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PublicouThomas Carreiro Alterado mais de 11 anos atrás
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Aula 4 Gap estratégico Segmentação e Posicionamento
A análise do meio transaccional Tristany, F., 2004 "Lições de Marketing - 1º. nível", Lisboa
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Tristany, F., 2004 "Lições de Marketing - 1º. nível", Lisboa
O gap estratégico onde Tristany, F., 2004 "Lições de Marketing - 1º. nível", Lisboa
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Orientações estratégicas
Os modelos BCG ABC CVP Porter AD Litle MacKinsey Tristany, F., 2004 "Lições de Marketing - 1º. nível", Lisboa
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BCG Tristany, F., 2004 "Lições de Marketing - 1º. nível", Lisboa
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AD Litle Emergente Em crescimento Madura Em declínio Avançar investir Posição competitiva cuidado Investimento selectivo Perigo retirar Ciclo de Vida da Indústria (ou do Sector) Tristany, F., 2004 "Lições de Marketing - 1º. nível", Lisboa
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Segmentação e posicionamento A necessidade O processo Os 3 critérios que devem orientar a segmentação Os exemplos Tristany, F., 2004 "Lições de Marketing - 1º. nível", Lisboa
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Segmentação e posicionamento Como proceder à segmentação (geográficos, sócio-demográficos, personalidade O psico-tipos (em 1996): Constrangidos (9%) Adaptados (55%) Transformadores (36%) Tristany, F., 2004 "Lições de Marketing - 1º. nível", Lisboa
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Segmentação e posicionamento Como proceder à segmentação (geográficos, sócio-demográficos, personalidade Grupos sociais Tristany, F., 2004 "Lições de Marketing - 1º. nível", Lisboa
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Segmentação e posicionamento O processo de segmentação: 1. escolher um ou mais critérios de segmentação 2. Análise dos segmentos sob o ponto de vista quali e quanto 3. Em função dos objectivos decidir quais os segmentos a Atingir Helfer (1996) Tristany, F., 2004 "Lições de Marketing - 1º. nível", Lisboa
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Segmentação e posicionamento O processo de segmentação: 1.- def mercado global 2.- determinar necessidades dos consumidores 3.- Formar segmentos possíveis, agregando sempre que possível 4.- procurar as necessidades ocultas 5.- eleger em cada segmento a característica mais importante, que o distingue dos restantes 6.- analisar profundamente os segmentos def em 5.- 7.- ligar cada segmento às características McCarthy (1979) Tristany, F., 2004 "Lições de Marketing - 1º. nível", Lisboa
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A segmentação em si não pode ser considerado um fim em si. A sua finalidade é tornar o Marketing mais eficaz. Existem três critérios que devem orientar a segmentação de um mercado: ser mensurável; ser acessível; representar um acréscimo no volume de vendas que justifique o seu interesse. Tristany, F., 2004 "Lições de Marketing - 1º. nível", Lisboa
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Agora só o posicionamento Confunde-se com segmentação O posicionamento subentende a existência de dois factores essenciais: A natureza O método A natureza é definida pelo espaço que o conceito pretende preencher O método decorre da análise de dados disponíveis: uma base de dados; o tratamento dos dados Tristany, F., 2004 "Lições de Marketing - 1º. nível", Lisboa
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Porque aqui Não Há ninguém Interessado ? Porquê ? Tristany, F., 2004 "Lições de Marketing - 1º. nível", Lisboa
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Actua onde é preciso Menta Microgrânulos Tristany, F., 2004 "Lições de Marketing - 1º. nível", Lisboa
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€ 2 € 20 Tristany, F., 2004 "Lições de Marketing - 1º. nível", Lisboa
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Qual deles devo Comprar ? Tristany, F., 2004 "Lições de Marketing - 1º. nível", Lisboa
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Tyboult et all (1999) [1], defendem que para se obter um posicionamento bem sucedido requer o desempenho bem sucedido de quatro funções: cuidadosa definição daquilo que é a marca; clara e expressiva diferenciação de produtos semelhantes; desenvolvimento perspicaz da associação da marca aos objectivos do consumidor ao longo do tempo; defesa disciplinada da posição à medida que os concorrentes reagem e que os gostos dos consumidores se alteram. [1] Alice M. Tybout e Brian Sternthal são docentes de Marketing da J.L. Kellogg Graduate School of Management, Northwestern University Tristany, F., 2004 "Lições de Marketing - 1º. nível", Lisboa
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A empresa, o meio transaccional e o contexto Meio transaccional Empresa contexto Tristany, F., 2004 "Lições de Marketing - 1º. nível", Lisboa
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A análise do meio transaccional
Os concorrentes Stapleton (1989): comportamento financeiro, diferencial preços/quota de mercado, distribuição geográfica das vendas, análise do mercado, penetração nos pontos de venda, dimensão dos pontos de venda, nível dos preços Outros (não focados por este autor): “share of voice”, imagem de marca de corporação, investimentos em marketing, perfil e importância da equipa de vendas, estilo de gestão e ligações a grupos económicos A legislação Política de produtos, política de marcas, política de vendas, de embalagem, de comunicação, protecção dos clientes. O mercado-alvo Conjunto de indivíduos ou empresas (instituições) com possibilidades de usar (consumir/utilizar) um determinado produto ou serviço Tristany, F., 2004 "Lições de Marketing - 1º. nível", Lisboa
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Final Tristany, F., 2004 "Lições de Marketing - 1º. nível", Lisboa
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