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Educação e Tecnologia Contatos Site:

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Apresentação em tema: "Educação e Tecnologia Contatos Site:"— Transcrição da apresentação:

1 Educação e Tecnologia Contatos Email: prof.joaofernando@gmail.comprof.joaofernando@gmail.com Site: http://www.joaofernando.tkhttp://www.joaofernando.tk

2 2 Objetivos Descrever as três características fundamentais dos computadores. Descrever as três características fundamentais dos computadores. Descrever pelo menos quatro áreas da sociedade em que se usam computadores. Descrever pelo menos quatro áreas da sociedade em que se usam computadores. Identificar os componentes básicos de um sistema de computador: entrada, processamento, saída e armazenamento. Identificar os componentes básicos de um sistema de computador: entrada, processamento, saída e armazenamento.

3 3 Objetivos Relacionar algumas mídias comuns de entrada, saída e armazenamento. Relacionar algumas mídias comuns de entrada, saída e armazenamento. Estabelecer a distinção entre dados e informação. Estabelecer a distinção entre dados e informação. Descrever a importância das redes de computadores. Descrever a importância das redes de computadores. Explicar a importância da Internet. Explicar a importância da Internet. Explicar as diversas classificações dos computadores. Explicar as diversas classificações dos computadores.

4 4 Forjando uma Sociedade Baseada em Computadores Bases tradicionais da economia: Bases tradicionais da economia:TerraTrabalhoCapital Novo elemento econômico: Novo elemento econômico:Informação

5 5 O Que é Conhecimento de Informática? Consciência ConsciênciaConsciência Conhecimento ConhecimentoConhecimento Interação InteraçãoInteração

6 6 Consciência Tornar-se consciente da importância, versatilidade e difusão dos computadores em nossa sociedade. Tornar-se consciente da importância, versatilidade e difusão dos computadores em nossa sociedade. Voltar

7 7 Conhecimento Aprender o que são computadores e como eles funcionam. Aprender o que são computadores e como eles funcionam. Aprender certos jargões técnicos. Aprender certos jargões técnicos. Voltar

8 8 Interação Saber como usar os computadores para algumas aplicações simples. Saber como usar os computadores para algumas aplicações simples. Voltar

9 9 Características Fundamentais Velocidade Velocidade Confiabilidade Confiabilidade Capacidade de armazenamento Capacidade de armazenamento Subprodutos SubprodutosSubprodutos

10 10 Benefícios dos Computadores Produtividade Produtividade - Funcionários usam seus computadores para executar suas tarefas mais rápido e melhor. - Funcionários usam seus computadores para executar suas tarefas mais rápido e melhor. - Muitos processos podem ser controlados mais eficientemente por meio dos computadores. - Muitos processos podem ser controlados mais eficientemente por meio dos computadores. Tomada de decisões Tomada de decisões - Ajuda os tomadores de decisões a identificar fatores financeiros, geográficos e logísticos. - Ajuda os tomadores de decisões a identificar fatores financeiros, geográficos e logísticos. Redução de custos Redução de custos - Ajuda a reduzir os custos de mão-de-obra, energia e papelada. - Ajuda a reduzir os custos de mão-de-obra, energia e papelada. Voltar

11 11 Componentes de um Sistema de Computador Hardware Hardware Equipamento associado ao sistema. Software Software Instruções que dizem o que o computador deve fazer. deve fazer. Pessoas Pessoas Programador de computador: escreve software. Usuário: adquire e usa software. - Freqüentemente chamado de usuário final.

12 12 Hardware: Os Componentes Básicos de um Computador O Que é Um Computador? O Que é Um Computador?O Que é Um Computador?O Que é Um Computador? Quatro componentes principais: Quatro componentes principais: Dispositivos de entrada Processamento Dispositivos de saída Dispositivos de saída Armazenamento

13 13 O Que é um Computador? Uma máquina que pode ser programada para receber dados, processá-los em informação útil e armazená-los. Dados: fatos não processados representando pessoas e eventos. Informação: dados que estão organizados e são significativos e úteis. Voltar

14 14 Entrada: O Que Entra Entrada: são os dados colocados no computador para ser processados. Entrada: são os dados colocados no computador para ser processados. Dispositivos de entrada comuns: Dispositivos de entrada comuns: Teclado Mouse Scanner Voltar

15 15 Teclado O dispositivo de entrada mais comum. Gera sinais elétricos que são convertidos em caracteres. Voltar

16 16 Mouse Move-se sobre uma superfície plana. O movimento da esfera do mouse provoca o movimento correspondente de um ponteiro na tela. na tela. Voltar

17 17 Scanner Lê letras, números e símbolos especiais Caneta óptica, leitora de código de barras – freqüentemente usada em lojas. Scanners de mesa e de folhas soltas escaneiam imagens ou documentos impressos. Voltar

18 18 O Processador e a Memória: Manipulação de Dados Processador ProcessadorProcessador Também chamado de unidade central de processamento (CPU). Memória (armazenamento primário)‏ Memória (armazenamento primário)‏Memória Estreitamente relacionada com o processador, mas distinta dele. Provê armazenamento temporário. Voltar

