A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Reforma Curricular Congregação Temática - 31 de Julho de 2015.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Reforma Curricular Congregação Temática - 31 de Julho de 2015."— Transcrição da apresentação:

1 Reforma Curricular Congregação Temática - 31 de Julho de 2015.

2 Aspectos Gerais  Desorganização;  Plataforma Online subutilizada;  Falta de comunicação entre os professores;  Prova sem integração com cobrança de detalhes;  Dar a mesma matéria em um curso menor (aulas com mais de 200 slides)  Não cumprimento dos princípios da reforma – Tempo Livre

3 A perspectiva discente  “Para mim, o cerne do problema é ter aulas 8 horas por dia e não aprender com elas. Você chega em casa cansado e quer estudar porque não aprendeu, mas a bibliografia é extensa, o que faz você ficar acordado até tarde. No dia seguinte, não tem como aguentar mais 8 horas. Isso é um ciclo. As aulas boas pagam pelas aulas ruins!”  “Não dá pra ter aulas teóricas de 4 horas com detalhes que só os professores gostam.”

4 A perspectiva discente  “Eles falam que nos deram mais tempo livre, mas usam o tempo de estudos sempre que precisam! As matérias agora também cobram mais e todos justificam que temos tempo de estudo na grade, mas não dá pra fazer tudo no tempo que temos.”  “A integração não aconteceu! As aulas de fundamentos são uma ilha, não tem integração nenhuma. É desesperador”  “Por que eles não nos dão questões orientadoras de estudo pra fazer em casa?”

5 A perspectiva discente  “Não entendo o motivo de alguns professores não aceitarem atestado pra abonar falta ou fazer prova sub. A gente não tem o direito de ficar doente?”  “Eles falam que nós estamos melhor preparados do que as outras turmas, mas a minha sensação é a de que continuo sem saber nada e não sei como aplicar o que aprendi na medicina. Entendo que o curso antes fosse pior, mas não é porque ele é menos pior que deixou de ser ruim.”  “Eles exigem uma postura nossa em sala de aula, mas os próprios professores faltam com ela.”

6 A perspectiva discente  “Isso é o cúmulo! A gente é obrigado a assistir essas aulas ruins!”(Sobre a presença obrigatória em aulas teóricas)  “A reforma curricular é pra gente, mas a gente não participa! […] Não é porque a aula é boa pra eles que ela é boa pra gente!”  “Você reclama para o professor e ele não escuta o que você tá falando. Eles se justificam em tudo.”  “Acho que alguns professores deviam ter uma aula com o Burns pra aprender a fazer um curso bom!”

7 A perspectiva discente  “A discussão integrada de casos é muito boa! É um modelo para as outras disciplinas!”  “A discussão integrada de casos foi uma matéria muito organizada!”  “O Professor Fernando foi extremamente atencioso e sempre discutia com a gente no fim da aula, com o objetivo de melhorar o próprio curso. As aulas dele também eram muito boas!”

8 Winter School 2015  “This is inhumane! Don’t they know we can’t focus after one hour of lecture?”  “Having eight hours of classes everyday is just ridiculous!”  “Why do they give us so much details? They should focus on the main points!”  “I’ve never felt so exhausted in my life”

9 Winter School 2015  “They can’t expect me to study after eight hours of lessons everyday! And they gave us too much material to study!”  “Harvard is far from being the best medical school when it comes to patient care.”

10

11

12

13 Diferenças no currículo  Aulas teóricas de, no máximo, uma hora com intervalos.  Cronograma diário com as diversas tarefas.  Aulas teóricas gravadas e com presença opcional.  Tempo para estudo e para atividades extracurriculares.  Tempo de estudo para as provas.  Material de estudo feito pelo professor, disponibilizado na plataforma online.

14 Conclusão  Aproximar os alunos da turma 103 da reforma curricular.  Rever os princípios da reforma que não estão sendo respeitados.  Reconhecer que foram feitos esforços no sentido de melhorar o curso, mas que muitos deles talvez não estejam na direção correta ou deram resultados indesejados.  Melhor uso da plataforma online e melhor direcionamento de estudos.  Sugestão: não obrigatoriedade de participação nas aulas teóricas, assim como disponibilizar a gravação na plataforma.


Carregar ppt "Reforma Curricular Congregação Temática - 31 de Julho de 2015."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google