Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouAurélia Figueiroa Angelim Alterado mais de 8 anos atrás
1
José Alexandre Ducatti DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR UNORP 2009 DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR UNORP 2009
2
INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO
3
“`CADA SISTEMA DE COMUNICAÇÃO FABRICA SEUS EXCLUÍDOS. NÃO HAVIA ILETRADOS ANTES DA INVENÇÃO DA ESCRITA” Pierre Lévy “`CADA SISTEMA DE COMUNICAÇÃO FABRICA SEUS EXCLUÍDOS. NÃO HAVIA ILETRADOS ANTES DA INVENÇÃO DA ESCRITA” Pierre Lévy
4
Projetos – apresentação e comentários CRONOGRAMA Conceitos de Uso da Informática Teorias sobre Informática na Educação Quando, como e porque utilizar Conceitos de Uso da Informática Teorias sobre Informática na Educação Quando, como e porque utilizar Aplicativos relativos a Educação... WEB 2.0 e Google Docs Páginas dos Professores e o uso de Blogs Pesquisas na Internet - o que cobrar dos alunos Como avaliar Webquest Aplicativos relativos a Educação... WEB 2.0 e Google Docs Páginas dos Professores e o uso de Blogs Pesquisas na Internet - o que cobrar dos alunos Como avaliar Webquest Educação a Distância Projetos Educação a Distância Projetos 27/07 28/07 29/07 30/07
5
Antes de definirmos qual o melhor equipamento ou software a ser utilizado, devemos nos perguntar: o que efetivamente essas tecnologias, corporificadas principalmente no computador, trazem de avanço qualitativamente superior para o processo de ensino-aprendizagem? Antes de definirmos qual o melhor equipamento ou software a ser utilizado, devemos nos perguntar: o que efetivamente essas tecnologias, corporificadas principalmente no computador, trazem de avanço qualitativamente superior para o processo de ensino-aprendizagem?
6
O PROFESSOR CAPACITADO PARA USAR O COMPUTADOR COMO MEIO EDUCACIONAL O PROFESSOR CAPACITADO PARA USAR O COMPUTADOR COMO MEIO EDUCACIONAL O ALUNO COMO COMEÇAR? SEGUNDO VALENTE (UNICAMP) NECESSITAMOS DE QUATRO INGREDIENTES SEGUNDO VALENTE (UNICAMP) NECESSITAMOS DE QUATRO INGREDIENTES O COMPUTADOR O SOFTWARE EDUCATIVO
7
MODALIDADES DE USO DA INFORMÁTICA WORDWORD WORDWORD EXCELEXCEL EXCELEXCEL WINDOWSWINDOWS WINDOWSWINDOWS ENSINO DE COMPUTAÇÃO
8
ENSINO ATRAVÉS DO COMPUTADOR COMPUTADOR COMO MÁQUINA DE ENSINAR TUTORIAIS JOGOS SIMULAÇÃO EXERCÍCIO E PRÁTICA TUTORIAIS JOGOS SIMULAÇÃO EXERCÍCIO E PRÁTICA MODELOMODELO MODELOMODELO INSTRUCIONISTAINSTRUCIONISTA INSTRUCIONISTAINSTRUCIONISTA
9
INFORMATIZAR OS MÉTODOS TRADICIONAIS. LIVRO INFORMATIZADO. INFORMATIZAR OS MÉTODOS TRADICIONAIS. LIVRO INFORMATIZADO. INSTRUCIONISTA
10
ENSINO ATRAVÉS DO COMPUTADOR COMPUTADOR COMO FERRAMENTA MODELOMODELO MODELOMODELO CONSTRUCIONISTACONSTRUCIONISTA CONSTRUCIONISTACONSTRUCIONISTA PROCESSADORES LINGUAGENS DE PROGRAMAÇÃO PROCESSADORES LINGUAGENS DE PROGRAMAÇÃO
11
