A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

AS PRINCIPAIS COMUNIDADES QUE OCUPARAM O BRASIL NA PRE-HISTORIA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "AS PRINCIPAIS COMUNIDADES QUE OCUPARAM O BRASIL NA PRE-HISTORIA"— Transcrição da apresentação:

1 AS PRINCIPAIS COMUNIDADES QUE OCUPARAM O BRASIL NA PRE-HISTORIA

2 HISTORIAS DAS CIDADES A história das cidades, em geral, remete a período longínquos da Antiguidade, sendo que as primeiras cidades teriam surgido entre quinze a cinco mil anos atrás, dependendo das diversas interpretações sobre o que delimita exatamente um antigo assentamento permanente e uma cidade. As primeiras verdadeiras cidades são por vezes consideradas grandes assentamentos permanentes nos quais os seus habitantes não são mais simplesmente fazendeiros da área que cerca o assentamento, mas passaram a trabalhar em ocupações mais especializadas na cidade, onde o comércio, o

3 estoque da produção agrícola e o poder foram centralizados
estoque da produção agrícola e o poder foram centralizados. Sociedades que vivem em cidades são frequentemente chamadas de civilizações. O ramo da história direcionada ao estudo da natureza histórica das cidades e do processo de urbanização é a história urbana.A criação de assentamentos permanentes foi possível, segundo diversos especialistas em geografia e história urbana, graças ao domínio da agricultura e da domesticação de animais para pecuária, movimento conhecido como revolução neolítica, que ocorreu aproximadamente entre treze e dez mil anos atrás, tendo as primeiras vilas neolíticas surgido há aproximadamente 12 mil anos.

4 A população de algumas delas teria eventualmente passado a crescer em áreas urbanas cada vez maiores. Seja em uma vila neolítica ou em uma metrópole contemporânea, a criação de assentamentos permanentes, e a expansão territorial e populacional destas, necessitariam avanços tecnológicos, organização social e um local adequado para instalação. Todos os três fatores estão firmemente associados entre si.

5 AS PRIMEIRAS COMUNIDADES SÃO?
Na história europeia, os nomes geralmente usados na periodização universal são: Paleolítico (Inferior, Médio e Superior), Mesolítico, Neolítico e Civilização ou Urbanismo (Pré-Clássico, Clássico e Pós- Clássico). Os nomes americanos aproximadamente correspondentes são: I. Período Lítico, que pode ser usado no sentido semelhante ao Paleolítico e dividido em um período Pré-pontas e outro Paleoíndio. II. Período Arcaico (Mesolítico); III. Período Formativo (Neolítico); IV. Período Pós-Cabralino, a partir da presença europeia e o estabelecimento do processo civilizatório (excluídas, no período, as fases pré-clássica e clássica).

6 PRIMEIRO ANO DO ENSINO MEDIO
ALUNOS: KARINA,TAINARA SILVA E LUIZ HENRIQUE PRIMEIRO ANO DO ENSINO MEDIO PROFESSORA:LEANDRA


Carregar ppt "AS PRINCIPAIS COMUNIDADES QUE OCUPARAM O BRASIL NA PRE-HISTORIA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google