A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Telma PREFEITA 13 Desenvolvimento para todos. Apresentação Antes de propormos um debate com os jovens sobre o futuro da cidade (mundo), devemos atentar-nos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Telma PREFEITA 13 Desenvolvimento para todos. Apresentação Antes de propormos um debate com os jovens sobre o futuro da cidade (mundo), devemos atentar-nos."— Transcrição da apresentação:

1 Telma PREFEITA 13 Desenvolvimento para todos

2 Apresentação Antes de propormos um debate com os jovens sobre o futuro da cidade (mundo), devemos atentar-nos primeiro qual o futuro esta reservado para o jovem munícipe, quais as expectativas e oportunidades, para assim, construir um futuro, já que eles são o espelho do futuro.

3 Apresentação Nos próximos slides constam dados de pesquisas realizadas pelo Invest Santos e NESE (NÚCLEO DE PESQUISAS E ESTUDOS SOCIOECONÔMICOS) da UNISANTA. Tais dados são importantes para que possamos focar locais com maior concentração de jovens, quantidade geral a ser atendida e uma análise das relações de emprego e trabalho.

4 Informações básicas POPULAÇÃO* - (Pessoas Residentes)419.400 habitantes Homens residentes 191.912 (45,76%) Mulheres residentes 227.488 (54,24%) ÁREA URBANA - (Pessoas Residentes) 419.086 (99,93%) ÁREA RURAL - (Pessoas Residentes) 314 (0,07%) CENSO DEMOGRAFICO DE 2010 - IBGE - Santos *primeiros resultados IBGE 2010

5 Informações básicas Total (%) 30,62 = 128.459 munícipes Fonte: (www.investsantos.com.br)

6 Informações básicas Total (%) 13,88 = 58.208 munícipes PÚBLICO ALVO PRIORITÁRIO:

7 Informações básicas Fonte: http://www.nese.unisanta.br/download/ped/ped-09-11.pdf NÚCLEO DE PESQUISAS E ESTUDOS SOCIOECONÔMICOS

8 Informações básicas No quadro, a seguir, está demonstrado o cruzamento de escolaridade por faixa etária, permitindo uma análise mais criteriosa dos 33,87% de jovens desempregados.

9 Informações básicas Fonte: http://www.nese.unisanta.br/download/ped/ped-09-11.pdf NÚCLEO DE PESQUISAS E ESTUDOS SOCIOECONÔMICOS

10 Causa e Efeito Após análise de tais informações, constatou-se que os jovens entre 16 e 24 anos estão na faixa etária de maior percentual de desemprego 33,87 (%), lembrando que estes são aqueles considerados economicamente ativos (que podem e querem trabalhar). Aproximadamente 20 % não concluíram o ensino médio.

11 Causa e Efeito Veremos algumas causas apuradas in loco de causas da atual situação e os efeitos ocasionados por estas

12

13

14 Proposta de ações para o município Criação de políticas em parceria com a secretaria de Educação, Trabalho, Cultura, Turismo e Juventude para que possamos oferecer capacitação aos jovens a nível municipal e uma oportunidade de realizarem estágio nas parceiras. Construção de políticas de incentivos fiscais a empresas que derem oportunidade a jovens oriundos de tal programa de capacitação na cidade.

15 Proposta de ações para o município Como podemos analisar os bairros mais próximos da praia tem um índice de Inclusão Social melhor que os demais bairros. Outros como Alemoa o índice de exclusão social é alto. Com isso pretende- Se priorizar regional- mente o atendimen- to nestas áreas, como a Educação.

16 No mapa abaixo podemos ver a precariedade do Ensino na cidade, sendo referência para ações. Proposta de ações para o município

17 Criação de unidades centralizadas de atendimento dos jovens, seguindo a demanda demonstrada nos mapas a diante, com foco na capacitação profissional e atividades culturais (como música, teatro e dança). Tais unidades, visando a maior quantidade de adolescentes e crianças, se instalariam entre Embaré e Aparecida (ambos os bairros concentram a maior população no geral), Rádio Clube, Saboó (atendendo aos moradores da região central).

18 Proposta de ações para o município

19

20

21

22

23 Com estas ações pretende-se: 1. Melhoria dos índices de qualidade de vida; 2. Melhoria na taxa de emprego; 3. Melhoria na educação em geral (desde básica a profissionalizante); 4. Melhoria na economia local (PIB); 5. Gerar oportunidades a todo cidadão.

24 Melhoria na Distribuição de Renda – priorizando os bairros com baixo índice e mantendo a média dos demais

25 Melhoria na Educação – priorizando os bairros mais próximos ao Centro e Z.N., que apresentam piores índices

26 Melhoria na Educação básica (alfabetizado )– já contemplado na criação de três bases do programa (R.C., Ap., Saboó)

27 Conclusão Um governo forte, se constrói através de uma população fortalecida, que tenha seus anseios atendidos. A questão do foco na juventude não se dá apenas a questões de emprego, educação e capacitação, mas do sentimento dos pais de verem o desenvolvimento dos filhos, algo intangível, mas que parte para o campo psicológico sentimental. Sendo tal governante lembrado em outras gerações e tal prática copiada por outras cidades.

28 Conclusão Todas as ações visam colocar Santos no patamar de uma cidade de primeiro mundo, onde todos os moradores terão condições de ocuparem postos de empregos no porto, na indústria do petróleo, comércio e na de serviço (carro chefe da economia municipal). Tais benefícios se estenderão a outras gerações, uma vez que a economia cresce a medida que a população consome mais e tem mais emprego e renda.

29 Obrigado Leonardo Novaes Administrador especialista em Negócios. Professor no Centro Paula Souza nos cursos Técnicos de Administração e Logística. Contato: 13 9136-1195


Carregar ppt "Telma PREFEITA 13 Desenvolvimento para todos. Apresentação Antes de propormos um debate com os jovens sobre o futuro da cidade (mundo), devemos atentar-nos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google