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PublicouCíntia da Mota Campos Alterado mais de 8 anos atrás
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CIn-UFPE1 UML Uma linguagem unificada de modelagem Visão Geral
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CIn-UFPE2 Origens e Criadores n OMT-2 (James Rumbaugh) n Booch-94 (Grady Booch) n OOSE (Ivar Jacobson)
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CIn-UFPE3 História e padronização
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CIn-UFPE4 Tradicional e Moderna Classes Relacionamentos ObjetosUse Cases Sistemas de grande porte Componentes ActiveX/COM+ ODBMS CORBA Java Beans Interfaces Sistemas de tempo real Objetos de negócio Design Patterns RDBMS
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CIn-UFPE5 Usos de UML n Visualização n Especificação n Documentação n Comunicação n Construção
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CIn-UFPE6 Elementos essenciais Elementos Estruturais Elementos Comportamentais Elementos de Agrupamento Elementos de Extensão e Anotação
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CIn-UFPE7 Elementos estruturais OBJETO CLASSE NÓ RELACIONAMENTOS Navegabilidade Agregação Dependência Herança Realização Associação Composição COMPONENTE INTERFACE IPessoa
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CIn-UFPE8 Elementos comportamentais Cadastrar cliente USE CASE ESTADOS H MENSAGENS e TRANSIÇÕES ATOR Retorno/controle Mensagem assíncrona Auto-(mensagem/transição) Mensagem/transição
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CIn-UFPE9 Elementos de Agrupamento PACOTES
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CIn-UFPE10 Elementos de Extensão e Anotação {autor=Janjão Lima data =12/10/2004} TAGGED VALUES {frozen} RESTRIÇÃO Esta operação deve ser chamada depois da conexão «importa» ESTEREÓTIPO ANOTAÇÃO Permitem adicionar novas propriedades aos elementos de UML.
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CIn-UFPE11 Conceitos (I) n UML pode ser usado para Mostrar os limites de um sistema e suas principais funções, usando use cases e atores Ilustrar a realização dos use cases, usando os diagramas de interação Representar a estrutura estática de um sistema, usando diagramas de classe
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CIn-UFPE12 Conceitos (II) n UML pode ser usado, também, para Modelar o comportamento de objetos, com diagramas de estados Apresentar a implementação física e a arquitetura de um sistema, com diagramas de componentes e diagramas de implantação Criar extensões, usando estereótipos
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CIn-UFPE13 Atores n Atores são pessoas ou coisas que interagem com o sistema em desenvolvimento > Coordenador
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CIn-UFPE14 Use cases n Um use case é a especificação de seqüências de ações que um sistema, subsistema, ou classe pode realizar, interagindo com um dos atores n Use cases podem incluir seqüências alternativas, ou seqüências excepcionais (de erro) Matricular aluno Solicitar histórico Verificar pré-requisitos
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CIn-UFPE15 Diagramas de Use cases Estudante > Solicitar histórico do curso atual Solicitar histórico de todos os cursos Solicitar histórico > Verificar dependências Matricular aluno > Sistema de controle de pre-requisitos
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CIn-UFPE16 Diagramas de classes n Os diagramas de classes são os principais diagramas estruturais de UML n Diagramas de classe mostram classes, interfaces e os relacionamentos entre esses elementos n As classes especificam a estrutura e o comportamento dos objetos n Objetos são instâncias de classes
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CIn-UFPE17 Diagrama de Classe +confirmar() +cancelar() -calcularTotal():Currency gerarNovoCodigo: String -codigo: Integer -dataRecebido -total: Currency Pedido #creditoPermitido: Currency #nivelCredibilidade() -nome: String -endereco: String -dataPrimeiraCompra: Date -dataUltimaCompra: Date -totalComprado: Currency Cliente -quantidade: Integer -preco: Currency -emEstoque: Boolean Item de Pedido nomeContato: String telefones[1..10]: String CGC: String FAX[1..3]: String Cliente pessoa-jurídica colocarListaNegra() nome: String CPF: String numCartaoCredito Cliente pessoa-física Empregado Produto * representante de vendas * * IPessoa itens
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CIn-UFPE18 Diagramas de objetos n Os diagramas de objetos mostram uma “fotografia” de um sistema OO em execução n São mostrados os objetos, com os valores de seus atributos e as ligações entre eles n Os diagramas de objetos são úteis para a modelagem de estruturas de dados complexas
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CIn-UFPE19 Diagrama de Objetos -matrícula: String -nome: String Professor -codDisciplina: String -descrição: String -codTurma: String Curso -matrícula: String -nome: String -período: Integer Aluno [0..10] ministra [1..5] * [1..3]
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CIn-UFPE20 Diagramas de Interação n Um diagrama de interação mostra um conjunto de objetos, seus relacionamentos e as mensagens que podem ser enviadas entre eles n Podem ser de dois tipos (isomórficos): Diagramas de seqüência dão ênfase à ordenação das mensagens Diagramas de colaboração enfatizam o relacionamento entre os objetos que trocam mensagens
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CIn-UFPE21 Diagrama de Seqüência
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CIn-UFPE22 Diagrama de Colaboração
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CIn-UFPE23 Diagramas de Estados n Os diagramas de estados são usados para modelar o comportamento de objetos (com comportamento complexo) n Nos diagramas de estados são modelados os estados em que um objeto pode estar e os eventos que fazem o objeto passar de um estado para outro
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CIn-UFPE24 Ocioso Manutenção fazerManutenção Validando SelecionandoProcessando Imprimindo [continuar] [não continuar] H entry / lerCartão exit / ejetarCartão cartãoInserido cancelar Ativo Diagramas de Estados
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CIn-UFPE25 Diagramas de Atividades n Os Diagramas de Atividades mostram o fluxo entre atividades (ações não-atômicas). Ex: fluxos de processos, fluxos de eventos, detalhamento de operações. n São um caso especial dos Diagramas de Estados, com a maioria das transições resultantes do término das atividades n São semelhantes aos antigos fluxogramas n São muito usados para modelar atividades concorrentes
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CIn-UFPE26 Diagrama de Atividades
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CIn-UFPE27 Diagramas de Componentes n Diagramas de componentes são usados para modelar o aspecto físico de um sistema n São mostrados componentes e os relacionamentos entre eles n Exemplos de componentes são documentos, executáveis, e tabelas de bancos de dados
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CIn-UFPE28 Diagrama de Componentes
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CIn-UFPE29 Diagramas de Implantação n Os diagramas de implantação são usados para modelar o ambiente em que o sistema será executado n São compostos por nós e relacionamentos de comunicação n Um nó pode ser, por exemplo, um computador, uma rede, um disco rígido, um sensor, etc.
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CIn-UFPE30 Diagrama de Implantação
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CIn-UFPE31 Bibliografia Recomendada n The Unified Modelling Language User Guide (Grady Booch) n The Unified Modelling Language Reference Manual (James Rumbaugh) n The Unified Software Development Process (Ivar Jacobson) n UML Distilled (Martin Fowler)
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