Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
Por quê o computador na educação?
José Armando Valente
2
As novas tecnologias chegaram para revolucionar o processo ensino/aprendizagem.
É preciso desmistificar a visão dos pais e alunos em relação a utilização da sala de aula digital
3
Que benefícios serão conseguidos com a introdução do computador na educação?
Por quê usar o computador na educação? Existe realmente algum benefício auferido ou é uma questão de modismo?
4
A interação do aluno com o computador promove a construção do conhecimento.
Será que o computador não está sendo usado como mais um método educacional como tantos outros já utilizados?
5
Visões da informática em Educação:
Cético Indiferente Otimista
6
VISÃO INDIFERENTE Completo desinteresse e apatia frente aos computadores, esperam para ver o que acontecerá.
7
Visão cética: o receio da substituição do professor pela máquina.
A criança vive no século XXI e os recursos que a escola dispõe são do século XVIII.
8
Rejeição ao desconhecido, medo da mudança.
Formação de crianças desumanas e robóticas, por meio da substituição do contato humano pela frieza da máquina. Rejeição ao desconhecido, medo da mudança.
9
VISÃO OTIMISTA: são os entusiastas que se lançam na utilização das tecnologias sem uso da razão e, por vezes, sofrem com as frustrações. Uso do computador é visto como modismo e copiado de outros lugares sem adaptação e senso crítico.
10
Computador na escola não significa aprender A RESPEITO DE computadores / computação mas sim aprender COM os computadores. O computador é um meio didático que deve ser utilizado para agregar informações, ao despertar a curiosidade e motivar o aluno tornando as aulas mais interessantes.
11
O computador deve ser incorporado à prática pedagógica.
O desenvolvimento do raciocínio lógico e possibilitar a resolução dos problemas
12
PARADIGMAS DO USO DO COMPUTADOR
INSTRUCIONISTA: uso do computador como máquina de ensinar, sem alterar a metodologia tradicional de ensino de forma tutorial.
13
CONTRUCIONISTA: o aprendiz constrói o saber através do fazer, motivado pelo seu interesse.
O aluno começa a pensar sobre suas próprias idéias ao ver o computador como um meio de aprendizado.
14
O computador deve ser visto pelos professores como um novo paradigma que promove a aprendizagem.
O objetivo da introdução do computador na educação não deve ser o modismo ou estar atualizado com relação às inovações tecnológicas.
15
A escola continua formando alunos pouco criativos e escassos na capacidade de pensar.
A capacidade de criar e pensar não se constrói do dia pra noite mas, inicia-se no primeiro dia de vida.
16
Cabe ao professor inovar-se, abrir-se ao novo, adaptar-se e modificar sua visão de mundo tendo o computador como um aliado na sua prática pedagógica, não como um rival e substituto.
17
Felizmente, estamos aqui, tendo esta oportunidade de inovar, buscando a melhor maneira de aplicar o uso dessas tecnologias na educação.
Apresentações semelhantes
© 2025 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.