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GEDM, ESTAL, 07/01/2005 Gestão Estratégica de Design Multimédia Gestão Estratégica de Design Multimédia Aula 10, 07/01/2005 > Introdução ao Marketing [2/2]:

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1 GEDM, ESTAL, 07/01/2005 Gestão Estratégica de Design Multimédia Gestão Estratégica de Design Multimédia Aula 10, 07/01/2005 > Introdução ao Marketing [2/2]: > Marketing mix: Product/Price/Place/Promotion > Estratégia de marketing e posicionamento ESTAL, Nuno Correia

2 GEDM, ESTAL, 07/01/2005 As Variáveis do Marketing [1/4] Produto –Componentes de um produto Características funcionais do produto Características de imagem –O mix do produto Marca –Razão social, marca institucional, marca de produto –Marca de produto, marca de gama, marca umbrela e marca caução –Expressão da marca –Qualidades de uma marca Design –A gama Gamas, linhas de produtos e modelos Comprimento, profundidade e largura de uma gama Baixa, média e topo de gama Análise dos produtos de uma gama (volume vendas, BCG,...)

3 GEDM, ESTAL, 07/01/2005 As Variáveis do Marketing [2/4] Preço –Custos e preços Determinação do preço de venda a partir do preço de custo + margem Contribuição marginal e o cálculo do ponto morto Rentabilidade sobre os capitais investidos (ROI) –Procura e os preços Elasticidade da procura face aos preços Consumidores e preços –Os consumidores conhecem mal os preços –A sensibilidade dos consumidores ao preço –Relação qualidade/preço –Preços mágicos e preços arredondados –Determinação dos preços de aceitação –O comprador de bens industriais face aos preços

4 GEDM, ESTAL, 07/01/2005 As Variáveis do Marketing [3/4] Distribuição (Place) –Os circuitos de distribuição Grossita/Retalhista Agente/Importador –Profundidade dos circuitos de distribuição Número de níveis de intermediários –Remuneração da distribuição

5 GEDM, ESTAL, 07/01/2005 As Variáveis do Marketing [4/4] A venda e seus instrumentos (Promotion e vendas): –Força de vendas Importância / atitude Organização: funções/dimensão/estrutura Recrutamento Formação Estatuto / remuneração / motivação / controlo / avaliação –Promoção de vendas Associar a um produto uma vantagem temporária, destinada a facilitar ou estimular a sua utilização, a sua compra e/ou a sua distribuição –Marketing directo Correio directo Telemarketing Venda pela televisão Comércio e marketing electrónico –Merchandising –Publicidade

6 GEDM, ESTAL, 07/01/2005 Estratégia de Marketing e Posicionamento [1/2] 3 perguntas base da estratégia de marketing: –Que clientela alvo visamos? Critérios quantitativos: demográficos, sociológicos e económicos Critérios psicológicos Comportamentos actuais de consumo, de utilização ou de compra –Quais serão as nossas fontes do mercado? Com que outros produtos entrará em concorrência? –Que posicionamento escolhemos? O posicionamento é o conjunto dos traços salientes da imagem que permitem ao público situar o produto no universo de produtos análogos e distingui-lo dos outros. É uma representação (ou percepção) simplificada, redutora, comparativa e distintiva do produto. Se o responsável de marketing não escolhe o posicionamento, o consumidor encarregar-se-á disso

7 GEDM, ESTAL, 07/01/2005 Estratégia de Marketing e Posicionamento [2/2] As qualidades de um bom posicionamento: –Simplicidade –Pertinência –Credibilidade –Originalidade


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