A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Ética Aula 1/2.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Ética Aula 1/2."— Transcrição da apresentação:

1 Ética Aula 1/2

2 PLATÃO PLATÃO: ÉTICA E SABEDORIA MITO DA CAVERNA SOL = IDEIA DO BEM
VIRTUDE = IDENTIFICA-SE COM A SABEDORIA VÍCIO = IDENTIFICA-SE COM IGNORÂNCIA A VIRTUDE PODE SER APRENDIDA ALCANÇAR O BEM  ESTÁ NA CAPACIDADE DE COMPREENDER O BEM. JUSTIÇA = É A HARMONIA ENTRE AS VIRTUDES.

3 FELICIDADE = FUNÇÃO DO INTELECTO
ARISTÓTELES ARISTÓTELES: O JUSTO MEIO - A FINALIDADE DA EXISTÊNCIA HUMANA É ALCANÇAR UM BEM, O SUMO BEM. - A FELICIDADE (EUDAMONIA), É UM FIM EM SI MESMO. RIQUEZA, HONRA, FAMA ETC NÃO NOS CONDUZEM À FELICIDADE, MAS SIM A CONTEMPLAÇÃO, A INTELIGÊNCIA TEÓRICA. FELICIDADE = FUNÇÃO DO INTELECTO

4 Vício por excesso VIRTUDE Vício por deficiência Intrepidez Covardia
CORAGEM Covardia Libertinagem TEMPERANÇA Insensibilidade Esbanjamento PARCIMÔNIA Avareza Vulgaridade MAGNIFICÊNCIA Mesquinhez Vaidade RESPEITO PRÓPRIO Modéstia Ambição PRUDÊNCIA Conformismo

5 Vício por excesso VIRTUDE Vício por deficiência Irascibilidade
GENTILEZA Indiferença Orgulho VERACIDADE Descrédito próprio Bajulação AGUDEZA DE ESPÍRITO Rusticidade Condescendência AMIZADE Enfado Inveja JUSTA INDIGNAÇÃO Malevolência

6 A VIDA NÃO SE RESUME SÓ AO INTELECTO ELA É AÇÃO.
ARISTÓTELES A VIDA NÃO SE RESUME SÓ AO INTELECTO ELA É AÇÃO. A VIDA CONSISTE EM COMBINAR UM PRINCIPIO RACIONAL COM UM CERTO MODO DE VIDA. , O BEM É A ATIVIDADE EXERCIDA DE ACORDO COM A SUA EXCELÊNCIA OU VIRTUDE.* A VIRTUDE INTELECTUAL É OBTIDA PELA APRENDIZAGEM, A VIRTUDE MORAL RESULTA DA PRÁTICA, DO HÁBITO. * “o bem para o ser humano vem a ser o exercício ativo das faculdades da alma de conformidade com a excelência”. É nisso que reside a felicidade ou eudaimonia.

7 EPICURISMO O prazer é o início e o fim de uma vida feliz. É inato, Não escolhemos qualquer prazer, consideramos muitos sofrimentos preferíveis aos prazeres, se um prazer maior advier. .

8 ESTOICISMO A felicidade consiste na liberdade interior de exercitar a insensibilidade diante da dor e do sofrimento. Como é próprio da natureza humana viver racionalmente, cabe à razão substituir o instinto pela vontade, a fim de alcançar a harmonia de vida e, portanto, a sabedoria.

9 ESTOICISMO Zeno ou Zenão de Cítio
O estoicismo afirma uma ética baseada na procura da paz interior e no autocontrole individual, fora da vida política. Ética estóica é a apatia (apatheia), atitude de entendimento de tudo o que acontece, e o amor ao destino, porque tudo faria parte de um plano superior guiado por uma razão universal. É paz de espírito).

10 Na Moral grega a A virtude resulta do trabalho
reflexivo, da sabedoria e do controle racional dos desejos e paixões.

11 ÉTICA MEDIEVAL - A visão religiosa;
- Critérios do bem e do mal vincularam-se a fé; - Vida após a morte; - Os valores são transcendentes, resultam de Deus; - Identificação do sujeito moral ao ser temente a Deus. - As teorias estóicas foram bem aceitas pelo cristianismo - Abandono da visão mundana; - Surgimento da subjetividade; - Deus como fonte da felicidade.

12 ↔ Ética Moderna razão - filosofia fé - teologia
natureza - ciências naturais Deus -pressupostos teológicos Estado Igreja homem Deus

13 ANTROPOCENTRISMO HOMEM Sensível Racional Corpóreo Político Espiritual
Moral Científico Dotado de vontade Estético Contemplação e ação

14 A Ética de Kant Kant ( ; Fundamentos da metafísica dos costumes 1785; Crítica da ração prática

15 RAZÃO TEÓRICA RAZÃO PRÁTICA EMPÍRICO SER MORAL NÃO LIVRE LIVRE

16 Moralidade como bondade dos atos, ou em que consiste o bom;
O único bom em si mesmo é uma boa vontade; Boa a vontade = puro respeito ao dever = cumprimento do dever ou a sujeição à lei moral; O mandamento ou dever que deve ser cumprido é incondicionado e absoluto O que a boa vontade ordena é universal por sua forma;

17 imperativo categórico
Respeito ao dever / consciência moral / ser racional puro ou pessoa moral / legislador de si mesmo/ Autônomia / Usar o homem como meio é profundamente imoral, porque todos os homens são fins em si mesmos; O Homem como ser ativo, produtor e criador; "Age de maneira que possas querer que o motivo que te levou a agir se torne uma lei universal."

18 imperativo categórico
"Age de maneira que possas querer que o motivo que te levou a agir se torne uma lei universal."

19 Ética contemporânea De Bens: - há um bem supremo fundamental.
* Hedonismo, idealismo e eudemonismo. Empirica: - Experiência e a observação dos fatos. - Comportamento estão implícitos no próprio comportamento. Não se “deve fazer”, mas examina o que “o ser humano normalmente faz”. *Relativismo ético, anarquismo, utilitarismo e ceticismo.

20 Ética contemporânea Formal; Valorativa;
Defende a consciência racional a partir da lei moral. Cfme Kant. - Racional, lógica. Valorativa; - Orientado e pautado por aquilo que é valioso. - A sociedade pauta, compreende, aceita e respeita o que é valioso e isso é determinado pela maioria. - Isso é convenção dos valores, que se expressa nas leis ou nos códigos morais aprovados pela sociedade através do legislativo municipal, estadual e federal.

21 Ética contemporânea Ética teleológica; Ética deontológica;
Dicotomia fato valor; Egoísmo ético: Hedonístas; Egoísmo psicológico.

22 um Sol para todos. FIM Ética contemporânea ÉTICA PROFISSIONAL
A perspectiva profissional é o eixo central das condições de sobrevivência do sistema atual. Profissão é uma atividade pessoal, desenvolvida de maneira estável e honrada, à serviço dos outros, em conformidade com a própria vocação (Aretê) e em atenção à dignidade do ser humano. Ninguém é profissional para si mesmo. Objetivos: A serviço do outro procurar o bem comum ou um Sol para todos. FIM


Carregar ppt "Ética Aula 1/2."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google