A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Laboratório Multimédia e Educação Ana Sofia Lima.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Laboratório Multimédia e Educação Ana Sofia Lima."— Transcrição da apresentação:

1 Laboratório Multimédia e Educação Ana Sofia Lima

2 Que vantagens podem decorrer do conhecimento e reflexão sobre: A- Pessimismo/Optimismo B- Elitismo/Ensino de massas C- Estratégias tradicionais/Computador D- Memorização/Criatividade E- Palavra/Imagem F- Sala de aula/Outros espaços para as dinâmicas da integração da tecnologia em contexto educativo. Como é que estas dicotomias se relacionam com a sociedade industrial e a sociedade da informação?

3 As vantagens decorrentes do conhecimento e reflexão das dicotomias abordadas para as dinâmicas da integração da tecnologia em contexto educativo são a comparação entre a "escola cinzenta" da era anterior à revolução industrial, onde as temáticas eram abordadas de uma forma esmagadoramente teórica e sem recurso a tecnologia nem a dinâmicas educativas e a escola de hoje onde se verifica absolutamente o invés, as aulas são leccionadas de uma forma dinâmica, explorando os recursos tecnológicos como ferramenta cognitiva e adaptando os mesmos ao tipo de aula que o professor pretende dar e aos objetivos do mesmo. Este método educativo actual tem cada vez mais, vindo a demostrar que capta muito mais a atenção do aluno tendo em vista o seu modo dinâmico e através das aulas com suporte multimédia os estudantes são "captados" pela imagem, pelo vídeo, pelo power-point, etc. como método educacional. Tudo isto revela a importância e o impacto que a multimédia obteve no sistema educativo. Estas dicotomias abordadas relacionam-se com a sociedade industrial e com a sociedade da informação na medida em que a sociedade industrial revolucionou-se com o uso da tecnologia, o que antes demorava "tempos infinitos" e exigia mão de obra humana, nos tempos que vivemos substitui-se por fabrico em serie utilizando a tecnologia, o que permite poupar tempo e recursos. A sociedade da informação foi igualmente melhorada (se é que o podemos dizer desta forma) pois a informação é actual e chega a qualquer parte do mundo num click o que antes era desatualizada, pois quando o jornal diário único em cada região estava ainda a ser impresso já aquelas notícias estavam desatualizadas pois o mundo está em constante mudança e os acontecimentos nunca serão previstos por muito que o tentem... Ainda a nível da sociedade da informação, as dicotomias Palavra/Imagem relacionam-se na medida em que a dinâmica da imagem e da informação via Internet capta o leitor e na medida em que o indivíduo encontra uma infinita informação via Multimédia num único click. Tudo isto faz com que nos tempos de hoje tenhamos uma noção de mundo infinito de informação, a Internet é uma ferramente enorme e pronta a ser explorada. Poderemos ainda falar da facilidade de pesquisa e estatística via Internet para a ajuda á investigação/reportagem utilizada pelos media.

4 No universo das Ciências Sociais e Humanas é possível definir leis que permitam controlar e prever factos e fenómenos, sem se ter em conta as particularidades das pessoas, dos contextos e das situações concretas?

5 As Ciências Sociais e Humanas estudam os aspetos sociais das diversas realidades humanas. Em geral, são postas em contraste com as Ciências Naturais e Exatas, já que essas podem ser avaliadas e quantificadas pelo método científico e na área social os métodos utilizados são outros. As Ciências Sociais baseiam-se em acontecimentos que possuem causas múltiplas que interagem entre si dependendo do contexto e, por fim, produzem um fim único ou específico. Esta característica comprova que não é possível definir leis para se controlar ou prever factos e fenómenos sem ter atenção ao que rodeia, às pessoas, aos contextos e às situações concretas. O facto de trabalhar com pesquisas quantitativas e qualitativas que envolvem números como as Ciências Naturais e Exatas não significa que se possa guiar e criar leis através desses números porque são, quase sempre, subjetivos. A avaliação de um fenómeno social depende de inúmeros fatores como, principalmente, o contexto social e o resultado dessa avaliação vai obter um determinado fim. Mas se esse mesmo fenómeno for analisado e testado noutro contexto, vai obter um outro resultado. Ou seja, esta característica que salienta o contraste entre as Ciências Socias e Humanas das outras Ciências comprova também que apesar de ser possível prever um leque de fins para uma determinada situação, não é possível determinar um fim exato porque tudo muda quando é visto de outra forma. Logo, não se pode definir leis para os factos sociais porque vai existir sempre várias hipóteses como finalidade.


Carregar ppt "Laboratório Multimédia e Educação Ana Sofia Lima."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google