A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

HANDEBOL – BREVE HISTÓRICO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "HANDEBOL – BREVE HISTÓRICO"— Transcrição da apresentação:

1 HANDEBOL – BREVE HISTÓRICO
Ganhou os moldes atuais em Berlim, capital da Alemanha, durante a I Guerra Mundial; No início, era praticado somente por mulheres; Estreia em Olimpíadas: Berlim, 1936; Em 1930, o esporte já era praticado no Brasil; A Federação Paulista de Handebol, a primeira no país, foi fundada em 1940. CONSIDERAÇÕES SOBRE A FHERJ Provisoriamente sem sede, devido às obras no Maracanã; Possui calendário relativamente bem distribuído, mas prioriza categorias amadoras; Site amador, confuso e desatualizado; Também engloba o Handebol de Praia.

2 EQUIPES FILIADAS (INDOOR E PRAIA)
VASCO DA GAMA FLUMINENSE BOTAFOGO AABB – NITERÓI MAUÁ NOVA IGUAÇU HC UNISUAN HANDEBOL TRÊS RIOS MAGNÓLIA NITERÓI RUGBY

3 Federação de Basquete do Rio de Janeiro
História A Liga Carioca de Basketball foi fundada em Maio de 1933 por representantes de América, Vasco da Gama, Bangu, Tijuca Tênis Clube, Bonsucesso e Fluminense. Seu primeiro presidente foi Gerdal Gonzaga Boscoli. Oito anos mais tarde , em 12/05/1941 já com um número maior de filiados fundou-se a Federação Metropolitana de Basketball. Passaram a fazer parte da federação os seguintes clubes ou agremiações: Botafogo FR, Carioca AC, CR Flamengo, AA Portuguesa, Grajaú TC, Olimpíco Clube, Sampaio AC, SC Mackenzie, São Cristóvão AC e Riachuelo TC. Somente em 31/01/1977 foi fundada a Federação de Basquetebol do Estado do Rio de Janeiro, a FBERJ, como sucessora da Federação Metropolitana e da Federação Fluminense de Basquetebol (que englobava as cidades serranas do norte e do sul fluminenses). Elas se juntaram em virtude da fusão dos antigos Estados da Guanabara e do Rio de Janeiro.

4 Federação de Basquete do Rio de Janeiro
2010 Campeonato Carioca Masculino Adulto Participantes: CD Macaé Sports, CR Flamengo, Iguaçu BC, LB Cabo Frio, Riachuelo TC e Tijuca TC. Início: 10 de setembro 2010 Término: 10 de dezembro de 2010 Torneio Feminino Adulto Participantes: Bandeirantes TC, Celso Lisboa, CR Vasco da Gama/ABVRJ, Mangueira/Petrobras, Mangueira/Petrobras 'B' Início: 17 de setembro de 2010 Término: 27 de outubro de 2010 *Mais informações no site da FBERJ

5 GINÁSTICA – BREVE HISTÓRICO
Existem registros de pessoas praticando a ginástica desde a Grécia Antiga. Mas, somente no século XIX essa prática ganhou regras para que houvesse uma competição entre os praticantes. Anteriormente, o esporte era adotado somente como uma atividade física. PRÁTICA - Atualmente a Ginástica está dividida em 6 modalidades com regras e práticas distintas: Artística, Rítmica, Acrobática, Trampolim Acrobático, Aeróbica e Para Todos (única não competitiva). FIG - criada em É responsável por organizar as competições internacionais, bem como pela elaboração do código de notas utilizado por todos os envolvidos;

6 A FGERJ A Federação de Ginástica do Estado do Rio de Janeiro foi fundada em 1975 e é resultado da absorção, pela Federação Carioca de Ginástica, do Departamento de Ginástica da Federação Fluminense de Desportos por ocasião da Fusão dos Estados da Guanabara e do Rio de Janeiro. PRINCIPAIS CLUBES FILIADOS: A! Body Tech, AABB, Assoc. Educacional Plínio Leite, C.R. Flamengo, C.R. Vasco da Gama, Fluminense F. C., Marina Barra Clube, Tijuca Tênis Clube PONTOS FORTES DO ESPORTE: - Esporte em ascensão, com novos ídolos como Diego e Danielle Hypólito, Daiane dos Santos e Jade Barbosa; - Poucos eventos para as modalidades menos difundidas como Ginástica Aeróbica e Trampolim Acrobático PONTOS FRACOS: Esporte requer uma estrutura de equipamentos que dificulta o aumento de clubes filiados à Federação e, por conseqüência, a difusão do esporte no país.  - Modalidades com mais divulgação na mídia (GRD e Artística) possuem mais campeonatos do que as menos conhecidas e poucas vezes os torneios abrangem mais de uma modalidade, para uma atrair o público e a outra ganhar maior visibilidade