19 19 Armazenamento Primário Usado para guardar dados temporariamente: Usado para guardar dados temporariamente: Depois que eles são recebidos do dispositivo de entrada e antes de serem processados. Depois que eles são processados e antes de serem liberados para o dispositivo de saída. Armazenamento temporário (volátil): Armazenamento temporário (volátil): Os dados contidos na memória se perdem se a energia cair ou se o programa for fechado. Voltar

20 20 O Processador Centro de atividade do computador Centro de atividade do computador Consiste em circuitos elétricos: Interpreta e executa instruções de programa. Interpreta e executa instruções de programa. Comunica-se com os dispositivos de entrada, saída e armazenamento. Comunica-se com os dispositivos de entrada, saída e armazenamento. Transforma dados, de fato, em informação. Transforma dados, de fato, em informação. Voltar

21 21 Saída: O Que Sai Saída: o resultado produzido pela CPU. Saída: o resultado produzido pela CPU. Formas comuns de saída: texto, números, gráficos e sons. Formas comuns de saída: texto, números, gráficos e sons. Dispositivos comuns de saída: Dispositivos comuns de saída: Tela (monitor): pode exibir texto, números, fotografias e até mesmo vídeo, totalmente em cores. Impressora: produz relatórios impressos conforme as instruções de um programa. Voltar

22 22 Armazenamento Secundário Provê armazenamento em longo prazo: Provê armazenamento em longo prazo: Separado da memória. Mídias comuns: Mídias comuns: Discos magnéticos Discos magnéticos Discos ópticos Discos ópticos Fita magnética Fita magnética Voltar

23 23 Discos Magnéticos As mídias de armazenamento mais comuns: As mídias de armazenamento mais comuns: Disquete: disquete flexível de 3,5” em invólucro plástico. Disco Rígido: mais capacidade de armazenamento e acesso mais rápido do que os disquetes. Voltar

24 24 Discos Ópticos Usam raios laser para ler grandes volumes de dados a baixo custo: Usam raios laser para ler grandes volumes de dados a baixo custo:CD-ROMsDVD-ROMs Voltar

25 25 Fita Magnética Armazena grandes quantidades de dados a baixo custo. Armazena grandes quantidades de dados a baixo custo. Freqüentemente usada para fazer backup do sistema. Freqüentemente usada para fazer backup do sistema. Voltar

26 26 Dispositivos Periféricos Todos os dispositivos de hardware anexados ao computador: Todos os dispositivos de hardware anexados ao computador: Inclui todos os dispositivos de entrada, saída e armazenamento. saída e armazenamento.

27 27 Redes de Computadores Rede: um sistema que usa equipamentos de comunicações para conectar computadores e seus recursos. Ferramentas de rede comuns: Rede Local (LAN)‏ Rede Local (LAN)‏ Modem Correio eletrônico (e-mail)‏ Correio eletrônico (e-mail)‏

28 28 Rede Local Os computadores pessoais de um escritório são interligados a fim de que os usuários possam se comunicar uns com os outros. Os computadores pessoais de um escritório são interligados a fim de que os usuários possam se comunicar uns com os outros. Os usuários podem operar computadores independentemente. Eles podem compartilhar recursos e intercambiar dados. Voltar

29 29 Modem Um dispositivo que permite aos usuários se comunicarem com outros computadores por meio de linhas telefônicas. Um dispositivo que permite aos usuários se comunicarem com outros computadores por meio de linhas telefônicas. Necessário quando não se tem uma conexão digital, como, por exemplo, uma conexão DSL ou de modem a cabo. Voltar

30 30 Correio Eletrônico (e-mail)‏ Envia e recebe mensagens eletronicamente: Envia e recebe mensagens eletronicamente: Pode enviar texto, imagens e links para sites Web. sites Web. Pode anexar arquivos para colaboração. As mensagens são armazenadas na “caixa de entrada” (mailbox) do computador. As mensagens são armazenadas na “caixa de entrada” (mailbox) do computador. Voltar

31 31 A Internet O maior e mais bem desenvolvido sistema de rede. O maior e mais bem desenvolvido sistema de rede. Conecta usuários do mundo inteiro. Não é realmente uma rede, mas, sim, uma coleção de milhares de redes. uma coleção de milhares de redes.