O COMPUTADOR PODE ENRIQUECER O AMBIENTE DE APRENDIZAGEM ONDE, O ALUNO, INTERAGINDO COM OS OBJETOS DESSE AMBIENTE, TEM CHANCES DE CONSTRUIR O SEU CONHECIMENTO. NESSE CASO, O CONHECIMENTO NÃO É PASSADO PARA O ALUNO. O ALUNO NÃO É MAIS INSTRUÍDO, “ENSINADO”, MAS É O CONSTRUTOR DO SEU PRÓPRIO CONHECIMENTO E CRIADOR DE SUAS PRÓPRIAS IDÉIAS. O COMPUTADOR PODE ENRIQUECER O AMBIENTE DE APRENDIZAGEM ONDE, O ALUNO, INTERAGINDO COM OS OBJETOS DESSE AMBIENTE, TEM CHANCES DE CONSTRUIR O SEU CONHECIMENTO. NESSE CASO, O CONHECIMENTO NÃO É PASSADO PARA O ALUNO. O ALUNO NÃO É MAIS INSTRUÍDO, “ENSINADO”, MAS É O CONSTRUTOR DO SEU PRÓPRIO CONHECIMENTO E CRIADOR DE SUAS PRÓPRIAS IDÉIAS. CONSTRUCIONISTA
12
INTERNET PRODUZ CONHECIMENTOS? COMO CLASSIFICÁ-LA? “MÁQUINA DE ENSINAR” FERRAMENTA “MÁQUINA DE ENSINAR” FERRAMENTA INTERNET
13
PROFESSORES O QUE APRENDER? PROFESSORES O QUE APRENDER? É INCOERENTE COM A REALIDADE DO MUNDO, QUE OS ALUNOS SEJAM LEVADOS A SIMPLESMENTE ABSORVER CONTEÚDOS DE INFORMAÇÃO APRESENTADAS NO DECORRER DE SUA VIDA COMO ESTUDANTE, POIS, ANTES DE TUDO, AS ATIVIDADES PROPOSTAS PELOS PROFESSORES DEVERIAM ESTIMULÁ-LOS A DESENVOLVER HABILIDADES PARA UTILIZAR, RELACIONAR, ANALISAR E AVALIAR TAIS INFORMAÇÕES, LEVANDO-AS PARA FORA DA SALA DE AULA, E RELACIONANDO-AS COM ELEMENTOS COMUNS A ELE. É INCOERENTE COM A REALIDADE DO MUNDO, QUE OS ALUNOS SEJAM LEVADOS A SIMPLESMENTE ABSORVER CONTEÚDOS DE INFORMAÇÃO APRESENTADAS NO DECORRER DE SUA VIDA COMO ESTUDANTE, POIS, ANTES DE TUDO, AS ATIVIDADES PROPOSTAS PELOS PROFESSORES DEVERIAM ESTIMULÁ-LOS A DESENVOLVER HABILIDADES PARA UTILIZAR, RELACIONAR, ANALISAR E AVALIAR TAIS INFORMAÇÕES, LEVANDO-AS PARA FORA DA SALA DE AULA, E RELACIONANDO-AS COM ELEMENTOS COMUNS A ELE.
14
SE VAMOS UTILIZAR O COMPUTADOR, NÃO É O FATO DA MÁQUINA A QUESTÃO, E SIM A MANEIRA COMO ESTA SERÁ UTILIZADA. SE VAMOS UTILIZAR O COMPUTADOR, NÃO É O FATO DA MÁQUINA A QUESTÃO, E SIM A MANEIRA COMO ESTA SERÁ UTILIZADA.
15
Se um dos objetivos do uso do computador no ensino for o de ser um agente transformador, o professor deve ser capacitado para assumir o papel de facilitador da construção do conhecimento pelo aluno e não um mero transmissor de informações.
16
APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA APRENDER A APRENDER INTERDICIPLINARIDADE / MULTIDISCIPLINARIDADE TRANSDISCIPLINARIDADE PROFESSOR MEDIADOR FACILITADOR CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO INTERATIVIDADE APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA APRENDER A APRENDER INTERDICIPLINARIDADE / MULTIDISCIPLINARIDADE TRANSDISCIPLINARIDADE PROFESSOR MEDIADOR FACILITADOR CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO INTERATIVIDADE
17
AS INFORMAÇÕES NÃO CRIAM IDÉIAS; AS IDÉIAS CRIAM INFORMAÇÕES. IDÉIAS SÃO PADRÕES INTEGRATIVOS QUE NÃO DERIVAM DA INFORMAÇÃO, MAS SIM DA EXPERIÊNCIA. THEODORE ROSZACK AS INFORMAÇÕES NÃO CRIAM IDÉIAS; AS IDÉIAS CRIAM INFORMAÇÕES. IDÉIAS SÃO PADRÕES INTEGRATIVOS QUE NÃO DERIVAM DA INFORMAÇÃO, MAS SIM DA EXPERIÊNCIA. THEODORE ROSZACK
18
UNORP José Alexandre Ducatti jducatti@gmail.com
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.