante um prazo estabelecido Propaganda Informativa Desenvolver uma demanda inicial Propaganda Persuasiva Desenvolver uma demanda seletiva Propaganda Comparativa Comparar uma marca com outra Propaganda de Lembrete Fazer o consumidor lembrar-se do produto

5 Possíveis objetivos da propaganda Propaganda informativa
Informar o mercado sobre um novo produto; Sugerir nova utilização para um produto; Informar o mercado sobre uma variação de preço; Explicar como o novo produto funciona; Descrever serviços disponíveis; Corrigir falsas impressões; Reduzir os temores dos consumidores; Construir uma imagem de empresa.

6 Possíveis objetivos da propaganda Propaganda persuasiva
Construir preferência de marca; Encorajar o consumidor a adotar a sua marca; Alterar a percepção que o consumidor tem dos atributos do produto; Persuadir o consumidor a comprar imediatamente; Persuadir o consumidor a receber a visita de um vendedor.

7 Alguns Tipos de Propaganda
Propaganda de Marca ou Produto Propaganda de Lançamento de Produto Propaganda de Sustentação de Marca Propaganda Institucional Propaganda Comparativa Propaganda Cooperada Propaganda Promocional

8 Concentra-se na divulgação e criação de imagem para produto ou marca.
PROPAGANDA DE MARCA OU DE PRODUTO Concentra-se na divulgação e criação de imagem para produto ou marca. PROPAGANDA DE LANÇAMENTO DE PRODUTO Aquela que visa criar rápido conhecimento da marca e estimular a percepção pela primeira vez, rompendo a inércia e quebrando hábitos. Deverá ter alto impacto, alta cobertura e freqüência para acelerar o crescimento das vendas do produto.

9 PROPAGANDA DE SUSTENTAÇÃO DE PRODUTO
Visa manter a lembrança da marca e estimular a repetição de compra, sustentando ou aumentando os níveis de venda da marca. PROPAGANDA INSTITUCIONAL Promover o nome, a imagem, os profissionais e as iniciativas de uma empresa, organização ou setor de atividades.

10 PROPAGANDA COMPARATIVA
É a propaganda que compara as qualidades e os benefícios de uma marca com as marcas concorrentes ou produtos substitutos. Para que ela obtenha sucesso, ela deve utilizar todos os tipos de artifícios de modo a torná-la mais confiável: usar pesquisa, apresentar teste, usar endossante. A marca líder não deve utilizar esta estratégia. A mídia ideal para este tipo de propaganda é revista ou jornal, pois o cliente tem um maior controle no processamento de informações. A propaganda comparativa é mais eficiente para produtos cuja decisão de compra é de baixo envolvimento (atrai atenção).

11 Visa comunicar uma promoção de vendas para o público-alvo do produto.
PROPAGANDA COOPERADA Os fabricantes e as redes de lojas varejistas patrocinam, em conjunto, a propaganda de produtos visando gerar tráfego para as lojas varejistas e, simultaneamente, aceleração de vendas. PROPAGANDA PROMOCIONAL Visa comunicar uma promoção de vendas para o público-alvo do produto.

12 MENSAGEM

13 ATITUDES O desenvolvimento da mensagem publicitária tem como objetivo provocar atitudes (avaliações cognitivas e emocionais em relação a algum objetivo). COMPONENTES DA ATITUDE Cognitivo – percepção, compreensão e conhecimento; Afetivo – valorização, gesto e preferência; Comportamental – intenção, experimentação e compra.

14 BENEFÍCIOS Busque sempre desenvolver mensagens que relacionem os atributos físicos do produto a atitude final desejada no consumidor. Evidencie o que interessa: os benefícios. Essa regra só é quebrada nos seguintes casos: Consumo baseado em emoções e sentimentos; Consumo por expressão social.

15 VANTAGENS DA MENSAGEM DE DOIS LADOS
É aquela que antes de dar os benefícios, apresenta os pontos fracos ou vulnerabilidades do produto. Ela é utilizada nos casos em que a audiência discorda do que está sendo comunicado. VANTAGENS DA MENSAGEM DE DOIS LADOS Aumenta a credibilidade do comunicador; Vacina a audiência em caso de contra argumentos. DESVANTAGEM DA MENSAGEM DE DOIS LADOS Pode causar confusão quando utilizado em audiências de baixa instrução.

