A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Alunorte A Alunorte é uma refinaria que produz alumina, principal insumo para a produção do alumínio. Trata-se de uma etapa intermediária na cadeia produtiva.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Alunorte A Alunorte é uma refinaria que produz alumina, principal insumo para a produção do alumínio. Trata-se de uma etapa intermediária na cadeia produtiva."— Transcrição da apresentação:

1

2 Alunorte A Alunorte é uma refinaria que produz alumina, principal insumo para a produção do alumínio. Trata-se de uma etapa intermediária na cadeia produtiva do alumínio, um dos principais bens de consumo no mundo.

3 Alunorte A Alumina é produzida a partir da bauxita, pelo processo Bayer. As principais etapas desse processo são: moagem, digestão (extração com soda cáustica), separação e filtração de resíduos sólidos, precipitação e calcinação, obtendo-se então a alumina calcinada.

4 Alunorte cresce Em 2006, a refinaria conclui sua Expansão 2, que eleva a capacidade produtiva dos atuais 2,5 para 4,4 milhões de toneladas de alumina por ano. O investimento foi de R$ 2 bilhões

5 Alunorte cresce Com a Expansão 2, cerca de 80% da produção será exportada para os mercados europeu, americano e asiático. O restante continuará abastecendo a Albras, vizinha à Alunorte em Barcarena, e a Valesul, no Rio de Janeiro.

6 Alunorte cresce A empresa tem como acionistas a Companhia Vale do Rio Doce, a Norsk Hydro (Noruega), a Companhia Brasileira de Alumínio (CBA), NAAC, JAIC, Mitsui e Mitsubishi (Japão).

7 Acionistas

8 Trajetória

9 1995 – A Alunorte entra em operação, com bauxita fornecida pela Mineração Rio do Norte, localizada em Oriximiná - PA. A capacidade nominal inicial era de 1,1 milhão de toneladas por ano.

10 1997 a 2000 – Devido a melhorias operacionais, a Alunorte atinge uma capacidade de produção de 1,6 milhão de toneladas por ano.

11 2003 – Concluída a Expansão 1, iniciada em 2000
2003 – Concluída a Expansão 1, iniciada em A capacidade de produzir alumina aumenta para 2,4 milhões de toneladas por ano. Aprovado pelo conselho de acionistas a Expansão 2.

12 2006 – A Alunorte passa a ser a maior refinaria de alumina do mundo: a Expansão 2, que reuniu mais de sete mil contratados no pico da obra, eleva a capacidade para 4,4 milhões de toneladas anuais. Na operação, são gerados 860 novos empregos diretos, sendo 410 empregados próprios e 450 contratados, totalizando 2350 empregados.

13 2007 – As novas linhas de produção passarão a receber bauxita extraída da mina de Paragominas – PA, que será transportada através de um mineroduto de 244 quilômetros até a Alunorte.

14 2008 – Prevista a conclusão da Expansão 3, com um investimento de RS$ 2,2 bilhões, que vai elevar a produção de alumina para 6,26 milhões de toneladas por ano, e gerar cerca de 800 novos empregos na operação da fábrica.

15 Cresce a segurança A Alunorte tem realizado vários investimentos para ter os melhores sistemas de gestão e controles, voltados a garantir a segurança e a saúde das pessoas e preservar o meio ambiente.

16 Cresce a segurança Principais destaques em Segurança, Saúde e Meio Ambiente: A nova estação de tratamento de efluentes líquidos, inaugurada no início de 2005. Certificação nas normas internacionais ISO-9001 (Qualidade), ISO (Meio Ambiente) e OHSAS (Segurança do Trabalho). Cinturão verde de hectares. Monitoramento contínuo de ar, água e rejeitos.

17 Cresce a presença social
Desde 2000, o Projeto Barcarena do Futuro fornece assessoria técnica, máquinas e insumos para agricultores da região. Investimento de R$ 2 milhões que beneficia 600 famílias.

18 Cresce a presença social
Resultados do projeto Barcarena do Futuro: criação de cooperativa para comercializar a produção. Um dos projetos, a Plasticultura - técnica de cultivo em estufas, conquistou o Prêmio Finep 2005 em Inovação Social – Categoria Regional.

19 Cresce a presença social
Mais de 15 mil alunos participam em seis anos de projeto “Bola pra Frente, Educação pra Gente”, que usa o esporte como instrumento de educação. São 22 escolas públicas parceiras.

20 Cresce a presença social
O time de futebol Alunorte Rain Forest, formado por estudantes da rede pública de ensino, todos os anos é renovado e viaja para a Noruega, na disputa da Norway Cup, o maior torneio infanto-juvenil do mundo.

21


Carregar ppt "Alunorte A Alunorte é uma refinaria que produz alumina, principal insumo para a produção do alumínio. Trata-se de uma etapa intermediária na cadeia produtiva."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google