A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ESCOLA MUNICIPAL MÁRCIO ANDRADE GUERRA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ESCOLA MUNICIPAL MÁRCIO ANDRADE GUERRA"— Transcrição da apresentação:

1 ESCOLA MUNICIPAL MÁRCIO ANDRADE GUERRA
PROFESSORES COLABORADORES: IONE P. AMARAL / GEOGRAFIA ROUSE CHRISTIANE / GEOGRAFIA E HISTÓRIA FÁBIO RENER / HISTÓRIA MARLETE / INFORMÁTICA

2 PÚBLICO ALVO: Alunos de Geografia do ensino fundamental a partir da 6º (sexto ano). Pois a partir desta série o aluno encontrará um profissional especialista em geografia, saindo muitas vezes do lúdico aplicado na educação básica e partindo para um aprofundamento dentro do conhecimento geográfico.

3 OBJETIVOS: Que os alunos possam:
-Discutir e se expressar sobre o tema geografia. O que afinal estudaremos, o que é geografia, por que devo estudar geografia? -Conhecer as etapas de pesquisa de um trabalho a médio e longo prazo, tornando o aluno um protagonista do processo de crescimento intelectual, fazendo com que o aluno sinta-se responsável por algo, no caso um projeto que vai envolvê-lo e a seus colegas.

4 OBJETIVOS: - Passar por etapas, que devem ser respeitadas, preservando desta forma a compreensão de cada aluno, buscando desta forma, uma cumplicidade entre os colegas de classe.

5 TURMAS: 9º ANO TEMPO ESTIMADO: 6 AULAS

6 Conteúdos -Construção do dicionário de Geografia do Aluno: Reforçando e buscando a conscientização do aluno, mostrando a este como construir seu próprio livro. -Alfabetização Geográfica: Em que a escola, o professor e o aluno podem ajudar neste processo.

7 Metodologia Temos em vista a atividade iniciada em sala de aula - Como iniciar sua pesquisa: diretrizes para o aluno construir seu próprio Dicionário de Geografia. Posteriormente um trabalho voltado para a pesquisa permanente de conceitos, termos e expressões ligadas a Geografia, tendo com base não apenas a sala de aula e sim, o cotidiano, a vida do aluno. A proposta passa pela esquecida e pouco usual lição de casa, focada no caso, num trabalho de pesquisa permanente e efetivo na qual o envolvimento do aluno possa refletir em frutos consideráveis ao longo de cada ano letivo.

8 RECURSOS DIDÁTICOS -Livros didáticos e para-didáticos, Atlas, revistas, jornais, internet, vídeos, conversa com familiares, etc. Todo material pode e deve ser aproveitado para pesquisa. -Caderno (qualquer tipo), com divisões em ordem alfabética (feitas em sala de aula) para facilitar a pesquisa durante e depois da construção do Dicionário de Geografia do Aluno.

9 . Devem-se valorizar todos os conteúdos (conceituais, procedimentais e atitudinais) desenvolvidos em sala de aula e fora dela de modo que o aluno tenha a oportunidade de mostrar, durante o processo de aprendizagem, as dificuldades, para que elas possam ser superadas. Recorrer somente a uma forma de avaliação não é suficiente para que se conheça o que o aluno aprendeu, como aprendeu e como utiliza o que aprendeu.Avaliar se o aluno sabe trabalhar com os recursos disponiveis.

10 AVALIAÇÃO Através de trabalhos; Avaliação escrita diagnóstica
Atividade avaliativa Pesquisa Trabalhos em grupos

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24


Carregar ppt "ESCOLA MUNICIPAL MÁRCIO ANDRADE GUERRA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google