A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Mestrado em Administração - Disciplina Análise Multivariada de Dados - Prof. Dr. Felipe Zambaldi 1 ANÁLISE MULTIVARIADA DE DADOS PROFº DR. FELIPE ZAMBALDI.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Mestrado em Administração - Disciplina Análise Multivariada de Dados - Prof. Dr. Felipe Zambaldi 1 ANÁLISE MULTIVARIADA DE DADOS PROFº DR. FELIPE ZAMBALDI."— Transcrição da apresentação:

1 Mestrado em Administração - Disciplina Análise Multivariada de Dados - Prof. Dr. Felipe Zambaldi 1 ANÁLISE MULTIVARIADA DE DADOS PROFº DR. FELIPE ZAMBALDI RAM – REVISTA DE ADMINISTRAÇÃO DO MACKENZIE Integrantes do Grupo: Alexandre Belico, Anselmo Buttner e Osmar Saito

2 Mestrado em Administração - Disciplina Análise Multivariada de Dados - Prof. Dr. Felipe Zambaldi RAM – Revista de Administração do Mackenzie (artigos de 2008 até edição maio/junho) Total de 21 artigos 11 artigos com metodologia quantitativa 10 artigos com metodologia qualitativa Artigos com metodologia quantitativa 4 Análise Fatorial 4 ANOVA 1 Regressão Múltipla 1 Estatística não paramétrica 1 Método da Máxima Verossimilhança

3 Mestrado em Administração - Disciplina Análise Multivariada de Dados - Prof. Dr. Felipe Zambaldi Artigos estudados: Análise do contraste da penalidade e da recompensa (PRC) : Identificando oportunidades de melhoria em um serviço (regressão linear múltipla) Influência da cultura, dos valores humanos e do significado do produto na predição de consumo: síntese de dois estudos multiculturais na Austrália e no Brasil (ANOVA) Teoria funcionalista dos valores humanos: Aplicações para organizações (regressão linear múltipla) O conhecimento do consumidor sobre preços: Um exame de produtos de oito categorias de bens duráveis (regressão linear múltipla)

4 Mestrado em Administração - Disciplina Análise Multivariada de Dados - Prof. Dr. Felipe Zambaldi 4 ANÁLISE MULTIVARIADA DE DADOS PROFº DR. FELIPE ZAMBALDI RAM – REVISTA DE ADMINISTRAÇÃO DO MACKENZIE O CONHECIMENTO DO CONSUMIDOR SOBRE PREÇOS: UM EXAME DE PRODUTOS DE OITO CATEGORIAS DE BENS DURÁVEIS RAM - Volume 9, n. 2, 2008, P. 82-103 SILVA, Marco Antonio; URDAN, André Torres Integrantes do Grupo: Alexandre Belico, Anselmo Buttner e Osmar Saito

5 Mestrado em Administração - Disciplina Análise Multivariada de Dados - Prof. Dr. Felipe Zambaldi 1.OBJETIVO O objetivo do artigo é descrever o conhecimento do consumidor sobre preços de produtos de distintas categoriais de bens duráveis e avaliar os fatores envolvimento com o produto, exposição à propaganda e o uso da relação preço-qualidade como seus potenciais determinantes. 2. PRESSUPOSTOS TEÓRICOS A falta de compreensão científica sobre o conhecimento do consumidor acerca do preço de bens duráveis e fatores que o determinam tem preocupado pesquisadores; A maior parte dos consumidores não é capaz de estimar os preços de produtos adequadamente (Estelami e Lehmann, 2001); O conhecimento do consumidor sobre preço poderia variar entre categorias de produto conforme o envolvimento com a categoria, a propaganda e o uso da relação preço-qualidade (Estelami; De Maeyer, 2004); A profundidade do processamento e a resposta cognitiva a um estímulo de preço tendem a ser maiores para produtos de maior importância percebida (Petty; Cacioppo; Schumann, 1983).