7 VÔLEI – BREVE HISTÓRICO
Um dos esportes mais praticados em todo o mundo, o voleibol, mas conhecido no Brasil como vôlei, foi criado em 9 de fevereiro de 1895 por William George Morgan, nos Estados Unidos. O objetivo era criar um esporte de equipes sem contato físico entre os adversários, de modo a minimizar os riscos de lesões.  Prática - Inicialmente, como a prática era rudimentar, jogava-se com uma câmara de ar da bola de basquetebol e tinha o nome de Mintonette, mas rapidamente ganhou popularidade com o nome de volleyball. Fundação da FIVB , disputa do primeiro campeonato e criação do vôlei de praia Com o crescimento do esporte, foi fundada, em 1947, a FIVB. Dois anos mais tarde, foi realizado o primeiro Campeonato Mundial de Voleibol da modalidade, apenas para homens. Em 1952, o evento foi estendido também ao público feminino. No ano de 1964 o voleibol passou a fazer parte do programa dos Jogos Olímpicos, tendo-se mantido até os dias atuais.

8 A FEVERJ A Federação de Volley-Ball do Estado do Rio de Janeiro foi fundada em 23 de junho de 1976 e é resultado da união entre Federação Metropolitana de Volley- Ball aos afiliados do Departamento de Volley-Ball da Federação Fluminense de Desportos, é filiada a Confederação Brasileira de Volley-Ball. EQUIPES FILIADAS - AABB Rio, América F.C., Niterói V.C., Automóvel Clube Fluminense/Campos, Botafogo F.R., Canto do Rio F.C., Monte Sinai, C.R. Flamengo, C.R. Vasco da Gama, Fluminense F.C., Grajaú T.C., Macaé Sports, Hebraica Rio, P.M. Cordeiro, Tijuca T.C., S.C. Mackenzie, P.M. Petrópolis, P.M. Quissamã. CATEGORIAS: Praia adulto feminino e masculino Praia sub-21, sub-19, sub-17, sub-14 Quadra adulto masculino e feminino Quadra mirim, infantil, infanto, juvenil  Competições: Copa Cidade do Rio Sub-21 de vôlei de praia Campeonato Estadual de vôlei de praia Sub-19 e Sub-17 Copa Cidade do Rio de vôlei de praia adulto Campeonato Estadual (infantil, infanto, juvenil e mirim) Copa Rio (adulto)

9 FEDERAÇÃO AQUÁTICA DO RIO DE JANEIRO – FARJ BREVE HISTÓRICO
Ao final do século XIX, os esportes aquáticos atraiam multidões, tanto em público, como na prática dos mesmos; Em 31/07/1897 foi fundada a União de Regatas Fluminense, como o órgão dirigente dos esportes aquáticos no Estado; Após anos de divergências entre as agremiações houve uma cisão que gerou dois órgãos dirigentes: Liga Carioca de Remo e Federação Aquática do Rio de Janeiro (FARJ); Esta, tem por objetivo difundir os esportes aquáticos no Estado, bem como, promover e dirigir campeonatos.

10 ESPORTES AQUÁTICOS Os esportes aquáticos são praticados em nos mais tradicionais clubes do Rio de Janeiro, como Botafogo, Flamengo, Fluminense, Vasco e Tijuca Tênis; A FARJ engloba a atividade de 5 modalidades esportivas: Natação, Pólo Aquático, Nado Sincronizado, Saltos Ornamentais e Maratona Aquática; Pontos Fortes: Os esportes aquáticos são uma tradição em nosso Estado, sendo praticados por centenas de pessoas, são ainda consideradas atividades físicas que não agridem o corpo do atleta, além dos benefícios físicos e mentais que acarretam; Pontos Fracos: A pouca cobertura da mídia, falta de apoio do Governo e mesmo da iniciativa privada. O calendário completo das atividades e ainda demais questionamentos podem ser encontrados no seguinte endereço:


Carregar ppt "HANDEBOL – BREVE HISTÓRICO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google