32 32 Conectando-se Para acessar a Internet, é necessário conectar-se a um computador servidor. Para acessar a Internet, é necessário conectar-se a um computador servidor. O servidor recebe, processa e transmite informações. Os computadores usam um padrão para se comunicarem. Os computadores usam um padrão para se comunicarem.padrão É necessário um provedor de serviços da Internet – Internet Service Provider (ISP). É necessário um provedor de serviços da Internet – Internet Service Provider (ISP). Internet Service Provider Internet Service Provider

33 33 Provedores de Serviços (Internet Service Providers)‏ O proprietário de um computador servidor: O proprietário de um computador servidor: Cobra uma taxa de acesso à Internet. A taxa pode garantir acesso ilimitado ou basear-se na utilização do serviço. A taxa pode garantir acesso ilimitado ou basear-se na utilização do serviço. Constitui um meio para o usuário conectar-se ao servidor. Constitui um meio para o usuário conectar-se ao servidor. Uma vez conectado, você pode conectar-se à Internet e a todos os outros computadores servidores. Voltar

34 34 Protocolos de Computador Constitui uma forma-padrão de se comunicar com outros computadores. Constitui uma forma-padrão de se comunicar com outros computadores. Transmission Control Protocol/Internet Protocol (TCP/IP) usados na Internet. Permite a diferentes tipos de computadores compartilharem dados. Voltar

35 35 Navegando na Internet Iniciou-se pelo Departamento de Defesa e suas instituições de pesquisa como um meio de compartilhar informações. Iniciou-se pelo Departamento de Defesa e suas instituições de pesquisa como um meio de compartilhar informações. As informações no começo eram somente texto. Os comandos para navegar eram obscuros. Agora, a Internet tem uma base muito Agora, a Internet tem uma base muito mais visual. mais visual. Use o navegador (browser) para explorar a Internet. browser A World Wide WebA World Wide Web. A World Wide Web

36 36 Navegador (Browser)‏ Software que lhe permite usar um mouse para explorar a Internet. Software que lhe permite usar um mouse para explorar a Internet. Dê um clique no texto da tela e/ou no elemento gráfico para mover-se para diferentes localizações. É o software mais comumente usado para explorar a World Wide Web. World Wide Web. World Wide Web. Voltar

37 37 A World Wide Web Um subconjunto da Internet. Um subconjunto da Internet. De fato, um padrão para exibir e transmitir informações. Site Web: uma localização na Web. Site Web: uma localização na Web. Home page: a página principal de um site Web. Voltar

38 38 Classificação dos computadores Computadores pessoais Computadores pessoais Computadores de rede Computadores de rede Computadores manuais (handheld)‏ Computadores manuais (handheld)‏ Computadores midrange Computadores midrange Mainframes Supercomputadores

39 39 Computadores Pessoais Computadores de mesa: Computadores de mesa: Também conhecidos como PCs, microcomputadores, ou computadores domésticos. Divididos em três categorias: Divididos em três categorias:categorias Computadores de segunda linha (low-end). Computadores pessoais com plena capacidade. Estações de trabalho. Computador de rede: Computador de rede: Unidade central de processamento e memória mínima. Projetado para ser usado em uma rede. Às vezes chamado de cliente magro (thin client)‏ Às vezes chamado de cliente magro (thin client)‏ Voltar

40 40 Categorias de PCs Computadores de segunda linha (low-end)‏ Adequados para usuários domésticos, para processamento de texto, jogos simples e acesso à Internet. Computadores com plena capacidade Bons para acentuado uso de gráficos, programação ou jogos baseados em ação. Estações de trabalho Computadores de primeiríssima linha usados por engenheiros, operadores financeiros e designers gráficos. Voltar

41 41 Computadores Notebook Computadores pequenos e leves. Computadores pequenos e leves. Suas capacidades se comparam às dos computadores de mesa: Suas capacidades se comparam às dos computadores de mesa: Processamento e memória similares. A maioria tem disco rígido e uma unidade de disquete ou CD-ROM. Tipicamente, mais caros do que um computador de mesa equivalente. Tipicamente, mais caros do que um computador de mesa equivalente. Voltar

42 42 Computadores Manuais (Handheld)‏ Assistente Digital Pessoal – Personal Digital Assistant (PDA): Assistente Digital Pessoal – Personal Digital Assistant (PDA): Controla a agenda de compromissos, contatos etc. Aceita entrada por meio de um estilo manual. PC de Bolso (Pocket PC): PC de Bolso (Pocket PC): Oferece as capacidades existentes nos PDAs, além da capacidade de rodar versões reduzidas de software, como, por exemplo, processador de texto e planilhas eletrônicas. Voltar

43 43 Computadores Midrange Computadores multiusuário projetados para suprir as necessidades de organizações de porte médio. Computadores multiusuário projetados para suprir as necessidades de organizações de porte médio. Centenas ou milhares de usuários conectados. Usados para controle de estoques, entrada de pedidos e outras aplicações da companhia como um todo. Voltar

44 44 Mainframes Computadores muito grandes e potentes: Computadores muito grandes e potentes: Capazes de processar bilhões de instruções por segundo. por segundo. Capazes de manipular bilhões de caracteres de dados. Freqüentemente usados para aplicações com muitos usuários: Freqüentemente usados para aplicações com muitos usuários: Sistemas de reservas de passagens aéreas. Grandes estabelecimentos de vendas por encomenda postal. encomenda postal. Servidores de e-mail. Voltar

45 45 Supercomputadores Os computadores mais rápidos e mais poderosos: Capazes de processar trilhões de instruções por segundo. Usados para aplicações muito sofisticadas que requerem gigantescas manipulações de dados: Previsão do tempo. Pesquisa de armamentos. Efeitos especiais para cinema. Voltar

46 46 Sistema de Computador Pessoal


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