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Saúde do Adolescente Conceito segundo a OMS Adolescência

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Apresentação em tema: "Saúde do Adolescente Conceito segundo a OMS Adolescência"— Transcrição da apresentação:

1 Saúde do Adolescente Conceito segundo a OMS Adolescência
Processo fundamentalmente biológico de vivências orgânicas, no qual são acelerados o desenvolvimento cognitivo e a estruturação da personalidade.

2 Saúde do Adolescente Características do Crescimento e do desenvolvimento do adolescente ECA: 12 a 18 anos OMS: 10 a 19 anos ( pré- adolescência – 10 a 14 anos; adolescência- 15 a 19 anos) Pré - púbere: 10 a 12 anos Também conhecida como um período de transição que tem inicio da puberdade e se estende até o ponto de entrada no mundo adulto Tendências Gerais no Ganho de Peso e Altura durante a Infância Estirão de crescimento puberal Meninas: anos Ganho de peso: Kg Ganho de altura: cm Média; 23,7 Kg Meninos: anos Ganho de peso: Kg Ganho de altura: cm Média: 27,5 cm

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4 Saúde do Adolescente Acompanhameto social do adolescente pela enfermagem Objetivo Contirbuir junto ao adolescente, à família, à sociedade enfim com discussão sobre adolescência, cidadania e usas respectivas participações nas construções da: Promoção, oportunização e participação nos diversos espaços do meio social na implementação de ações que visem trabalhar com adolescentes em seu processo de adolescer.

5 Saúde do Adolescente Tecnologias para o trabalho da enfermagem
Promover práticas educativas e de comunicação em saúde Oferecer apoio social articulando-se a outros setores de políticas públicas e na comunidade Acolhimento do adolescente e de suas necessidades e demandas Acompanhamento físico- emocional Suporte familiar

6 Saúde do Adolescente A família
Pela necessidade em se tornar independente dos pais o adolescente, também submete sua família a sensação de impotência, pois perdem o poder de decisão dos filhos e demonstram inquietação em relação a rebeldia, labilidade de humor, risco de influência dos amigos, pois estes constituem grupos e galeras, algumas vezes desconhecidas pelos pais. A enfermagem pode promover ações através de: Capacitação da equipe de enfermagem para assistir o adolescente e sua família; Articulação de parcerias: ONGs, organizações governamentais, comunidade, escola, igreja, serviços de saúde, associações, promovendo uma rede local em prol da adolescência entre outros. Estabelecimento de uma ação articulada com o PSF Apoio junto ao adolescente frente os problemas com abuso de drogas de pais, amigos ou responsáveis encaminhando- os para grupos de apoio.

7 Saúde do Adolescente Processos educativos utilizados pela enfermagem
Utilizar a mídia promovendo campanhas de divulgação de programas de apoio ao adolescente e a sua família. Capacitar a equipe de enfermagem para desenvolver ações orientadas para a dimensão afetiva através de técnicas de grupo operativo,oficinas, palestras, dramatização etc. Abordando temas como: Família e sua função no contexto atual uso e abuso de álcool Tabagismo uso de droga ilícita Relação com os pais percepção de sua própria saúde Relação com irmãos profissão e perspectiva do futuro Relação com demais familiares (avós, tios, etc) Importância real do dinheiro na felicidade do Infância e adolescência adolescente. Problemas de saúde Doença de pais e demais familiares Auto- imagem Resolução não violenta de conflitos Relação conflituosa na escola Relação com a galera Atividades sexuais (hetero e homo)

8 O adolescente e a escola
A escola é um espaço privilegiado para a capacitação dos adolescentes e jovens porque: Agrega grande parte dos adolescentes e jovens da comunidade; É um espaço de socialização, formação e informações; É na escola onde eles passam a maior parte do seu tempo. Fonte: Ministério da Saúde. Saúde integral de adolescentes e jovem. Orientações para a organização de serviços de saúde. Brasília-DF, 2005.

9 Saúde do Adolescente Objetivos da inserção da enfermagem na escola
Desenvolver compreensão, habilidade, atitudes pessoais e profissionais entre os que atuam no espaço escolar. Estimular a participação de adolescentes nos processos sociais e da escola no sentido de se tornarem co-responsáveis pela própria saúde. Promover a conscientização dos adolescentes e contribuir para a formação de seres humanos autônomos, com capacidade de realizar escolhas e tomar decisões. Envolver as adolescentes no planejamento, desenvolvimento e avaliação das ações encaminhadas na escola e comunidade

10 Objetivos da inserção da enfermagem na escola
Saúde do Adolescente Objetivos da inserção da enfermagem na escola Planejar, desenvolver protocolos e conjuntos de intervenção envolvendo adolescentes, famílias, profissionais de saúde, educação e comunidade em geral. Sensibilizar e capacitar profissionais da área de sáude, educação, lideranças comunitárias e integrantes dos conselhos tutelares para atuarem junto à população adolescente local. Tabalhar junto aos professores e orientadores educacionais questões relativas à adolescência Promover discussões junto aos adolescentes, família e comunidade questões que mais aflingem e afetam a adolescência como, por exemplo: mudanças corporais, racismo e preconceitos, violência urbana e doméstica, uso e abuso de substâncias psicoativas, sexualidade, escolaridade, evasão escolar e trabalho. Valorizar as atividades físicas, artísticas, culturais e esportivas. Capacitar adolescentes que tenham interesse para serem agentes multiplicadores: “promotores juvenis de saúde”.

11 Saúde do Adolescente Exercício 1
Você e seu grupo de graduação de enfermagem terá por objetivo trabalhar uma atividade de promoção de saúde com uma turma da 2a série do ensino médio sobre o tema: sexualidade. A turma foi divida em dois grupos. O primeiro grupo teve a tarefa de relacionar quais foram as principais transformações que o corpo do adolescente sofreu durante a puberdade. Estas serão escritas em tiras de papel e colocadas em balões que serão espalhados pela sala. Cada aluno do segundo grupo deverá escolher um balão e estourá-lo, e de posse da observação encontrada no mesmo, dramatizar e/ ou explicar a importância e o significado dessas modificações. Você e os seus colegas de graduação devem estar atentos pois, serão moderadores, pontuando e explicando todas as observações feitas pelos alunos. A dinâmica deve durar no máximo 20 minutos.

12 Moderadores: 2 alunos de graduação Turma da 2a série do ensino médio :
Saúde do Adolescente Exercício 1 - prática. Moderadores: 2 alunos de graduação Turma da 2a série do ensino médio : Grupo 1: alunos de graduação Grupo 2: alunos de graduação Duração da dinâmica 20 minutos


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