A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Anos Iniciais do Ensino Fundamental

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Anos Iniciais do Ensino Fundamental"— Transcrição da apresentação:

1 Anos Iniciais do Ensino Fundamental
PNLD – 2016

2 A Resolução CNE/CEB nº 7, de 14 de dezembro de 2010, Fixa Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de 9 (nove) anos, em especial no Art. 30. Os três anos iniciais do Ensino Fundamental devem assegurar:

3 A Alfabetização e o Letramento;
O desenvolvimento das diversas formas de expressão: língua portuguesa, a literatura, a música e demais artes, a educação física, assim como o aprendizado da matemática, da ciência, da história e da geografia;

4 A continuidade da aprendizagem como um ciclo sequencial, garantindo o prosseguimento dos estudos;
Cabe aos professores adotar formas de trabalho que proporcionem maior mobilidade das crianças nas salas de aula…

5 …e as levem a explorar mais intensamente as diversas linguagens artísticas, a começar pela literatura, a utilizar materiais que ofereçam oportunidades de raciocinar, manuseando-os e explorando as suas características e propriedades.

6 Novidades na Escolha O Guia do Processo de Escolha 2016 traz novidades: A inclusão do componente curricular arte; As obras integradas, contendo os componentes curriculares Ciências da Natureza, História e Geografia.

7 Novidades na Escolha Ainda na perspectiva da integração, os livros regionais de História e Geografia compõem agora um volume único e são apresentados no mesmo Guia das Coleções Integradas.

8 A Escolha O processo de escolha deve ser realizado pelo conjunto de professores de cada escola, considerando-se:

9 A preocupação com a formação integral dos alunos, buscando aliar aos conteúdos didáticos elementos para o debate e a reflexão, contribuindo para a formação cidadã dos educandos;

10 Analisar quais obras apresentam as características consideradas importantes para atender ao projeto político- pedagógico da escola e que melhor se adaptam à realidade de seus alunos;

11 Analisar as obras atualmente em uso: isso possibilita uma reflexão sobre o trabalho desenvolvido na escola e considerar um novo material a partir das questões: A seleção de conteúdos é adequada?

12 A sequência em que são apresentados obedece à progressão da aprendizagem planejada por sua escola?
O conjunto de conteúdos, assim como o tratamento didático dado a eles, é adequado para o seu aluno e está de acordo com o currículo? A linguagem é clara e precisa?

13 O texto das explicações é acessível para os alunos?
As atividades se preocupam em ajudar o aluno a entender os textos? O Manual de Orientação do Professor contribuiu o suficiente para um melhor uso do material?

14 Pontos de Atenção Os textos da tradição literária de língua portuguesa são imprescindíveis, especialmente os da literatura brasileira. Os autores devem ser representativos de diferentes tendências, estilos e/ou movimentos.

15 Nos volumes que compõem a coleção de Letramento e Alfabetização, a presença de textos da tradição e da literatura oral é fundamental.

16 É imprescindível a presença de textos pertencentes a esferas socialmente mais significativas de uso da linguagem (como a jornalística, a científica etc.).

17 Entre os textos selecionados, os integrais devem comparecer em quantidade significativa; no caso dos fragmentos, é de fundamental importância que a unidade esteja preservada e que os cortes sejam adequadamente assinalados.

18 As fontes completas de cada texto ou fragmento precisam vir claramente indicadas.
A coleção deve incentivar professores e alunos a buscarem textos e informações fora dos limites do próprio livro didático.

19 É preciso ficar atento se o livro está em consonância com as expectativas de aprendizagem prescritas nas orientações curriculares do Estado de São Paulo.


Carregar ppt "Anos Iniciais do Ensino Fundamental"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google