16 PODER DE DECISÃO O poder de decisão de compra depende da situação e ocasião de compra. Em função disso classifica-se a compra: Alto envolvimento – quando envolve valores financeiros ou emocionais elevados. Baixo envolvimento – quando envolve compra corriqueira ou de baixo valor financeiro.

17 ORDEM DE APRESENTAÇÃO Clímax – os argumentos fortes vêm no final.Ele é extremamente eficiente para produtos que tem como objetivo afetar a atitude. Anti-clímax – os pontos fortes são apresentados no início da mensagem para chamar a atenção e informar rapidamente. Piramidal – os argumentos fortes estão perdidos no meio do texto. Ineficiente.

18 CÓDIGOS VERBAIS O uso correto de palavras e expressões facilita a lembrança da mensagem. Use sempre palavras e frases positivas. Palavras ou conotações negativas ficam no subconsciente das pessoas, podendo gerar uma associação ruim com o produto ou marca anunciada. Use sempre palavras e frases familiares e concretas, pois aumenta a lembrança e facilita a decodificação. Nunca use letras vazadas, pois dificulta a leitura Nunca use exclamações no título. Ele deve chamar a atenção em função da mensagem transmitida. São todos os elementos não explicitamente escritos ou falados na propaganda. Ex.: expressões faciais, gestos, postura, música, foto, cores etc. São mais fáceis de serem lembrados.

19 APELOS Medo: É um apelo que quando usado de modo apropriado ao produto e ao público-alvo, chama atenção e aumenta o envolvimento. Caso muito forte, pode fazer as pessoas evitarem a mensagem. Humor: Deve ser usado quando a audiência já está familiarizada com o produto. Neste caso, atrai atenção e aumenta a persuasão e a credibilidade. Porém, quando mal realizado, atrapalha a compreensão da mensagem. Sexo: Este apelo, mais do que os outros, somente deve ser usado quando for congruente com o produto anunciado. Desse modo, ele provoca lembrança e interesse. Caso contrário distrai, sem provocar lembrança da marca.

20 APELOS Racional: utilização de mensagem racional para impactar o target. Emocional: utilização de mensagem emocional para impactar o target. Afetivo: utilização de mensagem afetiva para impactar o target. Moral: utilização de mensagem moral para impactar o target.

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23 TIPOS DE MÍDIA: Jornal Trata-se de uma mídia seletiva, que informa, analisa e comenta os acontecimentos. Vantagens: credibilidade, seletividade e rapidez. Desvantagens: - Não permite a cobertura de certos segmentos - Não demonstra a ação - Não tem qualidade de imagem - Não permite muitas cores

24 TIPOS DE MÍDIA: Rádio Funciona como memorização da propaganda. É uma mídia de apoio. Vantagens: - Baixo custo Desvantagens: - Baixa cobertura (o custo/mil é alto) - Exige muita repetição

25 TIPOS DE MÍDIA: TV Atinge grande parte da população, quase indiscriminadamente. Vantagens: - Fácil demonstração Desvantagens: - Maior investimento em termos absolutos

26 TIPOS DE MÍDIA: Revista
Mídia seletiva e segmentada Vantagens: Permite cor e segmentação Tem durabilidade Leitor associa ao prazer, o que gera uma atitude mais positiva em relação a leitura da peça publicitária. Desvantagens: Alto investimento Pouca freqüência/resultado lento

27 TIPOS DE MÍDIA: Outdoor
Mídia seletiva e segmentada Vantagens: Provoca grande impacto Permite cor e segmentação Custo de produção razoável Desvantagens: Sensível ao tempo (chuva) e a vandalismos Não permite textos longos

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33 BUSDOOR INTERNO

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35 BACKBUS

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37 SIDEBUS

38 PAINEL DO MOTRISTA

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40 PANFLETAGEM DE BORDO

41 MERCHANDISING DE BORDO

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43 ENCOSTO DE POLTRONA

44 EMPENAS

45 EMPENAS

46 PERIODICIDADE DA PROPAGANDA
O período de uma propaganda depende essencialmente do tipo de produto que se está anunciando. O produto de baixo envolvimento deve ser constantemente veiculado. Assim, fixa a marca e provoca lembrança. O produto de alto envolvimento deve aparecer menos para evitar saturação e popularização do produto.


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