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“EE Dom José de Camargo Barros” Indaiatuba, disciplina de Filosofia – “TRABALHO DE FILOSOFIA DO 4º BIMESTRE DE 2007” Camila (06) Daiane (11) Eduardo (13)

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Apresentação em tema: "“EE Dom José de Camargo Barros” Indaiatuba, disciplina de Filosofia – “TRABALHO DE FILOSOFIA DO 4º BIMESTRE DE 2007” Camila (06) Daiane (11) Eduardo (13)"— Transcrição da apresentação:

1 “EE Dom José de Camargo Barros” Indaiatuba, disciplina de Filosofia – “TRABALHO DE FILOSOFIA DO 4º BIMESTRE DE 2007” Camila (06) Daiane (11) Eduardo (13) Jocimar (17) Keila (19) Jeferson (35) Renata (39)

2 Santo Atanásio de Alexandria: (295-373), considerado santo pela Igreja Ortodoxa e Igreja Católica Católica esta última reverencia-o também como um dos seus trinta e três Doutores da Igreja e ainda um dos mais prolíficos Padres da Igreja Orientais.

3 Foi um dos defensores do ascese ascetismo cristão, tendo inaugurado o gênero literário da hagiografia, com a ''Vida de Santo Antão do Deserto'', escrita primeiramente em grego e logo traduzida para latim, tendo-se difundido com grande rapidez pelo Ocidente do Império Romano.

4 Este gênero baseava-se nas ''Vitæ'' de autores romanos pagãos (''v. g.'', as ''Vidas dos Doze Césares'', de Suetónio); porém, o que Atanásio procura fazer é tornar as ''Vitæ'' um modelo a ser seguido por todo o rebanho cristão, e é nesse sentido que é visto como criador do gênero; o que relata não tem que ser necessariamente verdadeiro, antes deve infundir no crente cristão a vontade de cultivar esse mesmo modelo de vida.

5 Do ponto de vista doutrinal, foi perseguido e exilado devido às acesas discussões que manteve contra partidários do Arianismo; para além disso, defendeu a consubstanciação das três pessoas divinas na Santíssima Trindade, tal como definido pelo Concílio de Niceia, em 325, no Credo Niceno.

6 Toda a obra de Atanásio pode concentrar-se nesta frase sua extractada: “O Verbo de Deus, apiadado da raza humana, compadecido da nosa debilidade, condescendente coa nosa corrupción, non aceptando que a morte dominase sobre nós, para que non perecera o que comezara e para que non fora inútil a obra do Pai, tomou un corpo, un corpo que non é diferente ao noso... O Verbo fíxose home para nos fixéramonos Deus; fíxose visibel polo seu corpo para que teñamos unha idea do Pai invisible; atourou as aldraxes para que teñamos parte na inmortalidade.

7 Atanasio atribuiu tamén cualidades divinas ao Espírito Santo, facendo progresar, xunto con Basilio o Grande a configuración dogmática do misterio da Santa Trindade. Se o Pai é fonte e luz e o Fillo río e resplandor, o home bebe e é alumado polo Espírito” (Carta a Serapión).

8 “O seu relato sobre a vida de Antonio Abadee, supuxo un pulo decisivo do monacato. O seu retrato do monxex exipcio como un home avezado nas loitas contra Satán, admirado pola súa bondade, humildade equilíbrio e ascetismo e como vencedor de todas as tentacións demoníacas: a gloria, o poder, a luxuria, a anguria, a tristura e a desesperación, fixeron del unha das figuras claves do cristianismo popular.”

9 Conclusão Podemos concluir que Atanásio de Alexandria foi muito importante para o desenvolvimento da Igreja Católica. Com suas obras pode levar à várias regiões diferentes o Cristianismo. Traduziu cartas do Grego para o Latim atingindo a Região do Ocidente do Império Romano. Foi um dos trinta Doutores da Igreja, tornando-se assim colaborador de sua história.

10 Referência Site do desenvolvimento do trabalho: www.wikipedia.com.br Imagens: www.google.com.br www.wikipedia.com.br


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