Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouMilton de Figueiredo Quintão Alterado mais de 8 anos atrás
1
Programa Nacional do Livro Didático – PNLD 2015/ Ensino Médio
Linguagens Disciplinas: Língua Portuguesa/ Inglês/Espanhol/ Arte
2
Sugestões para o processo de escolha
Qual coleção: Dialoga com o Currículo do Estado de São Paulo e com as proposições apresentadas no material do São Paulo Faz Escola?
3
Oferece textos sobre temas que possibilitem aos alunos maior reflexão sobre o contexto social e regional em que a escola está inserida (Projeto Político-Pedagógico – PPP)?
4
Propõe atividades que estão de acordo com a média do conhecimento prévio dos alunos, tanto de mundo quanto da Língua Estrangeira (LEM)?
5
Traz um conjunto maior de atividades atraentes para os alunos, que possibilite um maior engajamento de todos? Favorece a formação continuada da equipe de professores da escola/turma?
6
Pauta-se em fundamentos teórico- metodológicos que a equipe de professores da escola/turma considere mais adequados ao seu contexto de ensino? Apresenta, em sua organização de conteúdos, maior semelhança com o planejamento da escola/turma (PPP)?
7
Oferece maior foco nos conteúdos que a equipe de professores da escola/turma considere mais relevantes para seu contexto?
8
Propicia uma abordagem dos conteúdos por meio de procedimentos que a equipe de professores da escola/turma considere mais adequados para os seus alunos?
9
Oferece textos (escritos e orais) sobre temas que a equipe de professores da escola/turma considere mais adequados aos interesses dos seus alunos?
10
Obras aprovadas Língua Portuguesa: 10 coleções Inglês: 4 coleções
Espanhol: 2 coleções
11
Língua Estrangeira Moderna
Os livros de Inglês e Espanhol apresentam lacunas para o aluno completar e escrever no próprio livro, sendo doados aos estudantes sem necessidade de devolução no final do ano letivo (material consumível).
12
Quanto aos textos e temáticas:
Reúnem textos representativos das comunidades falantes da língua estrangeira, com temas adequados ao Ensino Médio, oriundos de diferentes esferas e suportes do mundo social e com variedade de gêneros do discurso;
13
Expõem elementos de contextualização social e histórica dos textos selecionados.
14
Quanto à compreensão leitora:
Propõem atividades comprometidas com uma efetiva interação texto- leitor e com o desenvolvimento da reflexão crítica;
15
Exploram estratégias de leitura, tais como localização de informações explícitas e implícitas no texto, levantamento de hipóteses, produção de inferência, compreensão detalhada e global do texto, dentre outras.
16
Quanto à produção escrita:
Promovem atividades que consideram a escrita como processo de interação, com definição de parâmetros comunicativos (quem, para quem, com que objetivos),...
17
...com o entendimento de que a escrita se pauta em convenções relacionadas a contextos e a gêneros de discurso e que está submetida a processo de reescrita do próprio texto.
18
Quanto à compreensão oral:
Promovem a compreensão oral com materiais que incluem produções de linguagem características da oralidade e apresentam atividades que permitem o acesso a diferentes pronúncias e prosódias.
19
Quanto à apresentação dos elementos linguístico-gramaticais:
Propõem a sistematização de conhecimentos linguísticos a partir do estudo de situações contextualizadas de uso da língua (portuguesa ou estrangeira).
20
Quanto à Literatura: Consistência da proposta de trabalho articulado com outros eixos; Articulação entre o texto literário e outras expressões artísticas, priorizando a contextualização;
21
Ênfase na literatura brasileira e presença de obras de autores portugueses, africanos e indígenas;
22
Presença de diálogo entre textos de épocas distintas, inclusive contemporâneos, com características literárias semelhantes; Propostas de atividades que colaboram para a formação do leitor literário.
23
Quanto à Literatura: Foco na fruição estética e na apreciação crítica da produção literária; Atividades que conduzem o aluno a refletir sobre os sentimentos que emanam das obras estudadas; Compreensão do processo histórico da literatura brasileira.
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.