6 Mestrado em Administração - Disciplina Análise Multivariada de Dados - Prof. Dr. Felipe Zambaldi 6 3. METODOLOGIA DE PESQUISA Análise QUANTITATIVA por meio de testes de Análises de Regressão Múltipla. 3.1 Amostragem Consumidores da cidade de São Paulo com 18 ou mais anos de idade; Amostra de 200 elementos obtida por conveniência em pontos de fluxo de comércio; Os produtos foram selecionados aleatoriamente entre os bens duráveis anunciados e comercializados pelas empresas Casas Bahia, Lojas Cem, Casas Pernambucanas e Ponto Frio;

7 Mestrado em Administração - Disciplina Análise Multivariada de Dados - Prof. Dr. Felipe Zambaldi 7 3. TRATAMENTO DOS DADOS Conhecimento de preço do consumidor medido comparando-se o preço real e o preço estimado pelo respondente, com um desvio absoluto percentual (DAP); Desvio absoluto percentual DAP admitido dentro de mais ou menos 10% e 25%; 4. RESULTADOS 200 respondentes para 8 produtos perfazendo 1.600 respostas 188 respostas dentro do desvio de 10% (11,7%) 526 respostas dentro do desvio de 25% (32,8%)

8 Mestrado em Administração - Disciplina Análise Multivariada de Dados - Prof. Dr. Felipe Zambaldi 8 4. RESULTADOS Dois testes de qui-quadrado foram realizados, com nível de significância de 5%. No primeiro, tomando-se desvio de 10%, rejeita-se a hipótese de que o conhecimento do consumidor sobre preços não associado a categoria de produto (R 2 =18,0,p=0,012) No segundo, tomando-se desvio de 25%, rejeita-se a mesma hipótese (R 2 =47,0;p=0,000). A força da associação é pequena para o desvio de 10% (C=0,29) e moderada para o desvio de 25% (C=0,44); A existência de relação linear entre o conhecimento sobre preços (variável dependen- te) e envolvimento com a categoria do produto, exposição à propaganda e uso da relação preço-qualidade (variáveis independentes) foi avaliada para cada produto, num total de 8 regressões. A variável dependente foi o índice de desvio de cada produto. Das 8 regressões, só 2 se mostraram significantes: aquelas dos produtos televisor e refrigerador.

9 Mestrado em Administração - Disciplina Análise Multivariada de Dados - Prof. Dr. Felipe Zambaldi 9

10 10

11 Mestrado em Administração - Disciplina Análise Multivariada de Dados - Prof. Dr. Felipe Zambaldi 11 Na tabela 5 mostra que o modelo de regressão para o refrigerador é significante (F=3,973,p<0,05), porém explica muito pouco da variável dependente. O coeficiente de determinação limitou-se a 5,7%. Na tabela 6 com os coeficientes beta padronizados, o Ind_Envolv_Refrig tem relação negativa com o Ind_Desv_Refr (-0,205, p<0,05), ao passo que o Ind_Exp_Prop apresenta relação positiva (0,184, p<0,05)

12 Mestrado em Administração - Disciplina Análise Multivariada de Dados - Prof. Dr. Felipe Zambaldi 12

13 Mestrado em Administração - Disciplina Análise Multivariada de Dados - Prof. Dr. Felipe Zambaldi 13 5. CONCLUSÕES E LIMITAÇÕES O conhecimento do consumidor sobre preços, nos 8 produtos avaliados, despontou como bom apenas em 12% e 33% (considerando-se desvios de 10% e 25%); Confirmando num contexto brasileiro, achados de estudos estrangeiros: a maior parte dos consumidores NÃO é CAPAZ de estimar preços com precisão; O produto de uma categoria ou outra mostrou-se com impacto neste conhecimento; O caráter NÃO PROBABILÍSTICO da amostragem, embora predominantemente na pesquisa em marketing, impede a generalização de resultados e exige cautela no aproveitamento das análises estatísticas processadas.


Carregar ppt "Mestrado em Administração - Disciplina Análise Multivariada de Dados - Prof. Dr. Felipe Zambaldi 1 ANÁLISE MULTIVARIADA DE DADOS PROFº DR. FELIPE ZAMBALDI."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google