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GESTÃO DE PESSOAS Prof. Itair Pereira da Silva itair.silva@uol.com.br.

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1 GESTÃO DE PESSOAS Prof. Itair Pereira da Silva

2 RELACIONAMENTO INTERPESSOAL

3 O homem é um ser social!!! Nenhum homem é uma ilha.
O homem vem ao mundo portando inúmeras necessidades que precisam ser satisfeitas. As necessidades comuns reúnem os seres humanos e suas atividades produzem a satisfação dessas necessidades. Uma vez satisfeitas as necessidades iniciais outras se criam dentro do contexto das relações.

4 Todo indivíduo passa a maior parte do tempo de sua vida convivendo e interagindo com distintos grupos. O primeiro grupo natural é a família. Os grupamentos vão se renovando na vida adulta, com a constituição de novas famílias, grupos associativos, profissionais, esportivos, sociais, etc.

5 Estamos sempre interagindo e comunicando algo, seja por meio de palavras, gestos, postura corporal, posição e distância em relação aos outros. A interação e a comunicação são inevitáveis porque, mesmo na ausência delas, estamos dizendo algo...o mundo é interação: cada atitude, cada comportamento, personalidade e hábitos. Fela Moscovici.

6 PERCEPÇÃO

7 A percepção se compõe das atividades cognitivas:
Atenção Memória Consciência Forma de processar a informação Linguagem

8 FATORES QUE INFLUENCIAM A PERCEPÇÃO
SITUAÇÃO Momento Ambiente de trabalho Ambiente social OBSERVADOR Atitudes Motivações Interesses Experiência Expectativas PERCEPÇÃO ALVO Novidade Movimento Sons Tamanho Cenário Proximidade

9 Não existe certo ou errado.
Percepção Percepção É. Não existe certo ou errado.

10 “Duas pessoas podem ver a mesma coisa, discordar e ter razão, simultaneamente. Isto não é lógico, é psicológico”.

11 Não existe a realidade, existe apenas a realidade que se percebe.
Tom Peter

12

13 Vemos as coisas não como elas são, mas como nós somos.
KANT

14 Grupo é...                                                                                         A união de dois ou mais indivíduos interdependentes em ação interativa para a obtenção de um objetivo comum.

15 Um grupo não é um mero somatório de indivíduos; ele se constitui como nova entidade, com leis e mecanismos próprios e específicos. O grupo é uma unidade que se comporta com uma totalidade. Tão importante quanto o fato de ele se organizar a serviço de seus membros, é também a recíproca disso.

16 É indispensável preservar as identidades específicas de cada um dos indivíduos do grupo.
Em todo grupo coexistem duas forças contraditórias permanente em jogo: uma tendente à sua coesão, e a outra, à sua desintegração. Embora os objetivos do grupo sejam comuns as pessoas que o formam são diferentes. Personalidades diferentes determinam comportamentos e atitudes diferentes frente a mesma situação. Para compreender o grupo é preciso analisar tanto os seus integrantes (a parte) quanto o seu funcionamento (o todo).

17 PERSONALIDADE EXPERIÊNCIAS O indivíduo traz para o grupo... PRECONCEITOS VALORES E CRENÇAS

18 O sucesso do grupo depende diretamente das atitudes e comportamentos dos indivíduos que o compõem.
Quanto maior a interação entre os integrantes melhores serão os resultados. Coesão grupal = Força grupal

19 A e eficiência do grupo relaciona-se positivamente com o comprometimento dos membros, boa comunicação e relações solidárias (LEWIN, 1933; MAILHIOT, 1977).

20 GRUPOS E EQUIPES DE TRABALHO

21 Para a maioria dos autores, grupos e equipes não são a mesma coisa
Para a maioria dos autores, grupos e equipes não são a mesma coisa. Segundo Moscovici, toda equipe é um grupo, mas nem todo grupo é considerado uma equipe. Um grupo de trabalho é formado por trabalhadores que exercem suas atividades interdependentes.

22 Grupo de trabalho Os membros partilham informações, são eficientes, mas não produzem trabalho coletivo. Os componentes do grupo não vislumbram nenhum motivo para se transformar numa equipe. Ex. reunião de todos os gerentes de uma mesma organização.

23 Dentro de uma organização coexiste uma diversidade de grupos
Dentro de uma organização coexiste uma diversidade de grupos. E podem ser divididos em formais e informais. Os grupos formais são aqueles definidos pela estrutura da organização e podem ser: a) de comando - especificado pelo organograma da empresa, composto por subordinados que dependem diretamente de um supervisor. Instituindo-se uma relação de autoridade; b) de tarefa - composto de empregados que trabalham juntos para completar um projeto ou uma tarefa particular.

24 Os grupos informais surgem em resposta às necessidades de contato social e podem ser:
a) de interesse – as pessoas se unem por objetivos comuns; b) de amizade - se aglutinam por afinidade e compartilhar coisas comuns.

25 Equipe é um tipo de grupo:
Onde os membros são peritos em diversos papeis e funções, Relações são harmônicas e bem definidas Prevalece a lealdade, a confiança e a atração entre todos Os valores e as metas integram o grupo O clima predominante é de solidariedade. Há uma comunicação verdadeira e confiança para assumir riscos. Investe em seu próprio crescimento, Busca resolver os problemas que afetam seu funcionamento.

26 Tipos de Equipes (Segundo Mosocovici)

27 Pseudo-equipe Grupo de pessoas que definem um trabalho a fazer, mas não buscam e nem se preocupam com o desempenho coletivo. As interações entre os participantes inibem o desempenho individual e não produzem nenhum ganho oriundo do esforço coletivo.

28 Equipe potencial Há disposição para produzir algo em conjunto. Seus membros, contudo, precisam de maior entendimento sobre a finalidade, os objetivos e mesmo sobre a tarefa.

29 Equipe Real Há comprometimento dos membros com os resultados, atuação responsável e confiança, direcionados por objetivos e missão comuns.

30 Equipe de elevado desempenho
O grupo possui um objetivo comum, cada membro é responsável por uma tarefa. Como também eles estão comprometidos e envolvidos com o seu sucesso pessoal e os resultados eficazes das atividades como um todo.

31 Time Conjunto de pessoas com habilidades e potencialidades peculiares a serviço de um objetivo comum. Compartilham valores Contam com alto grau de comprometimento, o que as faz responsabilizar-se por mais do que a simples realização de suas tarefas e atribuições.

32 Segundo Krumm (2005), coesão do grupo é à força dos membros de um grupo. Existe a cooperação, comunicação autêntica, compromisso, confiança, lealdade e liderança democrática. Nos grupos coesos, existe uma pressão para a conformidade com as normas bem como são capazes de controlar o comportamento e o desempenho de seus membros.


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